Jornada de Iniciação Científica da FZB e Fepam tem 105 trabalhos qualificados

Apresentação dos minipôsteres com os trabalhos científicos em 2017 / Foto Rosana Senna / Divulgação

cleber dioni tentardini
A décima terceira edição da Jornada de Iniciação Científica-Meio Ambiente (XIII JIC), promovida pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB-RS) em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), qualificou 105 trabalhos de 27 instituições de ensino e pesquisa.
As atividades realizadas no Jardim Botânico de Porto Alegre encerraram na sexta-feira, 15 de setembro.

Willian Piovesani apresenta a Composição florística de trepadeiras no Jardim Botânico

O engenheiro agrônomo Alexandre Krob, do Instituto Curicaca, abriu o evento com a palestra “A Pesquisa Científica e a Gestão da Biodiversidade”.
Apresentação de minipósteres / Foto Divulgação

Estudantes e seus orientadores e coorientadores apresentaram em 22 sessões trabalhos inscritos nas categorias de Botânica, Ecologia, Ecotoxicologia, Educação Ambiental, Engenharia Ambiental, Microbiologia Ambiental, Genética Ambiental/Toxicológica, Geoquímica, Gestão Ambiental, Paleontologia, Química Ambiental e Zoologia.
Gabriela Oliveira (à dir) fala sobre seu trabalho “Proposição de medidas mitigadoras para atropelamentos de quelônios no Campus do Vale da Ufrgs

Segundo o biólogo Patrick Colombo, da FZB/RS, um dos coordenadores da Jornada, os trabalhos foram avaliados através na análise do seu resumo, mini-pôster e de sua apresentação oral.
Kassiane Gonçalves mostra as Correlações ecológicas do uso de liquens para construção de ninhos por aves no RS

“Alem da quantidade de trabalhos, o que nos alegrou muito foi o excelente nível deles. Ao longo dos anos da Jornada os estudos dos alunos e alunas vem mostrando uma ótima qualidade. Este ano, as bancas tiveram uma enorme dificuldade em escolher um destaque, em função disso. É gratificante pensar que as Fundações (FZB e FEPAM) estão capacitando cada vez melhor seus/suas bolsitas de iniciação cientifica, entregando para sociedade futuros profissionais cada vez mais qualificados”, ressaltou Colombo.
Alunos e orientadores nas apresentações orais da JIC

Além dos pesquisadores, orientadores, estudantes de pós-graduação, de iniciação científica, técnicos e demais funcionários da FZB-RS e FEPAM, também participaram da Jornada membros do Comitê Externo do CNPq, professores Larissa Rosa de Oliveira (Unisinos), Paula Beatriz de Araújo (Ufrgs/Biociências), Silvia Miotto (Ufrgs/Biociências) e Victor Pereira (Ufrgs/Geociências).
Maiquel Rodrigo Müller fez o Levantamento florístico preliminar das dunas da Praia Grande, Torres, RS

Mateus Zimmer com o miniposter do seu trabalho sobre padrões de atividade de graxains em parques nacionais dos Campos de Cima da Serra

Os trabalhos envolveram também as instituições de ensino e pesquisa Ceclimar/Ufrgs, Embrapa Pecuária Sul, Feevale, Fepam, FZB, ICMBio, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, PUC/RS, SEMA/RS, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre, Teia Projetos Ambientais, UCS, Uergs, Universidade Federal de Goiás, UFPel, UFSM, UFV, Viçosa, MG, Ulbra, Unesp, Uniasselvi, Unilassale, Unipampa, Uniritter, Unisc, Univates, Urcamp e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Marina Zimmer Correa mostra a Fenologia de samambaias em borda natural, artificial e interior de Floresta com Araucária – uma análise parcial

Júlia da Silva junto ao trabalho sobre a ocorrência de Contracaecum sp. na cavidade celomática de Butorides striata no RS

Jéssica Neto D’Avila apresenta “Melhoramento genético frente à conservação de Chinchilla lanigera”

Cauanne Machado apresentou a Influência da passagem pelo trato digestório de mamíferos no sucesso germinativo de sementes de espécies vegetais nativas do RS

Thamara Almeida apresentoua “Variação intraespecífica na morfologia e tamanho do úmero de Ctenomys minutus em diferentes habitats: uma abordagem de morfometria geométrica”

Deixe uma resposta