Abraço simbólico inicia campanha para salvar Fundação Zoobotânica

Um abraço simbólico foi dado por servidores e apoiadores da Fundação Zoobotânica na manhã desta terça-feira, na sede da entidade em frente ao Jardim Botânico, em Porto Alegre.
O ato marca o início de uma grande mobilização que pretendem fazer contra o projeto de lei 246, do Executivo, que prevê a extinção da Fundação Zoobotânica, junto com outras instituições, como a Fundação Estadual de Economia e Estatística e a TVE..
A Fundação Zoobotânica, segundo a presidente da Associação dos Funcionários da Fundação Zoobotânica, Josy Matos, custa apenas 0,04% do total do orçamento do Estado, enquanto os serviços que presta representam muitos milhões de reais.
Além dos funcionários e técnicos da fundação, participaram estudantes, professores das universidades e pessoal das outras instituições de pesquisa que estão ameaçadas.
“Nosso objetivo é mostrar para o governo que a extinção das fundações é um erro muito grande. A Fundação Zoobotânica não dá prejuízo”, diz a presidente da associação dos funcionários.

 A fundação, que mantém desde 1988 um serpentário científico onde são criadas mais de 350 serpentes peçonhentas, tem o único laboratório da região Sul a produzir vacinas a partir do veneno das cobras.
A peçonha é utilizada na produção de soro antiofídico e diversas pesquisas. A quantidade de peçonha extraída pela Fundação, no ano de 2015, foi suficiente para a produção de milhares de unidades deste soro, sendo determinante para salvar a vida de até 3 mil pessoas.

Deixe uma resposta