Intervenções teatrais de rua antecipam estreia da peça “E a Tia na Lareira”

A CCMQ é um dos pontos onde haverá intervenção teatral antes da estreia da peça. Foto: Divulgação

 

Personagens teatrais invadem espaços de Porto Alegre e lançam o desafio: #cadêatia. As primeiras intervenções serão realizadas nos dias 13 e 14 de agosto no Parque Germânia e na Redenção.

A arte começa na cidade. Em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, o espetáculo “E a Tia na Lareira” percorre espaços da capital gaúcha antes mesmo de sua estreia. Vindos direto do interior, da fictícia Cipreste Dourado, a tia Felícia e seu marido Norberto desembarcam na rodoviária de Porto Alegre até que a tia se perde. O desafio #cadêatia vai passar por pontos turísticos da cidade, com esquetes cheias de humor, começando pelo Parque Germânia, no sábado, 13 de agosto, e na Redenção, no domingo, 14 de agosto.

A ação que aproxima o teatro do público vai marcar presença também nas ruas do Bairro Moinhos de Vento, no Mercado Público, na feira orgânica da Redenção e no Parque Marinha do Brasil. Quem encontrar a tia Felícia será convidado a postar nas redes sociais e marcar a #cadêatia. Mais informações no perfil @eatianalareira no Instagram.

Mercado Público, no centro da capital, é local de intervenção teatral. Foto: Divulgação

A peça “E a Tia na Lareira” tem dramaturgia de Henrique Cambraia e direção cênica de Jardel Rocha. O espetáculo estreia em curta temporada no Teatro Unisinos, de 8 a 11 de setembro. A história também será contada em livro, com lançamento até o final de 2022.

SINOPSE

Na casa de número oito da fictícia cidade de Cipreste Dourado e mergulhado em reflexões involuntárias, o artista plástico Estevam Monteiro percebe não ter cumprido aquilo que se prometera na infância: jamais crescer e, caso crescesse, ter o cuidado de andar sempre de mãos dadas com a criança que foi.

Na mentalidade teatral do anti-herói, a última pincelada – melancólica e lírica – é assassinar Heitor Leopoldo, seu amigo de infância e antiga paixão. Numa sequência de tirar o fôlego, Heitor é envenenado e escondido atrás do sofá da sala de estar de uma antiga mansão onde a decadência coteja apodrecer móveis e almas.

É a chegada inesperada de uma senhora, a hilária e incorrigível tia Felícia Guilhermina, que demove Estevam de seu intuito inicial, vendo-se às voltas com um corpo escondido na sala, uma tia faminta que vem lanchar e uma campainha que não para de tocar e anunciar mais visitantes.

Na peça, humor sarcástico, ritmo frenético e texto brilhante evocam questões sociais como casamento, moralidade, hipocrisia, crítica artística e o verdadeiro significado da vida, que prometem voltar um espelho maravilhoso e devastador para a plateia, em uma junção monstro-reflexo de fazer rir e causar espanto.

“E a tia na ladeira” terá intervenções em locais da capital gaúcha. Foto: Divulgação

E A TIA NA LAREIRA – FICHA TÉCNICA:

Duração: 120 minutos

Classificação etária: 12 anos

Dramaturgia: Henrique Cambraia

Direção cênica: Jardel Rocha

Elenco: Ana Spohr, Diego Braun Molinardo Reis, Eduardo Schenini, Fiama Devitte, Henrique Cambraia, Jennifer Franco, João Maestri, João Thedy, Karla Quintana, Letícia Krenzinger, Leila Pereira, Manuela Thedy, Mariana Thedy, Oritz de Campos, Queli Cambraia, Rodrigo Borges de Assis,

Bailarino convidado: Roberto Volkmann

Coreografia: Marco Sanches

Preparação corporal: Rosane Novôa Barbosa

Trilha sonora original: Pedro de Los Santos

Técnico de som: Rodrigo Rheinheimer

Iluminação: Éverton Wilbert Vieira

Cenografia: Rodrigo Shalako

Figurinos: Valquíria Cardoso e Henrique Cambraia

Maquiagem e caracterização: Gonzalo Lamego, Gustavo Dienstmann e Marina Krebs

Projeto Gráfico: Lara Krenzinger

Planejamento de Marketing e Comunicação: Simone Carvalho da Rosa

Social Media: Karine Viana

Fotos Divulgação: Karine Viana

Imagens de Ambiente: Marcelo Valente / A arte de render

Vídeos Divulgação: Fernando Muniz e Marcus Godoy / MOOV.art

Site: Ju Baratojo

Assessoria de imprensa: Tatiana Csordas

Produção executiva: Letícia Krenzinger

Direção de produção: Daniela Lopes / Cardápio Cultural

Período de realização: 08 a 11 de setembro (quinta a sábado) às 20h e 11 de setembro (domingo) às 19h.Local: Teatro Unisinos – Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1600, bairro Boa Vista

Deixe uma resposta