Leite prepara discurso para a campanha em 2022 e já conta com apoio na imprensa

Eduardo Leite: Discurso de candidato. Foto Itamar Aguiar/Divulgação GovernoRS

O recado foi dado em manchete na coluna de Rosane de Oliveira nesta quarta-feira: “Como o governo Leite conseguiu colocar as contas em dia depois de dois anos”.

A matéria não pára em pé e necessitou de três parágrafos de “nariz de cera”  antes de chegar à notícia, que não faz jus ao título:

“Nesta terça-feira (12), ao fazer o balanço parcial do ano que passou, o governador e o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, comemoraram os resultados das reformas aprovadas em 2019 e 2020 e os indicadores de que as contas estão, finalmente, caminhando para o equilíbrio”.

Trata-se. na verdade,  de um novo discurso que o governo Eduardo Leite prepara com base numa “contabilidade criativa”, para evitar que as pretensões do governador fiquem pelo caminho antes da campanha de 2022.

Guardadas as circunstâncias, é algo como o “déficit zero”, da governadora Yeda Crusius, do mesmo PSDB de Leite.

Não por acaso, o economista Aod Cunha, ex-secretário da Fazenda de Yeda e assessor informal do governador desde o início, é cogitado para um cargo na equipe de Leite.

Arrochando as despesas sem piedade, cortando até mesmo contingências constitucionais, como os gastos em educação e saúde,  Aod conseguiu equilibrar o caixa por dois anos. Perdeu o cargo, inclusive, porque ganhou mais notoriedade que a governadora, candidata à reeleição.

Agora, o recado está dado: não se fala mais em “rombo nas finanças do Estado”.

A palavra é “equilíbrio”, embora o governo estadual continue na corda bamba –  corda essa que tem uma das pontas nas mãos de Jair Bolsonaro, por enquanto,  interessado em turbinar uma candidatura tucana de Eduardo Leite para minar os planos do adversário que ele mais teme em 2022: João Dória, governador de São Paulo.

 

 

 

Deixe uma resposta