Até 12/11, mostra que busca exaltar e resgatar a memória musical brasileira passará por outras 13 cidades gaúchas com shows gratuitos
Com objetivo de identificar, exaltar e resgatar a memória musical brasileira, o projeto Sonora Brasil Sesc inicia seu circuito de apresentações no Rio Grande do Sul em Porto Alegre, no dia 14 de agosto. No palco do Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665 – Centro), às 19h, Chau do Pife & Andrea Lais (AL) mostrarão suas tradições por meio de músicas com referências ancestrais nordestinas, ritmos regionais, ambiências e instrumentação eletrônica. O show, assim como os demais da mostra, é gratuito e aberto ao público em geral. Para acessar, é necessária a retirada de ingresso pelo site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS.
No mesmo horário e local, outros artistas compartilharão de suas vivências musicais. No dia 15 de agosto, é a vez de Fernando Cesar & Tiago Tunes (DF), com uma performance de choro; em 16/08, Bado & Quilomblocada (RO) misturam hip-hop, rock, MPB, jazz, disco, soul music e percussão; no dia 17/08 Zeca da Rabeca e Melina Mulazani (PR) se complementam em notas de fandango e samba; e, encerrando, no dia 18, Charlles André e Luciane Dom (RJ) apresentam a turnê “Amor, Tempo e Território”.
Com a temática “Encontros, tempos e territórios”, a mostra Sonora Brasil Sesc 2024 destaca aspectos importantes da iniciativa, que são o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, diversidade e memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes musicais. A curadoria selecionou artistas buscando representatividade das cinco regiões brasileiras. Dez duplas foram escolhidas para criar espetáculos inéditos, mostrando os diferentes movimentos da música popular brasileira. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, cinco das duplas se apresentam e a outra metade fará circuito pelos estados das regiões Norte e Nordeste. Ao todo, serão 34 festivais, com mais de 200 shows em 59 cidades do Brasil.
No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, 13 cidades receberão apresentações da mostra entre os dias 15 de agosto e 12 de novembro. São elas: Montenegro, Novo Hamburgo, Canoas, Caxias do Sul, Camaquã, Rio Grande, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí, Santa Rosa, Santo Ângelo, Alegrete e Pelotas. Os detalhes sobre a passagem do Sonora Brasil nos demais municípios gaúchos, como datas, locais e horários, serão divulgados em breve no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil/.
Sobre o Sonora Brasil – O projeto cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no País. Promovido pelo Sesc nacionalmente, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito que, a cada biênio, aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras.
Mostra Sonora Brasil Sesc 2024 – “Encontros, tempos e territórios”
Teatro do Sesc Alberto Bins
Endereço: Av. Alberto Bins, 665, Centro – Porto Alegre
Horário: 19h
Ingressos: Gratuitos, por ordem de chegada. Os ingressos devem ser retirados pelo site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS.
Espetáculos:
14/08 (quarta-feira) – Chau do Pife & Andrea Lais (AL) – 19h
15/08 (quinta-feira) – Fernando Cesar & Tiago Tunes (DF) – 19h
16/08 (sexta-feira) – Bado & Quilomblocada (RO)- 19h
17/08 (sábado) – Zeca da Rabeca e Melina Mulazani (PR) – 17h
18/08 (domingo) – Charlles André e Luciane Dom (RJ) – 17h
*De 15/08 a 12/11, outras cidades do RS receberão apresentações: Montenegro, Novo Hamburgo, Canoas, Caxias do Sul, Camaquã, Rio Grande, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí, Santa Rosa, Santo Ângelo, Alegrete e Pelotas. Informações detalhadas sobre a programação em breve no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil/