Com foco no corpo, Oficina ELA, uma Experiência Cênica para Mulheres.

Foto: Fernanda Verdi/ Divulgação

Mulheres vivenciando juntas processos criativos e partilhando experiências e contato, é a isso que se propõe a Oficina ELA: Experiência Cênica para Mulheres. Um projeto que acontece desde 2018 em Porto Alegre/RS e que já contou com a participação de diversas mulheres. Nos dias 11,12 e 13 de junho, acontece uma nova edição da oficina, de forma online, através da plataforma Zoom.

Com foco no corpo, na expressão e através de exercícios de sensibilização corporal, improvisação de movimento, dança e jogos teatrais, as participantes são convidadas a realizar um mergulho pessoal e refletir sobre o feminino que habita em cada uma. Abrindo um diálogo entre as experiências pessoais das participantes e o desenvolvimento de um
trabalho sensível e artístico sobre a potência criadora da mulher.

DANÇA. Ensaio ELA, 2019. Foto: Fernanda Verdi/ Divulgação.

O objetivo da oficina é trabalhar com o público feminino através do teatro e da dança livre, utilizando a ludicidade e a sensibilidade para tocar em aspectos da vida, dos sentimentos e desafios em ser mulher.

Em virtude da situação atual de pandemia do Covid-19, não está sendo possível realizar a oficina ELA de forma presencial, assim, nasceu o desejo de seguir com o trabalho, mas criando uma transposição para a plataforma virtual. Para isso, foi necessário extrair alguns princípios da oficina que podem ser vividos de forma online, como por exemplo o encontro entre as mulheres em um espaço de confiança e
criatividade, expressão corporal, improvisação de movimento entre as participantes, diálogos sobre gênero, questões sobre ser mulher – que as participantes são instigadas a refletir – e a criação coletiva através das telas.
Além disso, a proposta neste formato online é desenvolver as narrativas pessoais de cada participante focando em seu corpo como território de liberdade, criação, afirmação e autonomia.
A oficina se destina às mulheres (cis e trans) interessadas a partir de 14 anos, com ou sem experiência artística.
A professora e idealizadora da oficina ELA, é atriz, diretora e professora de teatro Kalisy Cabeda.

Foto reprodução via Zoom – oficina ELA 2021

Sobre a idealizadora:
Kalisy Cabeda é mulher, mãe e seu campo de interesse é o corpo como lugar político. Suas pesquisas são dentro do teatro, da dança, da performance e da palhaçaria. É Bacharel em Teatro pela UFRGS e Mestre em Artes Cênicas pela USP. Atua no Grupo Cerco de teatro desde sua fundação como atriz e assistente de direção. No Coletivo Âmago desenvolve trabalhos com dança, vídeo e performance ao lado da artista
Sissi Betina Venturin e com diferentes artistas colaboradores. Pesquisa a palhaçaria no Núcleo NIC-Mulheres Palhaças, um coletivo de palhaças que investiga a palhaçaria feminina e seus desdobramentos.
Desde 2011 ministra aulas de teatro para diferentes grupos e projetos e desde 2018 realiza a oficina ELA: Experiência Cênica para Mulheres, na qual desenvolve uma oficina prática de teatro e dança com foco no público feminino.

SERVIÇO
Dias 11 de junho de 2021, das 19h às 21:30h e
12 e 13 de junho de 2021, das 15h às 18h.
Serão três encontros pela plataforma Zoom.
Mais informações acesse o evento no Sympla:
https://www.sympla.com.br/13-edicao-ela-experiencia-cenica-para-mulheres—oficina-online
__1220717
BOLSA
Será disponibilizada bolsa-social para mulheres que necessitam, para solicitar a bolsa envie um e-mail contando os motivos pelas quais você tem interesse em realizar esta oficina e porquê precisa da bolsa neste momento, dois dias antes do início da oficina a bolsista selecionada será contatada por e-mail.
E-mail: [email protected]
Siga a Oficina ELA no Instagram:
@oficina_ela
Para saber sobre os demais projetos que a Kalisy Cabeda integra, siga:
@amagocoletivo @grupocerco
@nic.mulherespalhacas e @oficina_ela

Deixe uma resposta