Yoyo e as Pinturas: a arte infantil em exposição, livro e conversas de especialistas sobre o tema

Yolanda Ianelli Fernandez. Foto: Mariana Ianelli/ Divulgação

A Sala de Exposições do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico) recebe uma mostra especial:  INFÂNCIA – Yoyo e as Pinturas, de Yolanda Ianelli Fernandez,  artista de seis seis anos de idade.

A abertura acontece no dia 03 de junho, das 18h às 21h. Na data será lançado também o livro de arte “Infância” (Edições Ardotempo, 116 páginas, 4 cores), com pinturas de Yolanda, texto e poemas de Mariana Ianelli, além de prefácio de Paulo Rosa.

São 50 pinturas selecionadas num universo de cerca de 300 pinturas sobre telas e centenas de desenhos, realizados entre os dois anos e três anos de YOYO. A pequena artista já possui cinco livros publicados: Dia no Ateliê (INFANTIL) – Pinturas de YOYO – Texto de Mariana Ianelli; Canções Meninas (POESIA e ARTE) – Desenhos de YOYO – Poemas de Mariana Ianelli; Chansons Fillettes (França – POESIA e ARTE) – Desenhos de YOYO – Poemas de Mariana Ianelli; YOYO e os Museus  (ARTE)  Fotografias – Textos de Mariana Ianelli e Paulo Rosa; YOYO e os Desenhos (ARTE) Desenhos de YOYO – Textos de Mariana Ianelli e Paulo Rosa e YOYO e as Pinturas  (ARTE) Pinturas de YOYO – Textos de Mariana Ianelli e Paulo Rosa.

Grande Galeria YoYo. Foto: Mariana Ianelli/ Divulgação

No dia 03, às 20h, também acontece o debate com especialistas Conversas sobre o tema da INFÂNCIA, com Antônio Holhfeldt (Escritor, Diretor do Theatro São Pedro); Cleonice Bourscheid (Escritora de livros infantis; Poeta e Produtora Cultural) e Paulo Rosa (Escritor, Cronista, Medico Pediatra e Psiquiatra – Diretor do Hospital Psiquiátrico Espírita Alemão, de Pelotas). O tema Infância será abordado sobre o escopo da potencialidade infantil de forma generalizada, a partir do estímulo, do acesso ao conhecimento, da curiosidade, da cultura e do exercício das atividades de brincar e criar com liberdade.

O curador e editor Alfredo Aquino explica a proposta da mostra e do livro: “A partir da questão filosófica – ‘Um gato que atravessou uma viela medieval numa noite é o MESMO gato que atravessa uma rua de uma cidade contemporânea na noite de hoje’. Ou seja, todos os indivíduos são iguais; TODAS AS CRIANÇAS são iguais e potencialmente capazes de desenvolver idênticos processos de descoberta, de absorção de conhecimentos, de desenvolvimento de atividades de criatividade e invenção. Todas são capazes de brincar e de criar desde que estimuladas e incentivadas com apoio e liberdade“, observa.

Yolanda na biblioteca Foto: Mariana Ianelli/ Divulgação

Essa exposição, o livro e as palestras são atividades voltadas para a valorização dos estímulos ao conhecimento, à cultura, à criação e à liberdade criativa de todas as crianças, de todas as idades, sem exceções.

SERVIÇO:

Livro Infância (Edições Ardotempo, 116 páginas a 4 cores, Livro de Arte: de Pinturas de Yolanda Ianelli Fernandez, com texto e poemas de Mariana Ianelli; com texto de Paulo Rosa – Edição de Luxo, encadernada em Capa Dura). O livro não será comercializado, somente doado a bibliotecas e centros culturais.

De 3 de junho a 3 de julho de 2022

Espaço Expositivo do Theatro São Pedro – Hall de entrada do Teatro / Sala de Espetáculos

Gratuito.

Deixe uma resposta