Filme musical gaúcho produzido durante a pandemia está disponível pela plataforma Sympla

All That Jazz - foto: Claudio Etges/ Divulgação

Com elenco formado por mais de trinta artistas gaúchos, direção geral de Clara Litvin, e direção de coreografia de Isadora Bonumá, a produção audiovisual celebra a dança, o teatro musical e o cinema.

“What About Jazz?” promove um encontro do público com um jazz nada convencional, com movimentos cheios de excentricidade, ritmos sincopados e inesperados. Esqueça por alguns segundos o estilo clássico de dança e surpreenda-se com coreografias que dão protagonismo a partes do corpo usualmente pouco exploradas, como dedos, pulsos e tornozelos. Até as cadeiras e chapéus entram no ritmo, formando complexas partituras coreográficas, típicas do teatro musical.

Todo produzido durante a pandemia, o musical traz grande elenco e uma ficha técnica impecável e talentosa. O repertório inclui números musicais que homenageiam grandes obras do cinema, teatro e TV como Chicago, Cabaret, Sweet Charity, Pippin, Liza with a Z, entre outros. Com canções contagiantes, o espetáculo é um convite aos amantes da arte a se entregarem ao clima inebriante dessa estética peculiar. Integram o elenco bailarinos, cantores e atores de 17 a 36 anos, gaúchos, das cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Atenta à representatividade e acessibilidade a produção buscou diversidade na seleção da equipe e parceiros, e traduziu e legendou todas as músicas, que são originalmente em inglês.

All That Jazz – Foto: Claudio Etges / Divulgação

O musical estreou dia 20 de novembro e terá temporada até janeiro, sempre a partir das sextas às 19h, ficando acessível até a meia-noite de domingo. Há inúmeras possiblidades de ingressos (veja no serviço abaixo). Passada esta temporada, o grupo já vê no horizonte a possibilidade de levar o espetáculo para os palcos. A ideia é que o projeto What About Jazz? abra novas audições para compor o elenco que levará o espetáculo para os palcos físicos, em 2022.

Sobre a equipe:

Clara Litvin, que assina a direção geral do espetáculo, é bailarina, professora e coreógrafa. Em 2016, fundou o SOU – Centro de Artes com o objetivo de oferecer formação em canto e diversas modalidades de dança, tornando-se referência no trabalho com musicais em Porto Alegre. Foi indicada ao Prêmio Açorianos de Dança 2018, na categoria Destaque em Jazz, pelo seu trabalho com o Jazz Musical. Em 2019 coreografou o clipe da música “Tudo Trocado” da banda Dingo Bells. Dirigiu os espetáculos “África” (2019), “Yayoi” (2018), “Somos” (2017) e “Nova Iorque” (2017), todos produzidos pelo SOU – Centro de Artes, em Porto Alegre. Foi coreógrafa e diretora artística do Show Musical Anchieta, de 2011 a 2015; professora de dança folclórica Israeli, no Colégio Israelita, de 2006 a 2016; professora de jazz na Pan American School de Porto Alegre, de 2013 a 2015. Dedicou-se, ao longo de sua trajetória como bailarina, ao ballet clássico, dança contemporânea, jazz, sapateado norte-americano e danças folclóricas. Aprimora constantemente seus estudos em dança e Teatro Musical no exterior em escolas como Alvin Ailey, Steps on Broadway, Broadway Dance Center, Pineapple Dance Studios, Danceworks e com coreógrafos brasileiros como Kátia Barros, Alonso Barros e Caio Nunes.

All That Jazz – Isadora Bonuma – foto :Claudio Etges/ Divulgação

Isadora Bonumá, diretora coreográfica, é formada em ballet clássico e é atriz e cantora. Esteve presente em diversas seleções internacionais: o curso de formação em Teatro Musical, no Institute for American Musical Theatre, em Nova York; curso intensivo de Theater Jazz, no Summer Study NYC, na Steps on Broadway e, por aqui, foi a única artista selecionada do Rio Grande do Sul para o concurso Broadway Brasil, junto a grandes nomes nacionais e internacionais do teatro musical. Participou de espetáculos como “João e Maria o Musical”, “Sbornia Kontratracka”, “Les Misérables Experience”, “Sticks & Stones”. Leciona aulas de jazz musical e ballet clássico no SOU- Centro de Artes e na Escola de Dança Ballerina, desde 2019. Atualmente estuda Dança em Nova Iorque na Broadway Dance Center.

Marta Monaretto é a diretora musical do projeto. Licenciada em Música pela UFRGS, atua como professora de canto e de Educação Musical, cantora e atriz de Teatro Musical. Em 2018, fez o programa de verão em teatro musical da American Academy of Dramatic Arts em NYC. Em Porto Alegre, integrou o elenco do “A Very Potter Musical Brasil” (Gina Weasley, preparação vocal e assistência de direção musical) e o musical “Les Misérables Experience”.

Danielle Salmoria assina a direção teatral. Atriz e tradutora, com Associate Diploma em Musical Theatre (Trinity Guildhall) e Classical Acting (The London Academy of Music and Dramatic Arts), protagonizou as peças “As Cinco Marias”; “E por falar em sexo…”; ”A Casa de Bernarda Alba”; “Two Gentleman of Verona”. Em 2018, assinou a direção de “A Very Potter Musical Brasil”. Em sua formação, estudou e trabalhou com Raquel Grabauska, Mauricio Guzinski, Camilo de Lélis, Daniela Carmona, Zé Adão Barbosa, André Garoli e Fernando Leal.

All That Jazz – Claudio Etges / Divulgação

Ficha técnica completa:

Direção geral – Clara Litvin

Direção coreográfica – Isadora Bonumá

Direção musical – Marta Monaretto

Direção teatral – Danielle Salmória

Direção cinematográfica – Lisi Kieling

Direção de fotografia – Pablo Chasseraux

Coreógrafas – Clara Litvin e Isadora Bonumá

Dance captain – Bruna Soares

Ensaiadoras – Bruna Soares, Letícia Cirne, Mariana Wainer

Operadores de câmera – Lisi Kieling, Marcelo dos Santos e Pablo Chasseraux

Eletricista – Joacir Fernandes Fontana

Edição e pós produção – Lisi Kieling,Edt.

Gravação e mixagem das trilhas sonoras – Estúdio Legato

Arranjo e preparação vocal – Marta Monaretto

Produtora audiovisual – Cabana Filmes

Fotógrafos – Claudio Etges, Guilherme Oliveira, Mark Adriano

Caixa cênica – Cena Tl Iluminação

Figurinos – Clara Litvin, Bruna Soares, Isadora Bonumá, Mariana Wainer, Letícia Cirne

Costureiras – Clecy Menezes da Silva, Cristina Rodrigues, Rejane Meneses da Silva e Terezinha Pinheiro

Maquiagem – Joceli Guedes, Luciana Nunes da Silva, Val Oliveira e Vitória Aires

Legendas – Sigmas Tradução & Interpretação

Assistência de tradução – Bárbara Pacheco, Júlia Leiria, Mariel Motta e Pâmela Sabrine

Making of – Luca Beck

Projeto gráfico – Ana Luísa Griebler, Daniel Merello, Felipe Hansen, Julia Lopes e Paola Troglio

All That Jazz – Foto: Claudio Etges / Divulgação

Elenco – Ana Clara Chalmes, Ana Luísa Griebler Menezes, Bárbara Pacheco, Bruna Soares, Daniel Merello, Danielle Salmória, Felipe Vargas, Guilherme Oliveira, Isabela Panosso, Isadora Bonumá,  João Vitor Ritta, Joceli Guedes, Júlia Leiria, Julia Lopes, Kleo Di Santys, Laura Perin, Letícia Cirne, Luíse Robaski, Maria Alice Dalló, Maria Eduarda Martins, Mariana Wainer, Mariel Motta, Mark Adriano, Marta Monaretto, Martina Santos, Nathália Macedo, Nathalia Pimentel, Pâmela Sabrine, Paola Troglio, Pérola Finkler, Sidharta Gobbi

Participação especial – Alice Matone, Betina Aguiar, Gabriela Russowski, Isabela Dal Castel, Laura Bacaltchuk, Sofia Kahan, Julia Wagner

Filme musical “WHAT ABOUT JAZZ?”

Filmado em Porto Alegre, em 2021, disponível para o mundo todo

De sextas a domingos: das 19h de sexta até a meia-noite de domingo

Até final de janeiro de 2022

INGRESSOS na plataforma Sympla – www.sympla.com.br/what-about-jazz__1386401

Valores: R$ 200,00 por endereço de IP

Descontos progressivos para apoiadores da campanha de financiamento coletivo, realizada em abril e maio de 2021. Neste caso, confira em https://www.catarse.me/whataboutjazz

*O projeto foi viabilizado pela plataforma Catarse em um financiamento coletivo com mais de 600 apoiadores.

*As empresas Ecosistêmica, Meio Sustentável são patrocinadoras.

*Bella Gula, Del Mondo, Cabana Filmes, Fouet, Pólen Sem Glutem e Blndz são apoiadoras.  

Deixe uma resposta