A escultura pública de Porto Alegre, em livro comemorativo de José Francisco Alves

 

De autoria do historiador de arte José Francisco Alves será lançado dia 11 de junho, sábado, às 18 hrs, no Shopping Total, talvez o primeiro livro histórico a ser publicado no contexto dos 250 Anos de Porto Alegre (2022).

A obra traz  amplo histórico geral (sobre a história da cidade) e específico (sobre as obras de arte pública) sobre a capital. São abordados centenas de trabalhos, dos primeiros exemplares instalados em 1865 (chafarizes franceses) às peças instaladas em logradouros públicos, em 2022.

Edição do autor, obra de fôlego, com capa dura, 412 pág. e cerca de 1900 imagens a cores, atuais e históricas, peso de 2,365 Kg. Mesmo assim, o expressivo volume não é meramente um álbum fotográfico. T

 

Trata-se de obra fruto de mais de 25 anos de pesquisa do historiador de arte, como obra reeditada a partir do livro de 2004 do autor (esgotado há anos), A Escultura Pública de Porto Alegre – história, contexto e significado.

Como obra comemorativa, além da atualização de quase 20 anos de escultura pública, sob novas pesquisas, descobertas e revisões, o autor apresenta novos assuntos, como o histórico de como a cidade chegou à data de 26 de março (1772) como ato fundacional, algo que durou mais de trinta anos de discussões, polêmicas e conflitos intelectuais.

Também há um apanhado com informações e fatos detalhados sobre a Exposição do Centenário Farroupilha (1935-36), evento e efeméride que legou em bom número obras de arte e monumentos à capital. E um amplo histórico sobre a estátua O Laçador, afinal, a obra de arte pública mais amada – e a mais importante do Rio Grande do Sul –, desde os detalhes da sua escolha até uma análise de como a obra vencedora do concurso – O Boleador – tornou-se O Laçador.

O livro estrutura-se em:

1– Três capítulos: a evolução da escultura pública de Porto Alegre; aspectos teóricos da arte pública e políticas de arte pública em Porto Alegre, no Brasil e no Mundo;

2– Catálogo de obras – Verbetes com históricos resumidos (ou estendidos, dependendo do caso) sobre centenas de exemplos de escultura pública, organizados conforme a tipologia: Estátuas, Estatuária em equipamentos hidráulicos e fontes artísticas; Bustos, cabeças e relevos; Obeliscos e marcos comemorativos; Estatuária e elementos escultóricos no fachadismo (edifícios); Arte cemiterial; Obras de arte modernas e contemporâneas; Projetos não realizados.

3– Glossário ilustrado e resumos biográficos exemplificativos de artistas e projetistas.

A edição de “luxo” da obra é propiciada com patrocínio direto (não incentivado) pela Unimed, com apoio da SIDI Medicina por Imagem, que assim propiciaram à cidade ter esta obra ao bancaram a impressão do livro em gráfica nacional (em São Paulo) especializada em livros de arte.

Com a venda dos exemplares o autor pretende recuperar os investimentos na viabilização das décadas pesquisa, design gráfico, revisões, e também em investir nos projetos futuros, edições de livros de arte com pesquisas em curso.

– O Lançamento no Shopping Total será em um quiosque no piso Cristóvão Colombo (primeiro piso). *Em frente à Tabacaria Aymoré. Coquetel oferecido pelo Shopping Total. Valor do livro: R$ 200,00

Deixe uma resposta