“Todo mundo tem um sonho”, em documentário, exposição fotográfica e workshop virtual

Foto: Pegorer Estúdio/ Divulgação

O espetáculo “Todo mundo tem um sonho”, produção original do Pertence Cultural em parceria com as artistas Paula Carvalho (diretora) e Bianca Bueno (coreógrafa), e que levou ao palco mais de 100 pessoas com deficiência ao palco do Theatro São Pedro, em setembro de 2019, vai estrear em formato de documentário. A novidade traz também uma exposição fotográfica e um workshop online. O início da programação será no dia 06 de agosto, na plataforma online http://pertence.me/cultura e integra as comemorações dos 10 anos do Pertence.

 A programação cultural foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo. Todas as ações do projeto preveem acessibilidade em libras, legenda e audiodescrição.

Foto: Fabricio Sviroski-Artimagem/ Divulgação

“Há mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo, mesmo assim elas continuam praticamente invisíveis. Ao longo da história, a pessoa com deficiência foi vista como alguém ‘sem capacidades’, colocada à margem de tudo e de qualquer bem, seja ele social, cultural, político ou econômico. Queremos com o filme, apresentar as potencialidades e a riqueza da nossa diversidade, e, a partir deste local de protagonismo, que é o palco, mostrar que a pessoa com deficiência, quer e vai assumir o seu lugar de protagonismo na vida e no mundo!”, destaca Paula Carvalho diretora/roteirista do filme e coordenadora artística do Pertence Cultural.

Para o presidente do Pertence Cultural Victor Freiberg, “a grandeza do espetáculo ‘Todo mundo tem um sonho’ não cabe no documentário como se fossemos contar algo do passado, simplesmente. Já estamos vislumbrando oportunidades de produções futuras, criando conteúdos específicos, planejados para o nosso público”.

Foto: Fabricio Sviroski/ Divulgação

Exposição, workshop e documentário – A exposição virtual que registra imagens do espetáculo teatral inclusivo tem a curadoria de Roberta Millarch e será lançada no dia 06 de agosto, às 19h, como abertura do Projeto “Todo Mundo tem um Sonho – Caminhos para um porto mais alegre, diverso e inclusivo”.  Ao todo, são cerca de 40 imagens registradas pelos fotógrafos Lua Luna; Elisa Pegoraro; Fabricio Sviroski, da Art Imagem; e Pegorer Studio.

No dia 10 de agosto, das 19h às 20h, será a vez do workshop DANÇA-TEATRO com a dançarina, coreógrafa e cofundadora do grupo Fábrica de Sonhos, Bianca Bueno. Com uma metodologia que se baseia no respeito às individualidades e se potencializa por meio da diversidade, o workshop conta com acessibilidade em libras e audiodescrição. As vagas são limitadas e o acesso é gratuito e aberto a todos os interessados a partir dos 16 anos. O evento acontecerá via plataforma Zoom. Inscrições disponíveis no site www.pertence.me/cultura. Mais informações pelo telefone: (51) 99176 9191.

A programação se encerra com o lançamento do documentário, no dia 12 de agosto, às 20h, no canal do Youtube do Pertence. O vídeo conta a experiência e a metodologia do grupo Fábrica de Sonhos – Arte, Inclusão, Diversidade e Pertencimento fundado pelo Pertence em parceria com as artistas Paula Carvalho (diretora) e Bianca Bueno (coreógrafa), que levou ao palco mais de 100 pessoas com deficiência, em setembro de 2019. São imagens exclusivas das apresentações e bastidores do espetáculo, costuradas com entrevistas dos diretores e gestores do projeto, artistas com e sem deficiência e depoimentos de pessoas que presenciaram a encenação. O filme é uma realização do Pertence Cultural, com direção e roteiro da artista Paula Carvalho, produção audiovisual e direção de fotografia de Voltaire Barbieri e produtora E-frame Art and Filmes.

Tecnologia pedagógica

Desde que foi fundado, há 10 anos, o Pertence vem se consolidando como uma referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Nascido com a inédita ideia de clube com atividades de convivência e sociabilidade, naturalmente, cresceu e precisou agregar conhecimento na gestão de seus próprios objetivos.  Entre as atividades do Pertence estão passeios, oficinas, atividades especializadas, Curso profissionalizante “Trabalho & Vida”, Pertence Virtual, capacitações, Grupo “Dialogando com as Famílias e viagens.

Hoje, são 45 profissionais envolvidos na operação de forma sistemática ou pontual, além de 196 voluntários para diversas atividades que apontam, por exemplo, para números anuais de 120 oficinas de teatro, 96 oficinas de música e 120 oficinas de dança. São 600 vagas para participantes de ações virtuais e 120 vagas para Porto Alegre e região, nas modalidades presenciais.

 

“É uma inovação não nos posicionarmos como clínica, escola ou espaço terapêutico. Nossa missão é criar experiências memoráveis e despertar o sentimento de pertencer a quem precisa. Em 2020 e 2021, convivendo com as adaptações da pandemia Covid-19, abrimos novas perspectivas e nosso modelo de trabalho – incluindo os esforços para possibilidades virtuais – é novamente uma inovação que precisamos avançar”, reconhece Geniane Pereira, executiva da gestão geral do Pertence.

 Programação:

06/08 a 15/08 – Exposição Todo Mundo tem um sonho” no site www.pertence.me/cultura.

 10/08, das 19h às 20h – Workshop de dança-teatro “Todo mundo tem um sonho”. Inscrições gratuitas: www.pertence.me/cultura. Vagas limitadas.

 12/08, às 20h – Lançamento Minidoc “Todo mundo tem um sonho” no canal do Youtube Pertence Virtual.

 

Deixe uma resposta