Incubadora MEME e Mosaico Territórios da Cultura formam redes entre os espaços de cultura do RS

Espetáculo Violeta Parra. Fotos: Keter Velho/ Divulgação

Os atravessamentos nos projetos do MEME Incubadora Cultural estão proporcionando beleza, entrega e muita emoção. Dois deles, o Incubadora MEME, um projeto de inclusão que consiste em encontros/oficinas com professores do MEME e convidados, e o Mosaico Territórios da Cultura, no qual diversos espaços de resistência cultural, independentes e autogeridos por seus integrantes, atuam em rede buscando o fortalecimento da cultura local, trabalhando nas criações de performances e parcerias, espalhando arte aos quatro ventos e apostando no potencial da arte como agente transformador social.

A primeira incursão do Mosaico Territórios da Cultura foi no Amó – Lugar de bem viver, em Maquiné. Neste espaço tudo está sendo construindo com as mãos de Pascal Berten, Mirella Rabaioli, e apoiadores/amigos que literalmente botaram a mão na massa, levantando paredes, plantando, criando um ambiente sustentável em meio à natureza exuberante de Maquiné. Nos meses seguintes, respeitando os protocolos da COVID 19, outras incursões foram realizadas nos espaços que integram a rede: o Afro-Sul Odomode, a Terreira da Tribo, o Clube de Cultura e o Tablado Andaluz. Em comum, esses espaços tem a longevidade, alguns com mais de 70 anos, outros com mais de 40, 30 ou 20.

As duas próximas atividades serão no próprio MEME, dia 06 de maio, onde Tânia Farias cantará as músicas de Violeta Parra, com a participação de Mário Falcão (apresentação fechada para público, transmitida pelo YouTube do MEME), e dia 18 de maio, celebrando o encontro na Comunidade Kilombola Morada da Paz, em Triunfo, que encerra o projeto em grande estilo. Todos os espaços foram sede de oficinas e/ou apresentações, e os encontros foram gravados, e, posteriormente, transmitido pelas plataformas do MEME.

Já o Incubadora MEME, atua como agente de inclusão social e está realizando oficinas com cinco profissionais, oferecidas a um grupo de dez jovens em situação de vulnerabilidade social vindos da Escola E.M.E.F José Loureiro da Silva, na Cruzeiro do Sul, de Porto Alegre, além de outras dez vagas preenchidas por jovens de outras comunidades parceiras do Meme: a Escola Estadual Julio Brunelli, do bairro Rubem Berta, a E.M.E.F Senador Alberto Pasqualini, na Restinga, o espaço Afro-Sul Odomode e jovens da Comunidade Kilombola Morada da Paz, de Triunfo. As aulas de dança, expressão vocal, teatro, iluminação cênica, figurino, projeto/produção cultural, são ministradas por Paulo Guimarães, Ana Medeiros e Rui Moreira, com a coordenação de Iara Deodoro (Afro-Sul Odomode). A ideia é que com essas trocas, se formem agentes socio-políticos-culturais dentro das comunidades, instrumentalizados para atuar na arte-educação. Desse projeto resultará um documentário que será apresentado ao final do projeto (em data a definir).

Espetáculo Mosaico_Amó. Foto: Mirella_Rabaioli/ Divulgação

A criação dessa rede entre os espaços culturais e os atravessamentos entre os projetos que integram o guarda-chuva de atividades do MEME surgiram da identificação de características comuns a esses espaços, que tanto têm contribuído para o desenvolvimento de sujeitos críticos, por meio de ações coletivas e transformadoras. Em cada um deles a celebração da vida é pulsante em busca de laços capazes de transformar pela arte.

SERVIÇO:

MEME: Incubadora Cultural e Mosaicos Territórios da Cultura

Dia06 de maio no MEME Estação Cultural, às 20h

Show Violeta Parra, com Tânia Farias (com participação de Mário Falcão)

*apresentação fechada para público transmitida pelo YouTube do MEME

Dia 18 de maio, às 20h

Encontro na Comunidade Kilombola Morada da Paz, em Triunfo

*transmissão pelo YouTube do MEME

Acompanhe nas redes:

Facebook – @memeestacao

Instagram – @memeestacao

You Tube –  https://www.youtube.com/memeestacaocultural

MEME Incubadora Cultural é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc / Lei n. 14.017/2020 – edital 09/2020 – SEDAC RS.

Deixe uma resposta