Obra de R$ 6,6 milhões: Governo Federal financia reforma do Memorial do Rio Grande do Sul

Antigo prédio dos Correior, foi tombado em 1980. Foto: Solange Brum - Ascom Sedac.

Começam em uma semana as obras de restauração do Memorial do Rio Grande do Sul, prédio histórico localizado na Praça da Alfândega,  no centro de Porto Alegre.

Um evento na segunda feira, 17/03, às 11h, vai marcar o início dos trabalhos, com a presença do superintendente do IPHAN, Raphael Passos;  a secretária  da Cultura, Beatriz Araujo; o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio, Eduardo Hahn e representantes dos Correios, dirigentes, servidores e parceiros das instituições envolvidas.
Os recursos para a obra, no valor de R$ 6,62 milhões, são provenientes do programa federal PAC Cidades Históricas e abrangem melhorias nas instalações da antiga sede dos Correios e Telégrafos, onde funcionam três instituições da Secretaria Estadual da Cultura: o Memorial do RS, o Arquivo Histórico do RS e o Museu Antropológico do RS, além do Espaço Cultural Correios.
Projeto do arquiteto alemão Theodor (Theo) Wiederspahn, prédio foi construída entre 1910 e 1913, e tombada pelo Iphan em 1980.

O prazo previsto para execução total do projeto de restauração é de 18 meses, a contar do início da obra, conforme o Termo de Compromisso firmado em dezembro de 2023 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Iphan.
Para a execução dos serviços, foi contratada a empresa Estúdio Sarasá, referência nacional no campo do patrimônio cultural, que já está atuando em parceria com o Memorial do RS nas atividades que integram a proposta de “canteiro aberto”: ao longo do período da obra (2025-2026), serão oferecidas a diferentes públicos oportunidades de fazer visitas mediadas ao prédio e participar de encontros para compartilhamento de conhecimentos técnicos, bem como para valorização de saberes e ofícios relacionados à proteção dos bens culturais tombados.