A performer e yoga-arte-educadora Clarissa Brittes, o Vem Voar Studio (localizado no Centro Histórico de Porto Alegre), está com inscrições abertas para diversas atividades em 2024, incluindo um minicurso gratuito (com certificado) de Yoga Contemporâneo, que ocorre no dia 13 de março, das 18h30min às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone/Whatsapp (51) 9.8146.7899.
Unindo diversos conteúdos que partem do amplo universo filosófico e prático milenar do yoga e atualizam a prática ao nosso tempo-espaço, Minicurso de Yoga Contemporâneo traz para a prática recortes da dança, da educação somática, da arte-educação e da acrobacia aérea e de solo com o objetivo de adaptar a prática a diferentes públicos, atendendo a diferentes necessidades.

A atividade de março é uma excelente oportunidade para quem quer fazer o curso de Formação em Yoga Contemporâneo, que inicia em abril e se estende o ano inteiro. Graduada (pela Ufrgs) e pós-graduada (pela PUC-RS) em Dança, a ministrante Clarissa Brittes realizou sua pesquisa docente e artística, guiada pela prática de yoga, acrobacias e estudos somáticos. Licencianda em Teatro (Ufrgs), ela ainda é formada como professora em diversas modalidades de yoga, em acrobacia chinesa e em técnicas somáticas, além de compartilhar seu conhecimento há mais de 15 anos, ministrando aulas e formando professores no Vem Voar Studio. O local conta com instalações apropriadas em espaço amplo, confortável e silencioso.

“Nosso diferencial é uma visão contemporânea para a técnica do Yoga. Estudamos profundamente as práticas tradicionais e, a partir delas, abraçamos outras ferramentas”, reforça a idealizadora do espaço. “Todas as técnicas repassadas no Yoga Contemporâneo acolhem os mais diversos corpos, com suas devidas adaptações. Ainda que o aluno tenha lesões ou seja iniciante, podemos indicar o que pode ser saudável para ele”, afirma Clarissa. Enquanto performer-criadora, ela se utiliza do universo yogue para compor performances em espaço públicos, foto exposições e videoartes.

No decorrer dos últimos anos, Clarissa Brittes foi integrante-fundadora de coletivos como Bloco da Laje (de carnaval teatralizado) e Möebius (de dança contemporânea) e integrante de grupos de estudos como GED – Grupo Experimental de Dança de POA; DESC – Dança, Educação Somática e Criação, Mímese Cia Dança Coisa e PPPD – Pesquisando a Prática como Pesquisa em Dança. Somado a isso, estudou Direção de Arte em Londres e BMC- Body Mind Centering, em Berlim (DE).
—