A estratégia dos PMs à paisana

Desmilitarização do policiamento ostensivo dá mostras de ser uma idéia em andamento.
A idéia de colocar, durante a Operação Papai Noel, PMs à paisana nos lo-cais de maior risco para a população que vai às compras é bem recebida numa hora em que a segurança pública é o ponto em que o poder público demonstra sua fraqueza maior. Este é um prisma da estratégia para consu-mo externo. No entanto, na discussão interna das corporações, o PM à paisana, para a Brigada Militar, significa um avanço legal do policiamento ostensivo na seara da polícia investigativa e judiciária. Para a Polícia Civil, este “avanço” é considerado uma invasão em atribuições não previstas pela Constituição Federal ao policiamento ostensivo. Esta discussão é antiga e está sempre num crescendo e, por ora, não chega a lugar nenhum porque nem a Brigada Militar tem gente suficiente para cumprir com todas as tarefas que lhe cabe assim como a Polícia Civil está longe de ter uma estrutura que preencha as exigências da população. As deficiências levam alguns e-xecutivos de uma área e de outra a invenções que podem agradar e a invencionices que se tornam ridículas. Sigam-me.
Inteligência
Sobre os PMs à paisana que, em geral, são facilmente identificáveis, pois assumem a postura de agentes secretos e não resistem passar por um colega fardado sem bater um rápido papinho, eu entendo que se trata de uma estra-tégia que deveria ser cuidada com especial atenção para que possa prospe-rar. Creio mesmo que quem está dirigindo esse processo visa à desmilitarização do policiamento ostensivo, sem prejuízo da hierarquia funcional. Trata-se de um projeto, segundo observo da minha torre, de difícil condu-ção, mas que está sendo lançado com rara inteligência.
Bombeiros
O major Humberto Teixeira Santos é o novo comandante da Escola de Bombeiros da Brigada Militar. Humberto, cuja posse aconteceu ontem, su-cedeu no posto ao tenente-coronel Roget Kotczwneski.
Cofre
Na madrugada de ontem, ladrões levaram o cofre de um posto de combus-tíveis de Venâncio Aires. Três homens armados invadiram estabelecimento na RSC-453 e renderam o frentista.
Mortes
Pelo menos dez pessoas foram assassinadas, no último fim de semana no RS. Sul, Na madrugada de ontem, dois corpos foram encontrados na capital, nos bairro Santa Teresa e Bom Jesus.
Salva-vidas
A Brigada Militar, por meio do Comando Geral, reabriu ontem as inscrições para o Programa Salva-vidas Civis Temporários. O objetivo é o preenchimento de 432 vagas para atuar durante a Operação Golfinho, no período de 21 de dezembro 2008 a 02 de março de 2009, nos balneários de água salgada e água doce do Estado. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 09, terça-feira no site www.brigadamilitar.rs.gov.br.
Nata
Amanhã, às 19h, no salão de atos da Ufrgs será realizada a solenidade de formatura da 42ª Turma de Delegados de Polícia do RS (Turma Plínio Brasil Milano), ocasião em que 36 bacharéis em direito receberão seus certificados, depois de oito meses de preparação na Acadepol (Academia de Polícia Civil). Entre os formandos, está o bacharel pelotense Rafael Vitola Brodbeck, que, em sua cidade, prepara uma recepção, com data a ser marca, destinada à nata de seu círculo. Os novos delegados prestarão serviços na Operação Verão da Polícia Civil no Litoral Norte e Sul do estado.
Cola
Uma das formas de deixar rolar o casos de nepotismo é o titular de determinado órgão público fingir que não notou que o seu chefe de gabinete admitiu para a sua equipe o parente de um amigo (amigo do titular). Afinal, ninguém é obrigado a saber os nomes dos parentes de seus amigos. Se colar colou e, quase sempre, cola.
Impasse
O sucesso das investigações da Polícia Civil no entorno de quadrilheiros assaltantes de bancos e de carros fortes indicam a missão da instituição deve contemplar as grandes investigações. No entanto, a Brigada ainda não está adaptada às pequenas.
Dia da Justiça
No próximo dia oito, Dia da Justiça, às 17h, no Auditório do Fórum Central de Porto Alegre, o professor e jurista Dalmo de Abreu Dallari proferirá uma palestra sobre “Independência Judicial” tema da maior importância para os profissionais do direita e para todos os segmentos da sociedade. O evento terá ingresso gratuito.

Deixe um comentário