Eleições 2024: Melo aceita vice militar para garantir apoio do PL, de Bolsonaro

Betina Worm é veterinária e tenente coronel do Exército. Foto: Poa24Horas/Divulgação

Não são conhecidos (ao menos a imprensa não divulgou) os caminhos que levaram a tenente-coronel veterinária Betina Worm  à condição de vice na chapa do prefeito Sebastião Melo, candidato à reeleição em Porto Alegre.

Aos 59 anos, sem experiência política, Betina assinou sua ficha no PL na véspera da convenção, com indicação avalizada por Jair Bolsonaro.

A indicação da vice leva o prefeito Sebastião Melo a abraçar decididamente o bolsonarismo para tentar barrar o movimento por mudança, desencadeado  pelos estragos da enchente, que mostraram o sucateamento do sistema de prevenção, responsabilidade da administração municipal.

Em todo caso, Melo venceu a parada nesta primeira etapa interposta pela enchente.

Em abril quando se declarou candidato à reeleição era considerado imbatível até nas hostes adversárias.

Em maio, as águas do Guaiba inundaram Porto Alegre por todos os lados e trouxeram à tona graves falhas da gestão municipal – do sistema de drenagem à à falta de planejamento.

A imagem dos boeiros refluindo o esgoto para o meio das ruas, as comportas enferrujadas, as casas de bombas que não funcionavam, os geradores inundados…Houve um momento em que a enchente parecia ter afogado também a candidatura de Sebastião Melo.

Ele teve que comparecer a uma reunião com as lideranças de seu partido, para não deixar dúvidas. “Sou mais candidato do que nunca”, declarou no evento do Instituto Ulysses Guimarães, sob a chancela do deputado Alceu Moreira, no início de junho.

A foto com o vice-governador Gabriel Souza,  na convenção do fim de semana,  mostra que ele conseguiu contornar as cizânias dentro do MDB e garantiu sua base de sustentação.  A presença do ex-senador e ex-governador Pedro Simon, de 94 anos, que subiu ao palco em uma cadeira de rodas, mostrou isso.

Estreitar o abraço no bolsonarismo, foi um movimento inevitável para garantir a adesão do PL – que tem a maior fatia do tempo de propaganda e do fundo eleitoral.

Mas é também uma forma de apostar na polarização ideológica para distorcer o debate em torno das questões concretas.  Bolsonaro, em roteiro pelo Estado, compareceu à convenção, depois que o evento já tinha sido encerrado e exaltou o “casamento político” do PL com Melo.

O ex-presidente chegou depois do pronunciamento de Melo, mas ficou ao lado dele no palco. Em sua intervenção, Melo elogiou  as medidas econômicas tomadas por Bolsonaro durante a pandemia.