Fotógrafa portuguesa Fernanda Carvalho expõe “Fora de Cena” na Galeria Escadaria

Higino Barros

A Galeria Escadaria faz o lançamento oficial nesse sábado, dia sete, da exposição “Fora de Cena” da fotógrafa portuguesa Fernanda Carvalho. A galeria fica no viaduto Otávio Rocha, escadaria Verão, Centro Histórico. Nascida em Lisboa, Fernanda transita pelo teatro, arquitetura e principalmente a fotografia, onde realizou mais de 20 exposições individuais em Portugal e Espanha e participou de outras dezenas de exposições coletivas pela Europa.

Em Porto Alegre participou das exposições de rua, Street Expo Photo, no viaduto Otávio Rocha e da exposição Mosaicografia, no largo Glenio Peres.

Segundo Lidiane Back, que apresenta a mostra e é autora dos textos que acompanham cada fotografia, “a exposição da Fernanda Carvalho nos convida a adentrar num mundo cheio de cor, de fantasia e nos faz passear pelas memórias afetivas. Costumamos dizer que a fotografia é a arte de parar o tempo, mas a Fernanda foi além, subverteu essa ideia e nos faz passear no tempo, não aquele tempo histórico que aprendemos na escola, mas o tempo das emoções, o tempo da arte …

É como se a artista nos perguntasse a cada foto o que estamos deixando transbordar em nós? Como nossos olhos têm enxergado o mundo a nossa volta? A beleza da vida nasce da nossa capacidade de enxergá-la bela e é assim que a Fernanda nos envolve retirando os elementos de sua fotografia do seu lugar comum, tirando-os de cena, e nos convidando a recriar histórias, poesias através do seu olhar … Uma verdadeira pausa no tempo e espaço no meio do caos urbano no centro de uma grande cidade!”

Serviço:

Lançamento Oficial 08.09.2021

Encerramento 31.09. 2021

Galaria Escadaria – viaduto Otávio Rocha, escadaria verão, Centro Histórico Porto Alegre-RS

Curadoria de Marcos Monteiro

Textos expositivos: Lidiane Back.

O curador da Galeria Escadaria, Marcos Monteiro, conversou com o repórter Higino Barros sobre a exposição

Pergunta: Como você conheceu a fotógrafa Fernanda Carvalho? Onde ela nasceu e qual sua idade?
Resposta: Conheci a Fernanda Carvalho após a exposição Mosaicografia realizada no largo Glênio Peres em 2016 através de seus colegas portugueses que expuseram na amostra. Este ano ela completará 69 anos.

Pergunta:  O que caracteriza o trabalho dela? Nesse, a ênfase é em retratos de pessoas e cenas criadas em estúdio. As outras fotos das exposições anteriores que ela participou aqui é a mesma temática?

Resposta: A Fernanda tem forte influência do teatro e sua fotografia
abrange projetos autorais de estúdio e fotografia street, seu olhar é refinado e suas fotos sempre tem uma história a contar, não consigo especificar seu estilo, para mim a fotografia da Fernanda é carregada de signos interpretativos e de uma originalidade impar.

 

Pergunta:  Essa foi a primeira exposição internacional da Galeria Escadaria. Há outras na frente?
Resposta: A galeria nasceu em março deste ano e em seu 5º mês de existência apresenta sua 4ª exposição, que é a “ Fora de Cena” da querida Fernanda Carvalho, isso para mim é uma enorme alegria e satisfação, pois o fato de levar a arte de qualidade para a rua, estabelece um diálogo com pessoas que nunca frequentaram um museu ou galeria, além de aproximar todos a arte acaba formando um novo interesse na vida dessas
pessoas.

Pergunta: Há toda uma preocupação no conteúdo das exposições, já que é um lugar público. Explica isso.
Resposta: Isso é uma questão super delicada, o fato da galeria estar na rua perto de crianças,jovens e o público em geral, faz com que tenhamos cuidados para não criar constrangimentos ou desinformação. A arte não pode ser tolhida, mas tem que ter responsabilidade social.

Pergunta: Como tem sido a reação do público expectador?

Resposta: A reação é a melhor possível, minha
maior recompensa é ver crianças ou pessoas menos favorecidas admirando as obras com encantamento no olhar.

Pergunta:  E como tem sido realizar exposições, em tempos pandêmicos?

Resposta: A Galeria Escadaria não tem vigilância e durantes as 4 exposições não houve sequer uma depredação, nosso povo é muito mais responsável e culto do que imaginamos. Em relação a
pandemia, a Galeria por ser num espaço aberto e sem aglomeração, permite que as pessoas transitem despreocupadas e seguras.

Pergunta:  O que projeta para quando as condições de segurança de saúde estiverem mais consolidadas?
Resposta: Acredito que estamos vivendo uma “nova ordem mundial” nunca será como antes, sempre teremos alguma variante nova, mas acredito que as pessoas vão buscar algo para preencher este espaço vazio que se criou com a pandemia e nessa busca a arte vai predominar.

Deixe uma resposta