Foi oficializada nesta segunda-feira, 14/09, a candidatura do deputado estadual e ex-vice prefeito Sebastião Melo à prefeitura de Porto Alegre.
A convenção municipal do MDB da capital foi realizada de forma virtual e confirmou a coligação “Estamos Juntos Porto Alegre” com os partidos: MDB, Democratas, Cidadania, Solidariedade, PRTB, PTC e Democracia Cristã. Esta deve ser a maior união de partidos para o pleito de 2020. A chapa majoritária é composta por Melo e Ricardo Gomes (DEM). Gomes fez parte do governo do atual prefeito Marchezan, mas rompeu com o executivo municipal após ser aprovada na Câmara um projeto que revisou os valores do IPTU da Capital.
O candidato do MDB destacou que essa aliança entre partidos tem um propósito claro: “Queremos devolver a cidade ao cidadão. Precisamos de um prefeito que dialogue, que viva a cidade”, sustentou Sebastião Melo, em uma alfinetada no atual prefeito Nelson Marchezan Júnior.
“Não vamos aumentar impostos. Nem um centavo. Estamos analisando com muita seriedade se temos como rever o aumento que ocorreu”, disse Melo, que pretende centralizar os licenciamentos e finalizar obras, como a reforma do segundo andar do Mercado Público e rever o Plano Diretor. “O Plano Diretor tem que ser um indutor do desenvolvimento sustentável da cidade”, ressaltou.
Líderes do MDB, como os ex-senadores Pedro Simon e José Fogaça (que também já ocupou o Paço Municipal) apoiaram a chapa encabeçada por Melo.
Além da chapa majoritária o MDB confirmou também sua nominata de 50 candidatos a vereador.