Novo presidente ainda não assumiu a Fundação Zoobotânica

Branco, em evento com servidores da Fepam, Sema e FZB / Cleber Dioni Tentardini

Cleber Dioni Tentardini
Desde que sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira, 29, o presidente da Fundação Zoobotânica, Luiz Fernando Branco, ainda não assumiu o cargo. Ou, pelo menos, não se apresentou oficialmente aos funcionários do Jardim Botânico, Parque Zoológico e Museu de Ciências Naturais, as três instituições responsáveis pela promoção e conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul.
Ele tem circulado desde segunda de forma anônima pelo Jardim Botânico, que abriga a sede administrativa da Fundação. Nesta terça, Branco participou timidamente da abertura da XII Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente, organizada pela FZB e pela Fepam  – Fundação Estadual de Proteção Ambiental.
O novo presidente chegou acompanhado da chefe de gabinete da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lilian Zenker, que representava a titular da pasta, Ana Pellini. Saudou as cerca de 50 pessoas presentes, entre funcionários da FZB, professores e estudantes universitários, comentou que é de família de produtores rurais, com formação técnica agrícola e engenheiro agrônomo.
Sem falar diretamente no ambiente pouco animador que pode ter encontrado na Fundação, depois da saída repentina de José Alberto Wenzel, que pegou todos os funcionários de surpresa, inclusive o próprio presidente afastado, Branco disse que deve ter havido um ruído na comunicação porque até então o presidente era interino. “O governo está nomeando agora um presidente efetivo, saindo desta interinidade”, declarou, informando que a porta da presidência estaria sempre aberta para os servidores.
Wenzel, que é ligado ao PSDB e chegou a ocupar a Casa Civil no governo Yeda, ficou oito meses à frente da Fundação Zoobotânica. Branco é do PMDB, partido do governador Sartori, e já ocupou cargos na Assembleia Legislativa.
O temor que ronda os servidores da FZB é o Projeto de Lei nº 300, que determina a extinção da Fundação, e segue em tramitação na na Assembleia Legislativa. O PL está há vários meses aguardando parecer do deputado Jorge Pozzobom (PSDB).
Em nota, servidores elogiaram gestão de Wenzel
Ainda na sexta-feira, pegos de surpresa com a exoneração de Wenzel, a Associação dos Funcionários da Fundação Zoobotânica publicou uma nota em que lamentou a demissão do presidente e elogiou sua gestão. Confira a íntegra:
JOSÉ ALBERTO WENZEL, UM PRESIDENTE LOUVÁVEL!
Em 29 de julho de 2016, o Presidente da Fundação Zoobotânica (FZB), José Alberto Wenzel, foi surpreendido pela sua exoneração noticiada no Diário Oficial. Ao invés de uma nota de repúdio, tecemos aqui uma de louvor àquele que, durante sua curta permanência de oito meses, foi um grande presidente para esta instituição. Coordenou a elaboração e apresentação de um Projeto de Lei de fortalecimento da FZB, alternativo àquele que propõe a sua extinção. Na sua gestão foram reduzidos os gastos e a meta orçamentária do governo foi superada. Promoveu discussões internas relativas ao sistema ambiental integrado, destacando o papel da FZB como instituição de pesquisa e apoio técnico. Firmou convênios com diversas instituições, incluindo a proposta de um curso de pós-graduação com a UERGS. Construiu uma solução conjunta com o corpo técnico de funcionários para o grave problema da Reserva Florestal, junto ao zoológico, propondo uma Unidade de Conservação. Formou um grupo de trabalho para a elaboração de um estudo visando à restauração da floresta ciliar do rio Jacuí. Concedeu o apoio necessário à conclusão de grandes projetos, como o RS Biodiversidade. Sua gestão foi marcada pela verdade, transparência e pelo profundo respeito aos funcionários. Tratava a todos da mesma forma, de jardineiros a diretores. Através da valorização do conhecimento técnico e do trabalho em grupo, devolveu o sentimento de dignidade aos funcionários desta fundação. Poucos fizeram tanto em tão pouco tempo, um presidente louvável. Por fim, continua sendo um grande defensor da FZB e, sobretudo, do meio ambiente. Nossa profunda gratidão pela sua dedicação e exemplo.

Deixe uma resposta