Funcionários da Zoobotânica apreensivos com futuro do Parque Zoológico

Uma audiência Pública discute o futuro do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul no Plenarinho na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (3), às 10h.
Funcionários da Fundação Zoobotânica do Rio grande do Sul, inseguros com o futuro da instituição devido a uma possível privatização do Parque, prometem presença na Casa do Povo.
O único representante do Governo Estadual na reunião será o servidor público Juliano Fakredin, atual presidente Interino da Fundação. A secretaria do Meio Ambiente, Ana Pellini não irá.
Proposto pelos deputados Altemir Tortelli (PT) e Manuela D’Àvila (PC do B), a audiência também discutirá o risco que sofrem os demais espaços verdes públicos do Rio Grande do Sul, como o Parque Itapuã.
Ao todo, 22 áreas integram o Sistema Estadual de Unidades de Conservação.
“As notícias que chegam via imprensa motivaram o agendamento da audiência por preocupar quem defende o meio ambiente e vê nas unidades de conservação espaços fundamentais de proteção da biodiversidade e de educação ambiental” , avalia Tortelli.
A audiência também vai discutir o futuro dos 78 funcionários do quadro do Zoo, composto por técnicos, auxiliares, tratadores, atendentes e serventes, além de 25 funcionários terceirizados, caso a ameaça se concretize.
O caso mais citado para a privatização é do Parque Itapuã que estaria entre os primeiros a ser repassado à iniciativa privada. Entretanto, o Zoológico é o mais simbólico e que atrai fortemente a iniciativa privada.

Deixe uma resposta