Com a definição do Podemos, no sábado, foi aberta a temporada de convenções partidárias para formalizar as candidaturas a prefeito e vereadores para a eleição de 6 de outubro em Porto Alegre.
São 22 partidos com convenções marcadas para esta semana e os primeiros dias de agosto. Outros oito partidos ainda não definiram suas datas.
O Podemos definiu a nominata de 36 candidatos a vereador pelo partido e confirmou sua adesão à reeleição do prefeito Sebastião Melo, que será definida na convenção do MDB na sexta, pelo que se espera.
“É a primeira vez que estamos fazendo uma convenção municipal e vamos disputar eleição já com nominata completa”, afirmou o presidente do Podemos Porto Alegre, Cassio Trogildo, que é secretário de governança local e coordenação política de Melo.
Nesta, segunda-feira (22), é a vez do Solidariedade apresentar seus candidatos, em evento no CTG Estância da Azenha. É outro partido da base de Sebastião Melo.
Na terça (23), o PCdoB formaliza o apoio à Maria do Rosário (PT).
Na sexta-feira (26), três partidos de esquerda definem candidaturas. Psol e Rede, federados, fazem convenção conjunta para formalizar Tamyres Filgueira (PSol) como vice na chapa encabeçada por Maria do Rosário, do PT.
Na sede do Semapi, às 19 horas, o Partido Verde formalizará seus candidatos a vereador e o apoio à chapa Maria do Rosário/Tamyrez Filgueira.
No sábado, serão oito convenções.
Em conjunto, MDB, PP, PSD e PRD lançam Sebastiao Melo à reeleição. O PL apresenta a tenente-coronel Betina Worm como vice de Melo, em ato para o qual está anunciada a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Já o PT oficializa Rosário para concorrer ao Paço Municipal às 10h, no ginásio da Associação Cristã de Moços (ACM). Ainda no sábado, o PSTU define Fabiana Sanguiné como candidata à prefeitura. No mesmo dia, o PCO deve lançar Cesar Pontes como candidato a prefeito.
No dia 30, o Novo oficializa a candidatura do deputado estadual Felipe Camozzato para prefeito. No dia 3 de agosto, será a vez do Republicanos, que ainda não se definiu quanto a candidado ou aliança.
No mesmo local, em outro horário, o União Brasil se define. O partido tem como pré-candidato o deputado estadual Thiago Duarte, mas não descarta uma aliança com o PDT, que tem Juliana Brizola pré-candidata e também fará sua definição também em 3 de agosto.
O PSDB ainda oscila entre uma candidatura própria, com o ex-prefeito Nelson Marchezan Junior, e deve realizar a convenção no dia 4 de agosto junto com o Cidadania. Também no dia 4 será a primeira convençao da União Popular.