Com ativos de 10 trilhões de dólares, estatais da China estão em 180 países

As empresas estatais administradas pelo governo da China estão concluindo seus planos para o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), ” para apoiar o desenvolvimento socioeconômico geral” .

As metas de crescimento das estatais serão especificadas assim que o 14º Plano Quinquenal do país for aprovado pela legislatura nacional, segundo Hao Peng, chefe da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais.

As estatais centrais, segundo Peng, devem dobrar seus esforços em pesquisa e desenvolvimento para fazer novos avanços em tecnologias essenciais e indústrias-chave.

As estatais centrais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico da China por longo período.

Os ativos totais delas alcançaram 69,1 trilhões de yuans (US$ 10,71 trilhões) no final do ano passado, representando uma taxa de crescimento anual de 7,7% durante o período do 13º Plano Quinquenal (2016-2020).

Seus lucros totais e líquidos mostraram taxas médias de crescimento anual de 8,8% e 9,3%, respectivamente.

No mercado externo, sua receita operacional ultrapassou 24 trilhões de yuans e os lucros totais alcançaram quase 600 bilhões de yuans no mesmo período.

Atualmente, os ativos no exterior das estatais centrais da China chegam a 8 trilhões de yuans, ( cerca de 1 trilhão de dólares) com presença em mais de 180 países e regiões.

Peng Huagang, disse que os riscos da dívida das estatais centrais são geralmente controláveis. Peng observou que a comissão implementará um mecanismo de alerta antecipado de riscos financeiros para títulos corporativos das estatais e formulará diretrizes para fortalecer os controles de risco das dívidas corporativas das estatais locais.

As estatais centrais têm se concentrado na prevenção de riscos de inadimplência corporativa nos últimos anos, e seu índice médio de dívida em relação aos ativos caiu para 64,5% no final de 2020, acrescentou Peng.

(Com informações da Xinhua)

Deixe uma resposta