Biblioteca Pública Estadual celebra 150 anos de existência

Foto: ASCOM BPE/ Divulgação

Nessa quarta-feira, dia 14, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE) completou 150 anos de existência.  Para marcar a data foi promovido um encontro virtual para homenagear a Biblioteca, com a presença e fala de personalidades renomadas da área literária e cultural do Estado, como Jane Tutikian, Alcy Cheuiche, Luiz Coronel e Miguel Frederico do Espírito Santo, e também dos membros da Academia Brasileira de Letras,  Antônio Secchin e Geraldo Carneiro.

Além do evento, durante o mês de abril e ao longo do ano, a Biblioteca estará realizando outras atividades comemorativas. No mês de abril, a BPE tem postado nas redes sociais cards com a história de todos os diretores que estiveram à frente da instituição ao longo desses 150 anos. Também serão homenageados os funcionários que muito contribuíram para a sua trajetória. Ainda no mesmo mês, acontecerá um Chapéu Acústico Especial, que será transmitido nas redes sociais da Biblioteca, uma visita guiada virtual e o lançamento de vídeos com depoimentos de pessoas que participaram dessa história.

“Sempre ressalto que a Biblioteca Pública é um lugar plural, de todos e para todos, com muita informação disponível, onde ‘circula o espírito do mundo’, como estav escrito em um livro de bronze que ornava a fachada da instituição. Me orgulha fazer parte dessa história”, comemora a diretora, Morganah Marcon. “É uma data para celebrar e se orgulhar. Quero cumprimentar a todos e desejar que, muito em breve, possamos estar, novamente, frequentando a Biblioteca, fazendo pesquisa, enfim, podendo usufruir desta maravilha que é esta instituição tão cara a
todos os gaúchos”, destaca a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

História
A história da Biblioteca Pública do Estado começa na Província de São Pedro, durante o reinado de D. Pedro II. Sua fundação remonta a 14 de abril de 1871, com a Lei Provincial n° 724, quando passou a funcionar no mesmo prédio do Atheneu Rio-Grandense. De lá pra cá, além da importância histórica e da riqueza do seu patrimônio arquitetônico e mobiliário, a Biblioteca construiu uma coleção de mais de
250 mil volumes que representa o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória sul-rio-grandense, sendo a referência mais importante da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos 19 e 20, além de imensurável representatividade junto à memória nacional pela exclusividade de títulos desde o século 16, dentre outros.

Programação | 14 de abril de 2021 – das 15h às 18h
Celebração do aniversário de 150 anos da fundação da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul 15h – 15h30 – Mesa de Abertura
Coord.: Gilberto Schwartsmann (AABPE-RS), Morganah Marcon (Diretora da BPE), Rafael Ban Jacobsen (Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras) e Eduardo Leite (Governador do Estado do Rio Grande do Sul), Beatriz Araujo (Secretária de Estado da Cultura), Gunter Axt (Secretário de Cultura de Porto Alegre)

Recital da Bach Society Brasil Ária da Orchestral Suite No 3 (BWV 1068), de Johan Sebastian Bach, adaptação para o cravo, com o maestro Fernando Cordella.

Programa
15h30 -17h | Parte I – Coord. Dr. Alcides Mandelli Stumpf (AABP-RS)
A Fundação da Biblioteca
Miguel Frederico do Espírito Santo (Presidente do IHG-RS)
O valor simbólico da Biblioteca
Jane Tutikian (Academia Rio-Grandense de Letras)

Meu olhar sobre a Biblioteca
Alcy Cheuiche (Academia Rio-Grandense de Letras)

Um poema para a Biblioteca
Luiz Coronel (Academia Rio-Grandense de Letras)

17h – 18h | Parte II – Coord. Gilberto Schwartsmann (AABPE-RS)
“Drummond e a magia da Leitura”
Antônio Carlos Secchin (Academia Brasileira de Letras)

“Camões, nosso contemporâneo”
Geraldo Carneiro (Academia Brasileira de Letras)
18h | Encerramento da Sessão

_____
Palestrantes
Alcy Cheuiche – escritor. Já foi patrono de feiras do livro em Alegrete, Caçapava do Sul, Gramado, Gravataí, Porto Alegre e São Sepé. No ano de 2011, foi patrono da Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul. Pertence à Academia Rio-Grandense de Letras e é sócio-fundador da Associação Gaúcha de Escritores.

Antônio Carlos Secchin ocupa a cadeira de número 19 da Academia Brasileira de Letras. Recebeu várias premiações, incluindo o Prêmio do Instituto Nacional do Livro, da ABL, PEN Club Brasil e a Medalha Jorge Amado. Publicou críticas, ensaios, livros de poesia, ficção, além de antologias de grande repercussão no cenário literário brasileiro.

Geraldo Carneiro ocupa a cadeira de número 24 da Academia Brasileira de Letras. É poeta, letrista, roteirista e tradutor. É autor de um expressivo número de obras  premiadas para teatro, cinema, televisão e música. Traduziu para o português vários clássicos, entre eles várias obras de Shakespeare.

Jane Tutikian é escritora, doutora em Letras e professora titular da UFRGS. Recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti.

Luiz Coronel é poeta, escritor, publicitário, compositor e professor de História e Literatura. Exerceu a magistratura e foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2012, e em outras 20 cidades.

Miguel Frederico do Espírito Santo é mestre e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino. Foi conselheiro da Fundação Gaúcha do Trabalho, conselheiro do Conselho Estadual de Cultura (CECRS), membro do Ministério Público do RS, tendo se aposentado como procurador de Justiça. Atualmente, é presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

____
Serviço:
ONDE: via plataforma Zoom (disponibilizado dia 14/4, a partir do meio-dia, pelas
redes sociais da Biblioteca)
QUANDO: 14/4/2021
HORÁRIO: a partir das 15h
Acompanhe nas nossas redes sociais toda a programação
Instagram: @bpe.rs

Texto de Claudia Antunes- ASCOM BPE

Deixe uma resposta