Espaço Cultural do Olivas de Gramado recebe exposição da artista visual Graça Craidy

Graça Craidy posa com obra de sua autoria na varanda do Olivas de Gramado. Foto Carlos Souza - Divulgação

 

Novo local de exposição de arte na Serra gaúcha, o Espaço Cultural do Olivas de Gramado escolheu a artista visual Graça Craidy para ser a primeira pintora de fora da região a mostrar seu trabalho na galeria inaugurada em maio passado. A vernissage da exposição “É da minha natureza” será nesta quinta-feira (4/8), às 18h, para convidados e interessados, gratuitamente. O Olivas de Gramado, aberto no final de 2018, é atualmente uma das principais atrações turísticas da cidade.

A mostra é composta de 22 obras sobre temas que, conforme Graça, levam sua arte para perto da natureza e a natureza para perto da sua arte. O Olivas fica em cima de um canyon rodeado de Mata Atlântica, na localidade de Linha Nova, onde o parque abriga uma plantação de 12 mil pés de oliveiras.

Vista do Olivas de Gramado, que fica em cima de um canyon na Linha Nova, em Gramado. Foto Carlos Souza – divulgação

Durante a temporada em cartaz – até 4 de setembro –, a exposição passa a ser uma atração a mais oferecida aos visitantes que acessam o parque mediante pagamento de ingresso. Eles poderão contemplar diversas obras criadas por Graça, como Frida Kahlo cercada de strelitzias, aquarelas de flores – de rosas a ora-pro-nobis -, a menina Lulu e seus brinquedos, animais, como gato, galo, ganso e outros pássaros, além de telas de 2,20m de altura da série “Beijos de Cinema”, inspiradas nos filmes “E o vento levou” e “Assim caminha a humanidade”.

O diretor artístico do Olivas, Daniel Bertolucci, lembra que um dos propósitos do Olivas de Gramado é também incentivar a cultura. “Apreciar diferentes tipos de manifestações artísticas com um visual como o que temos no Olivas deixa a experiência ainda mais transcendental”, destaca ele.

Trabalhos de Graça Craidy na exposição no Olivas de Gramado. Foto Carlos Souza – divulgação

Nascida em Ijuí, em 1951, e radicada em Porto Alegre, Graça, uma artista em evidência no cenário das artes plásticas do Estado, declara-se apaixonada por retratos, flores e pássaros. Em sua trajetória como artista visual já desenhou milhares de rostos, centenas de flores e dezenas de pássaros. Para a exposição no Espaço Cultural Olivas a artista montou uma coleção de obras criadas para tocar o coração de quem as fruir. “Se tocou você, é o que me basta. A arte não serve para mais nada que nos devolver – divinos – a um estado alerta de reencantamento com o mundo”.

A artista já foi publicitária em São Paulo e Porto Alegre, e professora de Processo Criativo na ESPM-Sul. É graduada e mestre em Comunicação e transferiu-se definitivamente para as artes visuais em 2011, quando ingressou no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Artivista, dedica-se fortemente à causa do fim da violência contra a mulher, sua série “Até que a morte nos separe” já foi exposta uma dúzia de vezes, para favorecer o debate e a consciência sobre o tema.

A visitação à mostra “É da minha natureza”, na galeria do Espaço Cultural, no segundo andar da Trattoria do Olivas de Gramado, pode ser feita em todos os dias de funcionamento do parque.

SERVIÇO

Exposição “É da minha natureza”, de Graça Craidy

Onde: Espaço Cultural do Olivas de Gramado – Rua Vereador José Alexandre Benetti. Linha Nova. Gramado

Quando: de 4 de agosto a 4 de setembro de 2022

Funcionamento: Segunda, terça, quinta e sexta, das 10h30 às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Quarta-feira fechado.

Ingresso: a partir de R$ 99,00 (adulto). Desconto 50% para crianças de 12 a 16 anos, idosos e estudantes, até 11 anos isento.

Sitewww.olivasdegramado.com.br

Fone/Whatts: (54) 99610.7626

Instagram: @olivasdegramado

Deixe uma resposta