Aniversário de 59 anos do Jardim Botânico de Porto Alegre atrai grande público

Público se dividiu entre as áreas de lazer e atividades/Foto Fernando Vargas

cleber dioni tentardini
Jardim Botânico, o que dizer de ti?  Hoje voltando aqui resgatei todos os momentos da minha infância e adolescência. Meus pais, eu e meu irmão chegamos aqui no bairro no final do ano de 1951, fomos morar na rua Surupá (nome indígena que significa ave sem rabo), até eu completar 23 anos, ainda chamado de Vila Russa, mais tarde, Vila São Luiz, até ganhar o nome de Jardim Botânico (…) És um palco de vida pra mim, onde sempre colhi os registro da natureza (…). Espero que esse culto à natureza seja sempre respeitado”.
O breve depoimento da artista plástica Elizabeth Nicolaidis, que volta a Porto Alegre depois de residir um tempo em Maceió, emocionou os biólogos que estavam participando das atividades de aniversário de 59 anos do Jardim Botânico de Porto Alegre, nesse domingo escaldante, onde a temperatura bateu nos 34 graus.

Eng florestal Clarice Glufke nas atividades com arranjo de folhas e flores/ Priscila Porto Alegre

As atividades do projeto JardinAção começaram às 10h. Todas buscaram interação com a comunidade. Às onze e meia, os alimentos doados tiveram que ser realocados para uma mesa maior, na entrada do JB. O grande movimento pela manhã, que normalmente é fraco, já indicava o que seria logo adiante. Às duas da tarde, não tinha mais vaga no estacionamento.
Exposições, cantorias, oficinas, palestras, práticas de yoga e meditação, pinturas, massagens, visitas guiadas às coleções de plantas e trilha pelo arboreto.
Comunidade participou de cantorias/Foto Cleber Dioni

O Museu de Ciências Naturais, também ligado à Fundação Zoobotânica do RS, participou com as atrações do projeto Ciência na Praça. Um microscópio à disposição do público fez toda a diferença, para adultos e crianças. E o interesse pelas cobras, então?
Biólogo Roberto Oliveira tirando dúvidas sobre as serpentes do MCN,FZB/Cleber Dioni

No meio da tarde, os pais corriam para as sombras, enquanto os filhos queriam mais uma foto com o jacaré empalhado. Teve gente que montou “acampamento” no gramado e preferiu apenas desfrutar das áreas de lazer.
Público se dividiu entre descanso e atividades/Foto Cleber Dioni

Foto Fernando Vargas

Como não foi cobrado ingresso, tem-se um cálculo aproximado do público, cerca de duas mil pessoas. Os alimentos foram doados para a Associação Comunitária Vó Chica.
Confira mais fotos

Atividades interativas/Foto Fernando Vargas


Exposições/Foto Cleber Dioni

Sessões com massagistas /Foto Cleber Dioni


Foto Cleber Dioni

Foto Cleber Dioni

Deixe uma resposta