Autor: da Redação

  • Depois do recuo, Bolsonaro recebe  Mérito Farroupilha na Expointer; Leite não comparece

    Depois do recuo, Bolsonaro recebe Mérito Farroupilha na Expointer; Leite não comparece

    O presidente Jair Bolsonaro escolheu  o Rio Grande do Sul para sua primeira aparição pública após os polêmicos eventos do 7 de Setembro.

    Chegou ao Parque de Exposições Assis Brasil, para visitar a 44ª Expointer na manhã de sábado, véspera do encerramento da Feira.

    Viajou ao lado do filho Carlos Bolsonaro, e foi acompanhado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), “para demonstrar seu apoio e reconhecimento à importância do agronegócio para a economia nacional”.

    No parque, já estava montado um forte aparato de segurança.

    Se houve perda de apoio após o recuo ante o STF,  sua passagem pela Expointer não confirmou.

    “O presidente foi bem recebido no local, sendo aguardado por muitos apoiadores, em clima de euforia, o que confirmou sua popularidade no setor do agronegócio”, registrou o Jornal do Comércio.

    Houve os tradicionais gritos de “mito” por parte dos bolsonaristas. “Esse é gaúcho”, disse uma apoiadora, e até para churrasco o presidente foi convidado. Bolsonaro cumprimentava, abraçava e tirava foto com seus apoiadores, mas de forma ligeira.

    Passando por um corredor escoltado pela segurança, ele percorreu pavilhões rodeado de aliados.

    Foi recebido por Silvana Covatti (PP), secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

    O Ministro de Estado do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM), o senador Luis Carlos Heinze (PP) e os deputados federais Bibo Nunes (PSL) e Osmar Terra (MDB) também estiveram ao lado do presidente.

    O governador Eduardo Leite não compareceu.

    Depois de entrar em um posto do Banco do Brasil, Bolsonaro saiu vestido com uma jaqueta amarela com a logomarca do banco.

    A comitiva fez uma caminhada pela Feira, visitando os pavilhões de gado de corte, gado leiteiro, da agricultura familiar e internacional, onde se localiza o estande da Embrapa e do Ministério da Agricultura.

    A imprensa acompanhou o trajeto, mas o presidente não deu declarações aos jornalistas.

    Logo após a visita, Bolsonaro almoçou na casa da Federação da Agricultura do RS (Farsul), em evento restrito a autoridades e convidados.

    Na ocasião, o presidente recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, como proposição do deputado estadual Vilmar Lourenço (PSL).

    O retorno a Brasília ocorreu próximo das 14h.

    (Com informações do Jornal do Comércio)

     

  • Prefeitura de Porto Alegre define regras para público em competições esportivas

    A Prefeitura de Porto Alegre adota novos protocolos para o público em competições esportivas a partir de segunda-feira, 13. As alterações estão no decreto 21.160, divulgado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 10, e estão de acordo com as determinações estaduais do Sistema 3As – Aviso, Alerta e Ação e o decreto estadual 56.071.

    Os protocolos variáveis foram definidos em acordo com os municípios que integram a R10: Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha e constam no Plano Regional Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

    Entre as mudanças está a autorização de público exclusivamente sentado e com distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas e/ou grupos coabitantes. Está proibido público acima de 2.501 pessoas.

    Confira os novos protocolos para competições esportivas:

    Público exclusivamente sentado com distanciamento mínimo de 1 metro entre pessoas e/ou grupos de coabitantes.

    Teto de ocupação de público: 40% das cadeiras ou similares, por setor, até o limite máximo de 2.500 pessoas por estádio/ginásio/similar

    Autorização conforme número de pessoas (público) presentes ao mesmo tempo:

    Até 400 pessoas: sem necessidade de autorização

    De 401 a 1.200 pessoas: autorização do município sede

    De 1.201 a 2.500 pessoas: autorização do município sede e autorização regional (aprovação de no mínimo de 2/3 dos municípios da Região Covid ou do Gabinete de Crise da Região Covid correspondente)

    Acima de 2.501 pessoas: não autorizado

    Autorização prévia do(s) município(s) sede

    Treinos e jogos coletivos fora da competição conforme protocolos de “Atividades Físicas etc.“

    Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público e colaboradores

    Abertura antecipada dos portões para evitar aglomeração

    Ordenamento na saída, por setor, para evitar aglomeração na dispersão

    Distanciamento mínimo de 1 metro entre pessoas e/ou grupos de coabitantes, vedado aglomeração

    Presença de monitores, na proporção de 1 para cada 500 pessoas, para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara

    Venda ou distribuição de ingressos preferencialmente por meio eletrônico

  • Covid-19: veja os pontos de vacinação em Porto Alegre no fim de semana

    A vacinação contra a Covid-19 será mantida para todos os porto-alegrenses com 18 anos ou mais neste fim de semana.

    No sábado, 11, e domingo, 12, a  população adulta pode buscar os locais de vacinação para receber a primeira e segunda dose do imunizante.

    Haverá esquema especial de vacinação no sábado em dois locais:

    Hotel Blue Tree Towers Millenium, no bairro Praia de Belas, das 9h às 17h,

    e no Feirão de Empregos, no bairro Cel. Aparício Borges, das 9h às 15h. Para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, a vacinação será retomada na segunda-feira, 13.

    Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre.

    Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital.

    Segunda dose – A aplicação da segunda dose segue disponível para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas e para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias.

    Não haverá segunda dose de Pfizer. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

    Onde se vacinar no sábado, 11:
    Hotel Blue Tree Towers Millenium – Av. Borges de Medeiros, 3120 – Praia de Belas. Horário: 9h às 17h
    Feirão de Empregos – Av. Veiga, 223 – Cel. Aparício Borges. Horário: 9h às 15h

    Onde se vacinar no domingo, 12:
    Unidade Móvel de Saúde levará a vacinação até a comunidade da vila Quinta do Portal, na Lomba do Pinheiro. O serviço estará instalado na Escola Municipal Portal Encantado (rua Jaime Lino dos Santos, 604 – Quinta do Portal, Lomba do Pinheiro). Horário: 9h às 13h.

     

  • Agência do governo omite a participação de Michel Temer no recuo de Bolsonaro

    A matéria da Agência Brasil,  do governo federal, não menciona a intervenção do ex-presidente Michel Temer na decisão do presidente Bolsonaro de perdir desculpas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF e lançar uma nota se retratando das manifestações que fez nos atos do 7 de setembro.

    A decisão decepcionou os apoiadores do presidente que se manifestaram através das redes sociais, mas os dois filhos de Bolsonaro, Flávio e Eduardo, tentaram minimizar o episódio, dizendo que foi um recuo tático e que há “um acordo por trás”.

    Da Agência Brasil

    O presidente Jair Bolsonaro emitiu nota oficial nesta quinta-feira (9) em que afirma não ter tido a intenção de agredir outros Poderes da República e destacou que respeita a harmonia entre as instituições.

    A nota oficial, divulgada na página do Palácio do Planalto na internet, ocorre dois depois das manifestações pró-governo do dia 7 se setembro, que contou com a participação do presidente.

    Na ocasião, tanto em Brasília quanto em São Paulo, Bolsonaro fez críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema de urnas eletrônicas. Como reação, o presidente do STF, Luiz Fux, e o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rebateram Bolsonaro.

    “No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como presidente da República, vir a público para dizer: Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, escreveu o presidente.

    Na nota, Bolsonaro elencou dez pontos. Em um deles, o presidente diz que as divergências se deram por causa de conflitos de entendimento sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e falou que nenhuma autoridade tem o direito de “esticar a corda”. Ele escreveu ainda que suas palavras, “por vezes contundentes”, são resultado do “calor do momento”.

    “Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. Mas na vida pública, as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”.

    Ainda sobre o ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro afirmou que as divergências são naturais e que vai buscar resolvê-las por medidas judiciais para assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal.

    Por fim, Bolsonaro afirmou que respeita as instituições da República, defendeu o regime democrático e disse que está disposto a manter o diálogo.

    “Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil”.

    Confira a íntegra da Declaração à Nação, emitida por Jair Bolsonaro:

    Declaração à Nação

    No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

    1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

    2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

    3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

    4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

    5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

    6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

    7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

    8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.

    9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

    10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

    DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

    Jair Bolsonaro

    Presidente da República Federativa do Brasil

     

  • Bolsonaro agora faz apelo a caminhoneiros que bloqueiam rodovias: “Atrapalha a economia”

    O presidente Jair Bolsonaro gravou um áudio pedindo aos caminhoneiros que liberem as estradas do país.

    Na noite desta quarta-feira, um dia após as manifestações a favor do presidente, havia bloqueio total ou parcial em rodovias de 16 Estados.

    Na gravação, Bolsonaro diz que a ação “atrapalha a economia” e “prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres”.

    O movimento  ao que tudo indica,  é incitado pelo bolsonarista Marcos Antônio Gomes, conhecido como Zé Trovão.

    Zé Trovão estimula ataques ao STF e teve prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes. É considerado foragido.

    Nesta quarta-feira, ele publicou um vídeo na redes sociais, pedindo o fechamento total de vias no país a partir desta quinta-feira (9/7). Ele quer o fechamento do STF.

    — Bloqueios atrapalham a economia, provocam desabastecimento, inflação, prejudicam todo mundo, em especial os mais pobres. Dá um toque, se possível, para liberar (as rodovias). Pra gente seguir a normalidade (…) Não é fácil conversar por aqui (em Brasília) com outras autoridades, mas a gente vai fazer nossa parte e buscar uma solução para isso — diz o presidente na gravação.

    A autenticidade do áudio foi confirmada pelo ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que gravou gravou um vídeo na noite desta quarta-feira repetindo os apelos ao grupo de caminhoneiros que bloqueiam as estradas.

    — Essa paralisação vai agravar efeitos na economia, inflação, vai impactar os mais pobres e mais vulneráveis. Nós já temos hoje um efeito sobre o preço dos produtos, em função da pandemia, e uma paralisação vai trazer desabastecimento (…) A gente sabe que há uma preocupação de todos com a melhoria da situação do país, com a resolução de problemas graves, mas não podemos tentar resolver um problema criando outro. Peço a todos que ouçam as palavras do presidente — finalizou Freitas.

  • Em nota conjunta, PSL e DEM pedem fim dos “conflitos, tensões e ódios”

    Dois dos maiores partidos na Camara Federal,  o DEM e o PSL emitiram uma nota conjunta nesta terça (8)criticando os discursos do presidente Bolsonaro durante os atos do Sete de Setembro.

    O tom é de crítica e eles acusam o presidente de ter se insurgido contra as instituições democráticas.

    Os dois partidos estão em processo da fusão e este é o primeiro documento construído de maneira alinhada entre eles.

    A nota fala em “dar um basta às tensões políticas, ódios, conflitos e desentendimentos”.

    A fusão entre democratas e integrantes do PSL tem em vistas as eleições presidenciais do próximo ano. Caso a fusão ocorra, é possível que o novo partido, que ainda não tem nome, se converta no maior da Câmara dos Deputados. O PSL tem, atualmente, 53 deputados federais e o DEM, 28.

    Leia a íntegra da nota:

    O PSL e o Democratas entendem que a liberdade é o principal instrumento democrático e não pode ser usada para fins de discórdia, disseminação de ódio, nem ameaças aos pilares da própria Democracia.

    Por isso, repudiamos com veemência o discurso do senhor presidente da República ao insurgir-se contra as instituições de nosso país.

    Hoje se torna imperativo darmos um basta nas tensões políticas, nos ódios, conflitos e desentendimentos que colocam em xeque a Democracia brasileira e nos impedem de darmos respostas efetivas aos milhões de pais e mães de família angustiados com a inflação dos alimentos, da energia, do gás de cozinha, com o desemprego e a inconstância da renda.

    Não existe independência onde ao cidadão não se garantem as condições para uma vida digna. O Brasil real pede respostas enérgicas e imediatas.

    (Com informações do Congresso em Foco)

     

  • 7 de Setembro: empresários pedem harmonia entre poderes, sem críticas a Bolsonaro

    Diz a nota da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, divulgada no fim de semana:

    “O dia 7 de Setembro é o Dia da Pátria, uma data de celebração, não de conflito. Uma data de união dos Poderes da República, que devem trabalhar pelo povo e não tolher esse mesmo povo que lhes concedeu a autoridade nos respectivos limites constitucionais.

    “Nenhum Poder pode exorbitar desses limites para se colocar acima dos demais”, afirma a entidade, em nota oficial assinada pelo presidente Gilberto Porcello Petry.

    .Farsul critica STF

    A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) lançou, neste sábado (4), carta aberta em que repudia a relação de conflito entre os Poderes da República e, ecoando o discurso bolsonarista, critica o “viés político adotado pela mais alta corte do Poder Judiciário”, o Supremo Tribunal Federal (STF).
    A entidade também declarou, na nota, apoio ao “movimento cívico, pacífico, ordeiro e democrático de 7 de Setembro”.
    O comando da Farsul afirma que vê com preocupação a “relação conflituosa” entre os poderes que, para a entidade, se caracteriza “pela absoluta deformidade do papel de cada um deles”.

     

    Ministro sofre ameaças

    Às vésperas do 7 de setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que tem fechado o cerco contra defensores do golpe na internet, tem sido vítima, assim como sua família, de ameaças da base bolsonarista.

    “A partir de hoje, nós temos um grupamento no Brasil que vai caçar ministro [do STF] aonde quer que eles estejam”, diz um homem identificado como Márcio Giovani Nique ou “professor Marcinho” na rede social, segundo reportagem do Poder360.

     

  • Marinha impõe cinco anos de sigilo sobre o desfile em Brasília

    Marinha impõe cinco anos de sigilo sobre o desfile em Brasília

    A Marinha impôs sigilo de cinco anos aos documentos da Operação Formosa, que incluiu um desfile de tanques em Brasília no dia da votação do voto impresso na Câmara dos Deputados.

    Segundo o Comando, o sigilo de cinco anos é necessário para não “prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicos das Forças Armadas”.

    O sigilo vem depois que o jornal  Estado de São Paulo obteve, através da Lei de Acesso á Informação, os custos do desfile, de R$ 3,7 milhões.

    Dos R$ 3,7 milhões gastos com a operação, R$ 1,78 milhão foi utilizado o custeio de bases, R$ 1,03 milhão para locação de ônibus para transporte, R$ 721 mil para combustíveis, lubrificantes e graxas, R$ 98,7 mil para materiais de saúde, R$ 16,6 mil para suprimentos de fundos e R$ 15 mil para passagens e diárias.

    A Operação Formosa acontece anualmente em Goiás, mas somente em 2021 foi realizado um desfile de blindados com o – suposto – objetivo de entregar ao chefe do governo federal um convite para acompanhar o treinamento militar.

    O desfile, que virou piada por causa dos blindados com aparentes problemas de manutenção, ocorreu em 10 de agosto, quando a Câmara dos Deputados rejeitou PEC do voto impresso.

    O sigilo vem depois que o jornal  Estado de São Paulo obteve, através da Lei de Acesso á Informação, os custos do desfile, de R$ 3,7 milhões.

    Dos R$ 3,7 milhões gastos com a operação, R$ 1,78 milhão foi utilizado o custeio de bases, R$ 1,03 milhão para locação de ônibus para transporte, R$ 721 mil para combustíveis, lubrificantes e graxas, R$ 98,7 mil para materiais de saúde, R$ 16,6 mil para suprimentos de fundos e R$ 15 mil para passagens e diárias.

    A Operação Formosa acontece anualmente em Goiás, mas somente em 2021 foi realizado um desfile de blindados com o – suposto – objetivo de entregar ao chefe do governo federal um convite para acompanhar o treinamento militar.

    O desfile, que virou piada por causa dos blindados com aparentes problemas de manutenção, ocorreu em 10 de agosto, quando a Câmara dos Deputados rejeitou PEC do voto impresso.

    O sigilo vem depois que o jornal  Estado de São Paulo publicou dados obtidos através da Lei de Acesso á Informação, sobre os custos do desfile.

    Dos R$ 3,7 milhões gastos com a operação, R$ 1,78 milhão foi utilizado o custeio de bases, R$ 1,03 milhão para locação de ônibus para transporte, R$ 721 mil para combustíveis, lubrificantes e graxas, R$ 98,7 mil para materiais de saúde, R$ 16,6 mil para suprimentos de fundos e R$ 15 mil para passagens e diárias.

    A Operação Formosa acontece anualmente em Goiás, mas somente em 2021 foi realizado um desfile de blindados com o – suposto – objetivo de entregar ao chefe do governo federal um convite para acompanhar o treinamento militar.

    O desfile, que virou piada por causa dos blindados com aparentes problemas de manutenção, ocorreu em 10 de agosto, quando a Câmara dos Deputados rejeitou PEC do voto impresso.

  • Dez engenheiro e cinco sushiman entre as 539 vagas do Sine Porto Alegre esta semana

    A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 539 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego.

    O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Em destaque 100 vagas para encanador, 100 para ajudante de obras e outras 100 para auxiliar na linha de produção. Há também 30  vagas para porteiro e 5 para sushiman.

    O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas.

    O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

    A retirada das cartas deve ser feita de forma responsável, com o comparecimento à entrevista de emprego, para não haver prejuízo aos demais interessados. Informações podem ser obtidas também por e-mail: duvidasSINE@portoalegre.rs.gov.br

    Confira as vagas da Semana

    Ajudante de farmácia-1

    Ajudante de obras-100

    Ajudante de pintor-10

    Almoxarife-10

    Armador de estrutura de concreto-20

    Auxiliar de almoxarifado-10

    Auxiliar de cozinha-5

    Auxiliar de limpeza-5

    Auxiliar de linha de produção-100

    Auxiliar de logistica-12

    Azulejista-15

    Chapeador-1

    Costureira em geral-2

    Eletricista-5

    Eletricista de instalações de veículos automotores-2

    Encanador-100

    Encarregado de obras-10

    Engenheiro civil-10

    Fiel de depósito-1

    Garçom-2

    Gerente de vendas-1

    Inspetor de medição-15

    Instalador de painéis-2

    Lavador de veículos-1

    Mecânico-4

    Mecânico de refrigeração-2

    Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)-2

    Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno-1

    Montador de móveis de madeira-2

    Motorista de automóveis-2

    Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)-12

    Operador de telemarketing receptivo-3

    Operador de vendas (lojas)-5

    Passador de roupas em geral-1

    Pedreiro-10

    Pintor de obras-10

    Pizzaiolo-5

    Porteiro-30

    Serigrafista-1

    Sushiman-5

    Técnico de desenvolvimento de software-1

    Técnico de enfermagem-1

    Técnico de operação (química, petroquímica e afins)-1

    Técnico de refrigeração (instalação)-1

     

  • Carris segue em greve parcial, prefeitura mantém esquema de emergência (veja aqui)

    A prefeitura informou que  “vai mantar nesta segunda-feira, 6, o esquema especial para o transporte coletivo”, adotado desde quinta-feira quando os funcionários da Companhia Carris entraram em greve parcial.

    Os funcionários protestam contra o projeto de privatização da empresa, que responde por 22% do transporte coletivo em Porto Alegre.  O projeto é motivo de polêmica e está na Câmara Municipal para ser votado.

    “Para atender os usuários das linhas de ônibus da Capital em razão de manifestação de rodoviários da Carris, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vai manter, nesta segunda-feira, 6, o esquema especial para o transporte coletivo.

    A operação, que já garantiu 100% de atendimento das linhas da Carris na última sexta-feira, 3, ocorrerá ao longo de todo o dia e a noite, com parte das linhas de ônibus operadas pelos consórcios privados.

    A Carris vai atender a T3, T9, T13, 353, T2, T5, T7, T8, 375, T2A, T11A e T12A, enquanto as outras linhas da companhia serão atendidas pelos consórcios Viva Sul, Leste e MOB.

    As linhas de lotação estão liberadas para circular com passageiros em pé no interior dos veículos.

    A prefeitura monitora a circulação e o atendimento aos passageiros de ônibus  desde as primeiras horas da manhã. As informações sobre a situação do transporte e trânsito serão divulgadas em tempo real no twitter da @eptc_poa.

    Veja como vai funcionar:

    Consórcio Viva Sul: T11, T12
    Consórcio  Via Leste/Mais:T6, 343
    Consórcio MOB: T4, T1
    Cia. Carris: T3, T9, T13, 353, T2, T5, T7, T8, 375, T2A, T11A e T12A

    Garantia do atendimento –  A Justiça do Trabalho determinou, na última quinta-feira, 2, que os trabalhadores da Carris mantenham, no mínimo, 65% da frota em operação durante a greve. A decisão, do desembargador federal do Trabalho Francisco Rossal do Araújo, aplica multa diária de R$ 20 mil ao sindicato da categoria em caso de descumprimento.

    ( Com informações da Assessoria de Imprensa)