A 14ª Bienal de Arte do Mercosul irá acontecer entre 27 de março a 01 de junho de 2025. A mostra, que acontece em Porto Alegre e estava planejada para acontecer neste ano, teve o seu calendário reestruturado em decorrência das catástrofes climáticas que atingiram o sul do Brasil.
A próxima edição da Bienal tem como tema “Estalo” e vai se espalhar por diversos espaços na cidade de Porto Alegre, numa proposta de atingir uma quantidade maior e mais diversa de público – investindo numa aproximação da arte tanto com a audiência local quanto global. O conceito curatorial da mostra tem como principal objetivo perceber como diferentes movimentos podem provocar transformações de diversas magnitudes – sejam elas mediadas pelo corpo, pela natureza ou por distintas mídias.
Após os desafios do projeto da 14ª edição, a fundação da Bienal do Mercosul reitera o seu desejo em continuar realizando um trabalho com impacto social conforme apresenta a presidente Carmen Ferrão: “Durante este ano estamos envolvidos em iniciativas para a reconstrução do setor artístico e dos equipamentos – espaços expositivos parceiros. Também mantivemos as equipes que dedicam-se à instituição e a esta edição. Temos certeza que a mostra é parte da reconstrução: trará mais pessoas ao RS e movimentará a capital através da arte e da educação”.
Algumas das iniciativas propostas pela fundação além da mostra principal são os projetos Portas para a Arte – em parceria com galerias da cidade – e Arte no Prato – que envolve e movimenta o setor de gastronomia local. Ambos eventos acontecem no mesmo período da mostra principal da Bienal, que nesta edição tem como curador-chefe Raphael Fonseca. A lista dos artistas participantes e dos espaços expositivos será divulgada em novembro.
Financiamento: PRÓ-CULTURA – Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Realização: Lei Federal de Incentivo à Cultura
Foto: Thiéle Elissa
Equipe 14ª Bienal do Mercosul “Estalo”:
Alexandre Lindenberg (Estúdio Margem, identidade visual), Fernanda Medeiros, curadora assistente, Michele Ziegt, curadoria educativa, Marina Feldens, curadora de Programas Públicos
Tiago Sant´Ana, curador adjunto, Andréa Hygino, curadoria educativa, Raphael Fonseca, curador-chefe, Anna Mattos – curadora de Programas Públicos e Yina Jiménez Suriel, curadora adjunta.
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas de forma gratuita.