239ª Feira do Peixe começa hoje no Arquipélago de POA

O lançamento do evento será às 12h, na sede da Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, integrante do bairro do Arquipélago de Porto Alegre.
A festa inclui a escolha da Rainha e do Rei das Ilhas, uma missa em homenagem aos pescadores e um concurso de pesca. Contará, ainda, com apresentações de musicas tradicionalistas e outras atrações culturais, culminando no tradicional Almoço do Peixe na Taquara. A prefeita em exercício Mônica Leal participará do evento.
O objetivo é fomentar a cadeia produtiva da piscicultura, bem como das demais atividades agrícolas desenvolvidas, além de apresentar o potencial do município no setor de comércio, indústria e serviços.
“A feira faz parte da história de Porto Alegre e valoriza a atividade dos pescadores, na medida em que gera emprego e renda para as comunidades do arquipélago e pescadores das zonas Sul e Extremo Sul da Capital”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.

Já no dia 16, acontece a abertura oficial da 239ª Feira do Peixe no Largo Glênio Peres. Simultaneamente, ocorrerão a 17ª Feira do Peixe da Restinga e a 8ª Feira do Peixe do Extremo Sul, em Belém Novo.
A Feira do Peixe teve sua primeira edição oito anos depois da fundação da cidade, em 1772. Hoje, mais de 250 famílias de pescadores se envolvem diretamente na sua realização. Os peixes mais procurados são tilápia, merluza, tainha, abrótea, corvina e anchova. Na edição de 2018, mais de 700 mil pessoas passaram pelos três pontos de venda e movimentaram cerca de 407 toneladas de pescados – com um valor equivalente a R$ 5,6 milhões.
Desde 2017, a feira ocorre sem recursos públicos. Tudo é bancado pelos próprios feirantes e pescadores da Colônia Z-5, da Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul) e atacadistas, com apoio institucional da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico  (SMDE). Já as festividades do lançamento no arquipélago são promovidas pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) por intermédio do Crip Ilhas e Colônia de Pescadores Z-5. Neste ano, a programação traz as seguintes atrações:
Programação da abertura na Ilha da Pintada, neste domingo, 7 de abril: 
 9h – Missa em homenagem aos pescadores
10h – Concurso da Rainha e Rei das Ilhas
Concurso de Pesca – Escola Almirante Barroso
12h – Abertura oficial – Lançamento da Feira do Peixe 2019
Almoço do Peixe na Taquara
13h – Apresentação de Música Tradicionalista – Cantor Xirú
14h – Oficina de Rádio na Rua – Grupo Oficina de Artes Integradas, na Praça Salomão Pires de Abrahão
15h – Oficina do Cartão Axé Brasil na frente da Colônia Z-5
Aula aberta de teatro – Grupo Oficina de Artes Integradas, na Praça Salomão Pires de Abrahão
16h – Apresentações do Talento Destaque
18h – Encerramento
A abertura também contará com as seguintes atrações:
• Atividades de conscientização do trânsito com a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e circulação fluvial pela Marinha
• Distribuição de mudas de ervas medicinais com educação ambiental de plantas nativas
• Feira de quitutes e artesanato
• Brincadeiras com cama elástica e piscina de bolinhas
• Apresentação da Escola Unidos do Pôr do Sol
• Copinha “Descruze os Braços” na Escola Almirante Barroso
Despesca – Dá início aos preparativos para a Feira do Peixe, com a coleta de carpas e tilápias na quinta-feira, 11. A despesca consiste na retirada dos peixes dos tanques de criatório com redes ou tarrafas. O início da despesca ocorrerá na sede da Appesul, no bairro Vila Nova, em uma propriedade de meio hectare com cinco tanques de beneficiamento.
Montagem das Feiras –  A montagem dos estandes da abertura oficial da 239ª Feira do Peixe de Porto Alegre começa já neste domingo, 7. Já a da Restinga e do Extremo Sul inicia a partir do dia 15.

Serviço da Feira do Peixe 2019:
39ª Feira do Peixe de Porto Alegre
Dia: 16 a 19 de Abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Largo Glênio Peres
17ª Feira do Peixe Restinga
Dia: 17 a 19 de Abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Esplanada da Restinga
8ª Feira do Peixe do Extremo Sul em Belém Novo
Dia: 17 a 19 de Abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Praça Inácio Antônio da Silva

Deixe uma resposta