Autor: da Redação

  • Passeio ciclístico em defesa das Mulheres terá participação de Dilma em Porto Alegre

    Passeio ciclístico em defesa das Mulheres terá participação de Dilma em Porto Alegre

    A ex-presidente Dilma confirmou participação no evento “Pedal POA – sem violência contra as mulheres”, promovido pelo Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres, na Orla do Guaiba neste sábado, 26.

    O objetivo do passeio ciclístico é chamar a atenção para a necessidade da retomada de políticas públicas para as mulheres.

    A concentração será no Anfiteatro Pôr do Sol. De lá, os ciclistas irão até a Usina do Gasômetro, onde ocorrerá um ato de conscientização e apresentação musical do Grupo Samba de Rolê (em frente ao Sheik Burger).

    Dilma é uma das principais participantes conforme o chamado para o evento.

    “À época do seu governo, foram criadas a Lei do Feminicídio e a Casa da Mulher Brasileira, entre outras iniciativas para a autonomia das mulheres e enfrentamento da violência e desigualdades econômicas e sociais.”, dizia o informe.

    Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS), Porto Alegre registrou, no ano passado, nove feminicídios, 274 estupros e 2.446 casos de agressões com lesão corporal. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, foram 40 estupros, um feminicídio e 424 casos de lesão corporal.

    Eles Por Elas

    O movimento Eles por Elas é um esforço global criado em 2014 pela ONU Mulheres para difundir a conscientização pelo fim de todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas. O RS foi o primeiro estado do país a aderir ao Eles Por Elas. O Comitê Gaúcho é composto por empresas, universidades, instituições públicas, de segurança e judiciário, artistas e clubes de futebol da dupla Grenal. É o único autorizado pela ONU no Brasil. Uma de suas principais campanhas é a Máscara Roxa, lançada em 2020 durante a pandemia para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica em todo o estado.

    Correção: Embora com presença confirmada pelos organizadores, a ex-presidente Dilma não participou do Evento. https://www.jornalja.com.br/geral/passeio-ciclisti…ma-nao-participa/

  • “Resta saber com que humor os consumidores irão às urnas em outubro”

    “Resta saber com que humor os consumidores irão às urnas em outubro”

    Ivanir José Bortot

    O atual aperto monetário promovido pelo Banco Central (BC) de Roberto Campos Neto vai aceitar uma inflação mais elevada para evitar uma queda maior do Produto Interno Bruto (PIB) e o aumento do desemprego em 2022.

    A projeção com os últimos aumentos dos juros, feita pelo BC, indica que a inflação este ano poderá ficar entre 6,4% e 7,1%, portanto, muito acima da meta, de 3,5% num intervalo que varia de 2,0% a 5,0%.

    Na prática, os preços da economia continuarão elevados.

    Resta saber com que humor os consumidores irão às urnas em outubro deste ano, quando o Brasil escolherá o presidente da República.

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, o mesmo que, no Conselho Monetário Nacional, aprovou metas rígidas de inflação para o BC, adotou um conjunto de medidas para estimular o crescimento da economia e circulação da moeda, em posição aparentemente antagônica ao do seu colega Roberto Campos Neto.

    Inflação, inflação, eleições à parte

    O que fica evidente é que os dois acertaram os ponteiros com o intuito de usar os mecanismos de política econômica para ajudar o presidente Jair Bolsonaro a se reeleger.

    Um dia após o BC fixar em 11,75% a taxa de juros e sinalizar que a mesma deve ir para 12,75% em maio, Paulo Guedes anunciou a injeção de recursos que podem chegar a R$ 150 bilhões em 2022, recursos que podem ter impacto significativo sobre o consumo, forçando a inflação para cima.

    A maior parte dos recursos vem do setor privado, como a liberação de recursos do FGTS para o trabalhador, a antecipação do pagamento do décimo terceiro dos aposentados, a ampliação dos limites do crédito consignado, a linha de crédito para estimular as pequenas e médias empresas.

    É um recurso que vai circular nas mãos dos trabalhadores e pessoas de baixa renda, segmento que tem muitos votos com potencial de definir quem será o próximo presidente da República.

    Em tempos normais, o mercado financeiro teria uma reação de grande magnitude. Em um situação de pandemia mundial e sob reflexo da Guerra na Ucrânia, a maioria dos países adota soluções que lhes estão à mão.

    É o caso dos Estados Unidos, que, diante de uma inflação de 7,5% ao ano devido a um robusto crescimento da economia no pós-Covid-19, subiu os juros para 0,5%, além de sinalizar novos aumentos na expectativa de que a inflação caia.

    A diferença é que a inflação no Brasil, devido ao aumento dos preços dos combustíveis, energia elétrica e câmbio depreciado, se espalhou na economia em um ambiente de baixo crescimento. Com os novos aumentos nos juros, a inflação de 12 meses deve ceder com sacrifício do crescimento, o que significa estagnação da economia.

    Com certeza haverá aumento de desemprego, depois de ter caído para 11,2% no último trimestre, o mais baixo desde 2016.

    Para a Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI), a atual taxa de desemprego mais baixa esconde forte aumento da informalidade – empregos sem carteira assinada -, indicando que a trajetória pré-crise não foi retomada.

    No horizonte de 2023, mais dívida

    “Em 2022, a inflação deverá ficar acima da projetada atualmente pela IFI. A arrecadação de tributos pela União registrou forte elevação em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2021. O crescimento foi de 17,8% em termos reais. Esse desempenho continua impulsionado pela inflação mais elevada e pelos preços das commodities em níveis relativamente mais altos. Também houve desempenho robusto nas receitas não administradas, que cresceram favorecidas por recolhimentos de royalties e participações de petróleo. Nos próximos meses, no entanto, o ritmo de expansão das receitas deverá arrefecer em razão do menor crescimento esperado para o PIB de 2022 em relação ao crescimento de 2021, assim como da inflação menor neste ano e das renúncias de receita adotadas pelo governo para aliviar a tributação sobre os combustíveis”, aponta a IFI, em nota técnica.

    A Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) atingiu o nível de 79,6% do PIB em janeiro, menor do que os patamares apurados em dezembro e janeiro de 2021. De acordo com o Banco Central, esta redução é explicada pelo aumento do PIB nominal e por resgates líquidos de títulos realizados no primeiro mês de 2022.

    Ainda segundo informações do Tesouro Nacional, o governo tem sido relativamente bem-sucedido na estratégia de alongar os prazos de vencimento dos títulos da dívida, ainda que isto esteja ocorrendo em um ambiente de aumento do custo médio do estoque e das novas emissões dos títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna. Com os novos aumentos das taxas de juros, os custos de rolagem da dívida devem subir significativamente, mas este será um problema a ser resolvido pelo próximo presidente da República que ocupará o Palácio do Planalto a partir de janeiro de 2023.

  • Prefeitura de Porto Alegre vai credenciar empresa para serviço de compartilhamento de bicicletas

    Prefeitura de Porto Alegre vai credenciar empresa para serviço de compartilhamento de bicicletas

    A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da  Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), está com chamamento público aberto para o credenciamento de empresas para exploração, instalação, manutenção e operação do serviço de compartilhamento de bicicletas.

    A primeira chamada acontece até as 18h do dia 14 de abril.

    Os interessados poderão enviar eletronicamente a documentação para a Unidade Permanente de Licitações da Diretoria de Licitações e Contratos (UPL-DLC) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, através do e-mail licitacoes@portoalegre.rs.gov.br.

    A ideia é que os porto-alegrenses possam contar, além das bicicletas convencionais já disponibilizadas, com bicicletas elétricas e infantis, abrangendo mais áreas da cidade, com um  número maior de bicicletas. “Esse modelo possibilitará que mais empresas possam oferecer os serviços à população, ampliando a oferta e trazendo opções mais modernas aos usuários deste modo de transporte”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

    Os termos de credenciamento e permissão de uso serão assinados pelo período de 12 meses com possibilidade de renovação anual. O sistema deverá possibilitar ao usuário a devolução da bicicleta na mesma estação onde a retirou ou em qualquer outra estação da mesma credenciada, desde que haja uma vaga livre. Além disso, deverá  operar todos os dias da semana, de forma ininterrupta, no horário compreendido, no mínimo, entre as 6h e 22h. A equipe técnica irá analisar o projeto básico da rede de compartilhamento de bicicleta contendo número de estações e vagas, localização proposta para cada estação e proposta de estação de compartilhamento padrão.

    O edital pode ser consultado na parte de credenciamentos do site da prefeitura. Clique aqui para acessá-lo.

    (Com informação da Assessoria de Imprensa)

  • Moraes revoga bloqueio depois que Telegram cumpre determinações e retira post de Bolsonaro

    Moraes revoga bloqueio depois que Telegram cumpre determinações e retira post de Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogou neste domingo (20)  o bloqueio do aplicativo Telegram em todo o país, que ele mesmo havia decretado na sexta-feira .

    Segundo Moraes, a revogação foi porque o Telegram cumpriu as determinações judiciais que estavam pendentes .

    “Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão de completa e integral suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil, proferida em 17/3/2022, devendo ser intimado, inclusive por meios digitais – , o Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz Wellisch, para que adote imediatamente todas as providências necessárias para a revogação da medida, comunicando-se essa Corte, no máximo em 24 horas”, escreveu Moraes.

    Após receber uma comunicação oficial e um pedido de desculpas do fundador do Telegram, Pavel Durov, o ministro definiu prazo de 24 horas para que a plataforma cumprisse quatro pontos ainda pendentes de decisões judiciais anteriores:
    Indicar à Justiça um representante oficial do Telegram no Brasil (pessoa física ou jurídica);

    informar ao STF, “imediata e obrigatoriamente”, as providências adotadas pelo Telegram para “o combate à desinformação e à divulgação de notícias fraudulentas, incluindo os termos de uso e as punições previstas para os usuários que incorrerem nas mencionadas condutas”;

    excluir imediatamente os links no canal oficial de Jair Bolsonaro, no Telegram, que permitem baixar documentos de um inquérito sigiloso e não concluído da Polícia Federal;

    bloquear o canal “Claudio Lessa”, fornecer os dados cadastrais da conta ao STF e preservar a íntegra do conteúdo veiculado nesse espaço.

    Na decisão deste domingo, Moraes confirma que o prazo foi atendido.

    O Telegram foi notificado às 16h44 do sábado e, às 14h45 deste domingo, informou ao STF que tinha concluído as “tarefas” da lista.

    Representante oficial no Brasil

    O Telegram informou ao STF que o advogado Alan Campos Elias Thomaz foi nomeado representante legal da plataforma no Brasil.

    “Alan tem experiência anterior em funções semelhantes, além de experiência em direito e tecnologia, e acreditamos que ele seria uma boa opção para essa posição enquanto continuamos construindo e reforçando nossa equipe brasileira”, escreve o Telegram no posicionamento ao STF.
    “Alan Campos Elias Thomaz tem acesso direto à nossa alta administração, o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do Tribunal e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”, prossegue a empresa.

    Em currículo disponível na internet, consta que o advogado é sócio de uma firma especializada em temas como tecnologia, negócios digitais, privacidade, proteção de dados e propriedade intelectual.
    Medidas contra a desinformação

    O Telegram também relatou ao Supremo Tribunal Federal a adoção de sete medidas para combater a desinformação na plataforma. A lista é formada pelos seguintes pontos, que aparecem detalhados no documento protocolado:

    Monitoramento manual diário dos 100 canais mais populares do Brasil

    Acompanhamento manual diário de todas as principais mídias brasileiras

    Capacidade de marcar postagens específicas em canais como imprecisas

    Restrições de postagem pública para usuários banidos por espalhar desinformação

    Atualização dos Termos de Serviço

    Análise legal e de melhores práticas

    Promover informações verificadas


    Post de Bolsonaro deletado

    Menos de duas horas após ser notificado pelo STF, o Telegram já tinha excluído o post de Bolsonaro. Às 18h30, o canal oficial do presidente na plataforma já tinha sido removido.o:

    Bloqueio de canal com fake news

    O Telegram também informou ao STF ter bloqueado o canal “Claudio Lessa” – que havia sido listado em decisões anteriores de Moraes por estar vinculado à disseminação de fake news no Telegram, mas permanecia no ar até este sábado.
    (Com informações do STF e do G1)

  • Confira os principais eventos da semana dos 250 anos de Porto Alegre

    Confira os principais eventos da semana dos 250 anos de Porto Alegre

    Inicia nesta quarta-feira, 23 de março de 2022,  a Semana dos 250 anos de Porto Alegre”.

    O período será marcado por diversas atrações e eventos promovidos ou realizados com o apoio da prefeitura da Capital.

    A programação completa está disponível no site poa250anos.com.br.

    Veja alguns dos principais eventos

    Dia 23 – Quarta-feira

    Concerto Especial 250 anos no Theatro São Pedro com a Orquestra de Câmara
    – Horário: 18h30
    – Onde: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n)
    Dia 24 – Quinta-feira

    Recital da Fasc com Orquestra Jovem do RS e parceiros
    – Horário: das 19h às 20h
    – Onde: Multipalco Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n)
    Dia 25 – Sexta- Feira

    Homenagem aos Ex-Prefeitos de Porto Alegre no Paço Municipal, com a participação da Banda Municipal.
    Todos os ex-prefeitos de Porto Alegre serão homenageados em um evento solene no Paço Municipal com uma medalha dos 250 anos.
    – Horário: 10h30
    – Onde: Paço Municipal (Praça Montevideo, 10)

    Almoço no Mercado Público oferecido pelos mercadeiros – Uma Paella Campeira para 500 pessoas será servida no Bará do Mercado.
    – Horário: 12h
    – Onde: Mercado Público (Largo Glênio Peres)

    Descerramento de placa em homenagem aos Açorianos na Praça Brigadeiro Sampaio

    Uma placa em homenagem à imigração Açoriana será instalada na primeira praça de Porto Alegre, a Brigadeiro Sampaio, no Centro da Capital.

    O presidente dos Açores estará presente para a homenagem que marca os 250 anos da chegada dos casais açorianos na Capital.
    – Horário: 16h30
    – Onde: Praça Brigadeiro Sampaio (Rua Gen. Portinho)

    Apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre, marcando a reabertura oficial do Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreira.
    A Banda Municipal de Porto Alegre traz um repertorio instrumental de clássicos nacionais e internacionais. O grupo musical é patrimônio da capital gaúcha e teve sua primeira formação no ano de 1925.
    – Horário: 18h
    – Onde: Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307)

    Baile de Debutantes no Parque da Redenção
    Realizado na Redenção, em frente ao espelho d’água. Será a oportunidade de 250 meninas de 15 anos terem um momento marcante nas suas vidas. Os vestidos foram doados através de uma grande campanha realizada. Elas serão recebidas e escoltadas por cadetes do Colégio Militar, alunos do Colégio Tiradentes, do Colégio Militar e do CPOR da Capital.
    – Horário: 19h30
    – Onde: Parque Farroupilha/Redenção (Av. João Pessoa, s / nº)
    Dia 26 – Sábado

    Missa Oficial dos 250 anos de Porto Alegre na Catedral Metropolitana, com o Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler
    – Horário: 9h
    – Onde: Catedral Metropolitana (rua Duque de Caxias, 1.047, Centro)

    Solenidade de Aniversário do Colégio Militar
    O Colégio Militar de Porto Alegre é uma instituição militar de ensino brasileira, voltada ao Ensino Fundamental e Médio. Em 2022 completa 110 anos de sua fundação.
    – Horário: 10h30
    – Onde: Em frente ao Colégio Militar, na Redenção (Av. José Bonifácio, 363)

    Solenidade de entrega do Paço Municipal para a Secretaria da Cultura, apresentações musicais e bolo comemorativo no Largo Glênio Peres

    O Paço Municipal se tornará um grande legado cultural para a cidade como presente de aniversário nos 250 anos. Uma placa marcando a data será inaugurada, além da abertura de uma exposição especial na Sala Aldo Locatelli. A partir dessa data, o Paço vai se chamar Museu de Arte de Porto Alegre.
    – Horário: 11h
    – Onde: Paço Municipal (Praça Montevideo, 10)

    Shows na Rua 26 de Março
    O projeto Porto Alegre é aqui – 250 anos, é uma iniciativa idealizada pela ONG SUVE (Sociedade União da Vila dos Eucaliptos) e tem por objetivo trazer um olhar contemplativo sobre Porto Alegre, mostrando que as periferias também fazem parte da cidade e comemoram o aniversário da Capital.
    – Horário: 14h às 22h
    – Onde: Rua 26 de Março, esquina Estrada Martins Felix Berta
    – Atrações:
    14h – Alma gaudéria / 14h40 – MC PC / 15h – Banda Gospel / 15h20 – UBC. Nayo / 15h40 – Alan ZN / 16h – Oriundos do gueto / 16h20 – Negro Moura / 16h40 – Mister Deco / 17h – Samba do sorriso / 17h20 – Breaking / 17h40 – Strof / 18h – MC PC / 18h20 – D.Trinca / 18h40 – DRUA / 19h – Nego provocante / 19h20 – Terminal 470 / 19h40 – Chappa / 20h – Ticolé / 21h – Pagode Dorinho

    Baile da Cidade – Parque da Redenção
    O evento terá grandes atrações, com destaque para o show nacional de Maria Rita e também para tributo a Cristiano Araújo. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem da festa.
    – Horário: com início às 17h
    – Onde: Parque Farroupilha/Redenção (Av. João Pessoa, s / nº)
    – Atrações:
    17h – Participação da escola de samba – Apresentação Carnaval 2022 (Evandro) + som Dj / 17h30 – DJ Cássia / 18h15 – Banda Municipal com a participação de Isabela Fogaça / 19h – Apresentadores da Rádio 104FM e Liliana Cardoso / 19h15 – André Damaceno / 20h – Maria Rita / 21h30 – DJ cabeção / 22h15 – Tributo a Cristiano Araújo
    Dia 27 – Domingo

    Largada da 18ª Corrida de Aniversário – Edição especial 250 anos de Porto Alegre – Largo Glênio Peres.
    – Horário: 8h
    – Local da largada: Largo Glênio Peres
    – Forma de entrada e participação: inscrições pelo site do Sesc RS

    Evento na Ilha da Pintada com almoço
    Almoço tradicional de tainha na taquara. O embarque será no Gasômetro, no Barco Porto Alegre. Na ilha, será inaugurado o monumento ao Peixe Pintado, além de apresentações culturais açorianas.
    – Horário: 10h embarque no Gasômetro / 11h na ilha
    – Onde: Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551) e Ilha da Pintada (Armazém Z5)
    – Entrada: Ingressos para ida de barco / almoço pago / evento na ilha aberto ao público
    Dia 29 – Terça-feira

    Apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Orla do Guaíba, próximo a Usina do Gasômetro
    O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça e integrante da Força Aérea Brasileira (FAB), fará uma apresentação especial na Capital.
    – Horário: 16h30
    – Onde: Orla do Guaíba, próximo a Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551)
    Dia 30 – Quarta-feira

    Bênção inter-religiosa para Porto Alegre na Redenção
    – Horário: 12h
    – Onde: Parque Farroupilha/Redenção (Av. João Pessoa, s / nº)
    Dia 1º – Sexta-feira

    Evento Carnavalesco da Descida da Borges
    Tradicional Descida da Borges com as escolas de samba da Capital, que antecede os desfiles de Carnaval. O evento terá a entrega da Chave da Cidade para o Rei Momo e sua corte.
    – Horário: a partir das 18h30
    – Onde: Esquina da avenidas Salgado Filho com Borges de Medeiros
    Os eventos divulgados são públicos. Em alguns locais, em razão da capacidade, há restrição no número de pessoas.

  • Sindicato denuncia o desmonte do IPE Saúde e defende independência administrativa

    O IPE Saúde divulgou na quinta-feira, 17, nota de esclarecimento em resposta à ameaça de suspensão de credenciamento pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL). Os hospitais reclamam do atraso de pagamento dos serviços.

    Segundo Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), a medida faz parte do “desmonte do IPE Saúde,  que faz parte da política de desmonte de Eduardo Leite e de outros governadores”.

    “Deixa evidente o total descaso com o servidor público, com a saúde dos trabalhadores e com a saúde pública”.

    Desmantelar o maior prestador de serviço de saúde do Rio Grande do Sul, que atende a quase um milhão de pessoas, é gerar sobrecarga ao sistema público.

    O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) vem se articulando com outros sindicatos e entidades pelo fortalecimento do IPE Saúde.

    Defende a cobrança dos devedores do Instituto, cujo passivo ultrapassa R$ 3,4 bilhões (levantamento de 2013) e a ampliação da receita, com a reposição da inflação do salário dos servidores.

    O sindicato também cobra a devolução ou o pagamento dos 214 imóveis que serviam de fundo de reserva, apropriados pelo governo Eduardo Leite.

    “É preciso garantir a independência administrativa e financeira, com aplicação de todos os recursos de usuários e por parte do Estado no IPE Saúde. Chega de desmonte, chega de retrocesso, chega de ataque à saúde pública”.

     

    (Com informações de Assessoria de Comunicação SINTERGS)

     

  • Aumento dos juros não controla inflação e tem impacto na renda e no emprego

    Aumento dos juros não controla inflação e tem impacto na renda e no emprego

    Ivanir Bortot

    É duvidoso que o aumento das taxas de juros arbitrada na quarta, 16, pelo Banco Central, seja suficiente para controlar a inflação em 2022.

    A dúvida está explicitada no comunicado do Copom (Comitê de Política Monetária), que aumentou em 1 p.p. a Taxa Selic.

    A taxa, que passou de 10,75% para 11,75%, é a maior desde de abril de 2017, quando chegou a 12,25% – recorde que logo será superado, pois o Copom vai subir ainda mais a Selic.

    O certo, no entanto, é que a economia, quase estagnada, terá uma queda acentuada, com perda de renda para os trabalhadores e aumento do desemprego.

    O Banco Central anunciou um aumento de 1 p.p. de imediato na Taxa Selic e outro de mais 1 p.p. na próxima reunião em maio. O objetivo é tentar sinalizar ao mercado seu esforço de controlar os preços e buscar suavizar os impactos sobre a atividade econômica.

    A taxa de juros anual a partir desta quinta, 17, passa para 11,75% e, em maio, será de 12,75%, ou seja, 0,5 p.p. acima do que havia sinalizado ao mercado, que deverá ser mantida neste patamar durante 2022.

    Só em 2023 é que os juros deverão cair gradualmente para 8,75%.

    Quando a eleição chegar…

    Os impactos destes dois aumentos de juros sobre a economia serão mais fortes nos meses das eleições presidenciais, no segundo semestre deste ano, quando o presidente Jair Bolsonaro tentará novo mandato presidencial para permanecer mais quatro anos.

    Protestos contra a inflação, indicador de economia disfuncional e que atinge toda a população, sobretudo os mais pobres

    A queda dos preços, o controle da inflação e a retomada do crescimento são bandeiras que seriam usadas pelo ministro da economia, Paulo Guedes, em busca de votos para seu chefe, Jair Bolsonaro.

    As pesquisas eleitorais indicam que, para 43% dos eleitores, o comportamento da economia é decisivo na escolha do candidato. O tempo hoje corre contra o governo Bolsonaro.

    Faltando apenas sete meses para as eleições, os efeitos monetários conseguiriam trazer os preços para baixo? A economia poderia voltar a crescer, gerando renda e empregos?

    A eficácia tão necessária deste remédio amargo dos juros foi sendo minada ao longo dos últimos anos pela visão equivocada do próprio governo ao não levar a sério a questão fiscal, sem falar da instabilidade política que afugentou investidores e provocou desvalorização do real.

    Hoje, faz falta ao BC um maior controle do gasto público e um câmbio equilibrado, responsabilidades do Executivo Federal. Se o comportamento destas duas âncoras fossem favoráveis, os efeitos saneadores dos aumentos das taxas de juros seriam mais rápidos para ajustar a economia.

    E o FED jogando contra 

    O aumento da taxas de juros nos Estados Unidos anunciada na terça, 15, pelo Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos EUA, de 0,25% para 0,50%, e com sinais de que lá os juros pedem chegar a 2,0% com os próximos aumentos, terá impacto sobre o fluxo de recursos ao Brasil.

    Ao contrário de nosso País, os Estados Unidos estão com inflação de 7,5% devido a um forte crescimento da sua economia, refletindo aumento do consumo.

    Federal Reserve (Fed) – Foto Reprodução/Internet

    O Fed pretende retirar dólares da sua economia com emissão de títulos públicos. Os dois movimentos devem contribuir para valorização do dólar norte-americana diante de outras moedas, como o real. Isto deverá afetar os investimentos no Brasil, apesar das nossas taxas de juros nas alturas serem muito atrativas. Importante lembrar que com estes nossos juros na alturas o custo da rolagem da nossa dívida pública pelo Tesouro Nacional aumenta, assim como o estoque da dívida. O quadro agrava-se diante de um cenário fiscal deteriorado.

    O que diz o BC

    Veja a seguir os argumento do comunicado emitido pelo Copom no começo da noite desta quarta, 16:

    A inflação ao consumidor seguiu surpreendendo negativamente. Essa surpresa ocorreu tanto nos componentes mais voláteis como nos itens associados à inflação subjacente;
    As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação;
    As expectativas de inflação para 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 6,4% e 3,7%, respectivamente;
    No cenário de referência, com trajetória para a taxa de juros extraída da pesquisa Focus e taxa de câmbio partindo de USD/BRL 5,05*, e evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC), as projeções de inflação do Copom situam-se em 7,1% para 2022 e 3,4% para 2023. Esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 12,75% em 2022 e reduz-se para 8,75% a.a. em 2023. Nesse cenário, as projeções para a inflação de preços administrados são de 9,5% para 2022 e 5,9% para 2023. Adota-se a hipótese de bandeira tarifária “amarela” em dezembro de 2022 e dezembro de 2023; e
    Diante da volatilidade recente e do impacto sobre as projeções de inflação de sua hipótese usual para o preço do petróleo em USD**, o Comitê decidiu adotar também, neste momento, um cenário alternativo. Nesse cenário, considerado de maior probabilidade, adota-se a premissa na qual o preço do petróleo segue aproximadamente a curva futura de mercado até o fim de 2022, terminando o ano em US$100/barril e passando a aumentar dois por cento ao ano a partir de janeiro de 2023. Nesse cenário, as projeções de inflação do Copom situam-se em 6,3% para 2022 e 3,1% para 2023.
    O Comitê ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções. Por um lado, uma possível reversão, ainda que parcial, do aumento nos preços das commodities internacionais em moeda local produziria trajetória de inflação abaixo dos seus cenários.

    Por outro lado, políticas fiscais que impliquem impulso adicional da demanda agregada ou piorem a trajetória fiscal futura podem impactar negativamente preços de ativos importantes e elevar os prêmios de risco do país.

    Apesar do desempenho mais positivo das contas públicas, o Comitê avalia que a incerteza em relação ao arcabouço fiscal mantém elevado o risco de desancoragem das expectativas de inflação, mas considera que esse risco está sendo parcialmente incorporado nas expectativas de inflação e preços de ativos utilizados em seus modelos. O Comitê segue considerando uma assimetria altista no balanço de riscos.

    O Copom (Comitê de Política Monetária), que aumentou ontem mais uma vez a Taxa Selic, referência dos juros para todo o País, já antecipou novo aumento daqui a 45 dias – Foto: Beto Nociti / BC

    Considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 11,75% a.a. O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos-calendário de 2022 e, principalmente, o de 2023. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.

    O Copom considera que, diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista.

    A atuação do Comitê visa combater os impactos secundários do atual choque de oferta em diversas commodities, que se manifestam de maneira defasada na inflação. As atuais projeções indicam que o ciclo de juros nos cenários avaliados é suficiente para a convergência da inflação para patamar em torno da meta ao longo do horizonte relevante. O Copom avalia que o momento exige serenidade para avaliação da extensão e duração dos atuais choques. Caso esses se provem mais persistentes ou maiores que o antecipado, o Comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário. O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.

    Para a próxima reunião, o Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.

  • Telegram bloqueado por ignorar ordem judicial, disseminar fake news e facilitar crimes

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (18), o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil. As plataformas digitais e provedores de internet ficam obrigadas e suspender o aplicativo no país. A decisão decorre de um pedido da Polícia Federal.

    Plataformas e provedores estão sendo notificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cumprir a ordem. O Telegram também deve ser retirado das lojas iOS e Android de aplicativos.

    Horas depois apareceu Pavel Durov, fundador do Telegram, pedindo adiamento do bloqueio. Alegou que o STF teria usado um email antigo, por isso não foi respondido – um argumento grosseiro, para um negócio desse tamanho. O STF manteve a o bloqueio até terça-feira (22).

    O aplicativo é originário da Rússia, mas sua sede fica nos Emirados Árabes e a empresa não tem representação no Brasil. O Telegram ignorou o acordo assinado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e plataformas de redes sociais para combater a disseminação de fake news, especialmente  durante as eleições de outubro. Participam do compromisso Google, WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok e Kwai. Só o Telegram não participou e nem sequer respondeu os convites do TSE e autoridades brasileiras.

    A família Bolsonaro tem 1,3 milhão de seguidores no Telegram. Destes, só do presidente constam 1,1 milhão. Também contou para a decisão do STF o retorno do blogueiro Allan Santos, que havia sido banido em fevereiro.

    Recente reportagem do Fantástico mostrou como correm livremente pelo Telegram crimes como venda ilegal de armas e pronografia infantil.

    Fontes: G1, Fórum, RBA e os jornais

  • China volta a adotar confinamentos para conter novos surtos de Covid

    China volta a adotar confinamentos para conter novos surtos de Covid

    A vice-premiê chinesa, Sun Chunlan, pediu neste sábado que as regiões que estão sofrendo com graves surtos epidêmicos zerem os casos de Covid-19 o mais rápido possível.

    Sun, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez o pedido em uma teleconferência nacional do mecanismo conjunto de prevenção e controle da COVID-19 do Conselho de Estado.

    A China registrou neste domingo 3.939 casos de Covid-19 em 24 horas, o número mais alto em dois anos, informou a Comissão Nacional de Saúde. A população de várias cidades foi confinada por causa de surtos relacionados à variante Ômicron.

    A cidade de Shenzhen, um polo tecnológico no Sul do país, entrou em confinamento, após registrar 66 novos casos de coronavírus As autoridades pediram aos 17 milhões de habitantes da cidade, que abriga as gigantes tecnológicas Huawei e Tencent, que permaneçam em casa.

    Além de Shenzhen, também já foram fechadas escolas em Xangai e confinados habitantes de cidades no Nordeste do país, onde 19 províncias enfrentam surtos provocados pela variante Ômicron e Delta do coronavírus. O país é o único que mantém hoje uma política de Covid zero, que visa eliminar completamente todos os focos que surgem da doença.

    A vice-premiê exigiu medidas resolutas para controlar os surtos o mais rápido possível.

    Esforços devem ser feitos para expandir a cobertura dos testes de ácido nucleico, acelerar a triagem epidemiológica e o transporte e isolamento de pacientes e aplicar medidas de quarentena de maneira rigorosa, apontou Sun.

    Deve ser dada prioridade máxima à prevenção de casos importados, com portas de entrada como áreas-chave e áreas sujeitas ao gerenciamento de circuito fechado como o principal elo, acrescentou.

    Sun também pediu às escolas que reforcem o monitoramento diário da saúde, aumentem a proporção de testes aleatórios de ácido nucleico e se protejam contra focos de infecção.

    A parte continental da China registrou neste domingo 1.807 casos de COVID-19 transmitidos localmente no sábado, informou a Comissão Nacional de Saúde neste domingo.

    A China, onde o coronavírus foi identificado primeiro, mantém uma política de confinamentos, restrições de viagem e testes em massa quando são detectados focos de infecção.

    O país registra um número total de casos e mortes muito menor do que o da maioria das nações, com 113 mil infecções e apenas 4.600 óbitos em mais de dois anos de pandemia. Mais de 80% de sua população estão vacinados.

    (Com informações da Xinhua e O Globo)