Autor: da Redação

  • Funcionários públicos do RS perderam metade do poder de compra nos últimos sete anos

    Funcionários públicos do RS perderam metade do poder de compra nos últimos sete anos

    Na véspera do  Dia do Servidor, 28 de outubro, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgou  um estudo sobre as perdas salariais dos funcionários públicos estaduais no Rio Grande do Sul, com os programas de ajuste fiscal.

    A conclusão principal: em sete anos (2014/2021), o funcionalismo  estadual perdeu quase metade do seu poder de compra.

    Feito a pedido do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), o  estudo mostra que o salário de especialistas  em saúde, analistas de projetos e políticas públicas e extranumerários encolheu 48,3% em sete anos, considerando a inflação medida pelo IPCA/IBGE.

    Estes profissionais atuam em praticamente todas as áreas do governo, como Saúde, Agricultura, Obras, Planejamento, Turismo, Cultura e Meio Ambiente.  Sua situação é um indicador do quadro geral.

    “Quando o governador Eduardo Leite diz que colocou as contas do Estado em dia, esconde que foi em cima do sacrifício e do confisco do salário dos servidores. O governo está estrangulando a renda dos trabalhadores que executam as políticas públicas do Estado”, afirma Antonio Augusto Medeiros, presidente do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs).

    Além da perdas pela inflação, os funcionários públicos ainda amargaram atrasos e salários parcelados durante seis anos.

    Enquanto isso, a cesta básica, o óleo de soja subiu 217,5% entre 2014 e 2021, tendo a maior alta entre os alimentos essenciais.

    A carne teve aumento de 116,3%, o arroz, 100%, e o feijão, 92%.

    A alta de preços destes itens contribuiu para a elevação de 96,2% no valor da cesta básica, ainda considerando a mesma base de comparação.

    Entre os itens essenciais do orçamento familiar, a cesta básica foi o terceiro indicador que mais subiu de preço em sete anos.

    Os servidores, além de não ter nenhum tipo de reajuste, perderam progressões na carreira que poderiam reduzir, pelo menos em parte, as perdas.

    (Com informações da Assessoria de Imprensa)

  • Reforma ou demolição? Laudo que vai dar a resposta sobre o Esqueletão custará R$ 225 mil

    Reforma ou demolição? Laudo que vai dar a resposta sobre o Esqueletão custará R$ 225 mil

    Começaram nesta terça-feira, 26/10, as inspeções que definirão o futuro do prédio mais emblemático do centro de Porto Alegre, o Esqueletão, defronte da praça XV de Novembro, no coração da cidade..

    Há duas opções : a demolição ou recuperação do prédio.

    O laudo será feito pelo Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho vai custar R$ 255 mil,  conforme o contrato firmado entre a prefeitura e a Universidade..

    Serão realizados levantamentos, ensaios de campo e vistorias que incluem o uso de equipamentos como drones. O início dos trabalhos se dá um mês após a saída dos últimos lojistas e moradores que ainda ocupavam o prédio.

    As famílias que permaneciam no Esqueletão foram encaminhadas a vagas em pousadas, até que estejam devidamente cadastradas para recebimento do auxílio moradia.

    Dos 19 pavimentos, quatro eram ocupados. No térreo funcionavam as lojas. O primeiro, segundo e terceiros andares eram utilizados para moradia.

    De acordo com um laudo assinado por engenheiros da prefeitura em 2018, o prédio oferecia risco de grau crítico aos ocupantes o que era contestado pelos moradores e lojistas.

    *Com informações da Prefeitura.

  • Trecho 3 da orla será liberado, mas quem quiser utilizar as quadras terá que agendar

    Trecho 3 da orla será liberado, mas quem quiser utilizar as quadras terá que agendar

    Com um ano de atraso o trecho 3 da Orla do Guaíba será inaugurado neste sábado, dia 23.  Depois de meses fazendo testes nas pistas de skates e dos últimos retoques o espaço com cerca de 15 hectares estará liberado para o público.

    O acesso segundo a Prefeitura será gratuito mas quem quiser utilizar uma das 29 quadras esportivas disponíveis terá de agenda via internet pelo site   agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br

    Neste portal, os usuários poderão verificar as quadras e horários disponíveis para o uso.

    No trecho tem estacionamento para 150 veículos, estruturas de apoio à prática de esportes, ciclovia, iluminação em LED, arborização, três bares e a maior pista de skate da América Latina.

    A prefeitura está mobilizada, com suas equipes de segurança, limpeza urbana, mobilidade, vigilância sanitária, entre outras, para garantir serviços públicos para quem vai usufruir do novo espaço. No que se refere à segurança, foram instaladas 32 câmeras de monitoramento e estão previstas rondas e vigilância permanente da Guarda Municipal e Brigada Militar.

  • Ex-assessor da Prefeitura é um dos envolvidos nas agressões a vereadores

    Ex-assessor da Prefeitura é um dos envolvidos nas agressões a vereadores

    Um dos protagonistas do tumulto ocorrido na tarde de quarta-feira, 20/10, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Antônio Henrique Antunes Bertolin, foi servidor municipal, CC5, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). Ele ficou apenas dois meses no cargo, sendo exonerado no dia 7 de outubro deste ano.

    As fotos e vídeos mostram Bertolin aos socos com vereadores e assessores.

    Uma denúncia será feira pelos atingidos por ele e outros manifestantes, que ofenderam e hostilizaram vereadores. Bertolin também já foi servidor da Câmara de Vereadores, quando exercia Cargo em Comissão no gabinete do ex- vereador Wambert Di Lorenzo.

    Nota da Prefeitura  

    “A prefeitura informa que Antônio Henrique Antunes Bertolin, citado em postagens nas redes sociais como um dos manifestantes dos atos violentos ocorridos nesta quarta-feira, 20, na Câmara de Vereadores, não faz parte do quadro de servidores do município.

    Antônio havia sido nomeado em agosto deste ano e foi exonerado no dia 1º de outubro por não cumprir suas atividades. O desligamento foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) do dia 6 deste mês.”

  • BRDE já liberou mais de R$ 100 milhões em programa de crédito especial para mulheres

    BRDE já liberou mais de R$ 100 milhões em programa de crédito especial para mulheres

    Lançado há seis meses pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o programa de crédito especifico para mulheres empreendedoras já superou a marca de R$ 106 milhões de operações aprovadas.

    Nesse período, o banco liberou 430 pedidos nos três Estados do Sul, beneficiando empresas de todos os portes.

    Apenas no Rio Grande do Sul, o BRDE contabiliza R$ 43 milhões em financiamentos autorizados, em especial para os setores do comércio e serviços.

    “O resultado demonstra que as mulheres são participantes ativas da comunidade de negócios e oferecem relevante contribuição para o desenvolvimento da região.

    O programa traz impactos econômicos e sociais, reduz a desigualdade no acesso ao crédito, uma meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Apoiar o empreendedorismo das mulheres significa inserção social, mais riqueza e renda para o Sul.”, afirma a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos.

    Com a finalidade de apoiar empresas que tenham mulheres no comando (ou com mínimo de 40% de sócias) e produtoras rurais, o BRDE Empreendedoras do Sul oferece financiamento para investimentos fixos e capital de giro.

    Além de criar um produto de credito específico para as mulheres, internamente a instituição atua de maneira objetiva em favor da diversidade na sua governança. Há poucos dias, o BRDE se tornou o primeiro banco de fomento do país a receber o selo Women On Board, conferido a companhias com no mínimo duas mulheres com assento no Conselho de Administração. Pouco mais de 60 empresas do Brasil têm esse reconhecimento por estimular o aumento de participação das mulheres em cargos de liderança e conselhos. A instituição reúne três mulheres no Conselho de Administração, elas que respondem por mais de 30% dos postos de liderança no banco.

    Fonte: Ascom BRDE

  • Prefeitura anuncia que coleta do lixo foi retomada em 18 bairros; confira

    Prefeitura anuncia que coleta do lixo foi retomada em 18 bairros; confira

    Os trabalhadores da empresa Litucera Limpeza e Engenharia retornaram às atividades na manhã desta segunda-feira, 18.

    A Litucera é uma empresa de São Paulo, contratada em junho pela prefeitura para coleta de lixo em Porto Alegre.

    Os trabalhadores suspenderam a coleta no sábado, alegando atraso no pagamento do vale alimentação.

    Segundo nota da assessoria, “antes das 8h, toda a frota que faz a coleta da manhã já havia saído da garagem da empresa, que fica no bairro Sarandi”. Cerca de 60 caminhões foram às ruas nesta manhã, sendo três funcionários por caminhão.

    Durante o dia, 69 caminhões atuam na coleta domiciliar e, durante a noite, 21 veículos fazem o serviço.

    A prefeitura efetuou na manhã desta segunda o pagamento de R$ 500 mil para a empresa, que irá repassar aos funcionários. A expectativa é que até esta terça-feira, 19, a coleta esteja normalizada.

    Bairros a serem atendidos nesta segunda:

    Santa Teresa
    Glória
    Camaquã
    Bom jesus
    Agronomia
    Teresópolis
    Cavalhada
    Restinga
    Pinheiro
    São José
    Aparício Borges
    Ipê
    Ceder
    Jardim Carvalho
    Belém velho
    Cascata
    Cefer
    Leopoldina

     

  • Professores da rede estadual protestam contra sete anos de arrocho salarial no RS

    Professores da rede estadual protestam contra sete anos de arrocho salarial no RS

    Mesmo com chuva, professores da rede estadual foram às ruas nesta sexta, 15,  protestar contra o arrocho salarial que énfrentam desde 2015.

    O salário dos professores  no Rio Grande do Sul já perdeu 46% do seu poder de compra nos últimos sete anos.

    Só nos oito meses de governo Leite a perda supera 16%, segundo nota técnica da bancada do Partido dos Trabalhadores, com base em indicadores oficiais.

    Segundo a análise, mais da metade (52,4%) dos Servidores de Escola Ativos precisam receber “completivo”, para alcançar o mínimo regional.

    Anunciado na véspera, o programa Avançar Educação, do governo do Estado, prevê investimentos de pelo menos R$ 1 bilhão até o final de 2022. Mas ignora a questão salarial.

    Os recursos serão aplicados na reforma de escolas, compra de equipamentos (chromebooks, por exemplo), salas de informática e treinamento de professores.

    Parte do dinheiro virá do orçamento da Educação, parte das privatizações de estatais.

    A explicação do governo para deixar de fora a questão salarial é que “não pode criar despesas permanentes com recursos extraordinários, que não se repetirão no ano seguinte”.

    Segundo a nota do governo “ o tema dos salários será tratado quando se definir qual será o piso válido para 2021, já que o mínimo nacional do magistério é a base do plano de carreira”.

    Pela regra atual de correção, o reajuste será de 31,3% e elevará o piso para R$ 3.789 por 40 horas de trabalho. Se vingar esse valor, o impacto na folha de pagamento do Estado será de R$ 1,3 bilhão no ano.

    Nota Técnica aponta que perdas chegam a 46,1%

    Uma equipe da assessoria técnica da bancada do Partido dos Trabalhadores, produziu um documento de análise da questão salarial e a carreira profissional dos professores da rede pública estadual no Rio Grande do Sul.

    Principais conclusões:

    • Trabalhadores em educação das escolas estaduais do Rio Grande do Sul estão há sete anos com salários congelados. Perdas chegam a 46,1% desde o Governo Sartori (01/2015 a 08/2021) e a 16,7% somente no Governo Leite (01/2019 a 08/2021).

    • Servidores de escola precisam receber um completivo para chegar ao Salário-Mínimo Regional (52,4% dos Servidores de Escola Ativos recebem completivo).

    • O último reajuste concedido aos professores foi em novembro de 2014, na gestão Tarso Genro.

    • A justificativa de Eduardo Leite para manter o congelamento salarial dos professores é o ajuste fiscal.

    • A Educação responde hoje por 66,4% dos vínculos do Poder Executivo (Administração Direta) e representa apenas 36,5% da folha.

    • Os governos Sartori e Leite reduziram drasticamente o número de Trabalhadores da Educação e não realizaram nenhum concurso para repor aposentadorias e exonerações: são 24.771 Professores e Servidores a menos desde o final de 2014.

    • Enquanto o número de contratados aumenta, o número de Efetivos (concursados) reduz drasticamente. Eram 70.958 Efetivos em final de 2014 e hoje são apenas 42.930.

    Os Efetivos representam apenas 57,4% do total de Professores e Servidores (em 2014, eram 71,3%).

    As despesas de pessoal da Secretaria da Educação com ativos e inativos vêm diminuindo em termos reais (descontada a inflação) desde 2015, quando foi de R$ 10,3 bilhões em valores atuais corrigidos pelo IPCA.

    Se as despesas de pessoal tivessem se mantido nos mesmos valores reais de 2015, sem aumento acima da inflação, o governo Leite deveria ter aplicado R$ 5,36 bilhões a mais no pessoal da Educação entre 2019 e agosto de 2021

    Dados ganizados por Vera Amaro, Elton Scapini, Aniger de Oliveira, Jorge Ussan – Assessoria da Bancada do PT/AL – Em 14 de outubro de 2021

    Nota%20Técnica%20-%20Governo%20Leite%20-%20O%20que%20não%20avança%20na%20Educação%20(2).pdf

     

  • Porto Alegre 250 Anos: Mercado Público estará pronto para a festa?

    Porto Alegre 250 Anos: Mercado Público estará pronto para a festa?

    Em audiência pública na Assembléia Legislativa,  permissionários, consumidores e gestores públicos reunidos para discutir a situação do Mercado Público Central de Porto Alegre chegaram a um preocupante consenso: à véspera dos 250 anos da cidade não há um plano para recuperar o prédio centenário, que é tombado pelo patrimônio histórico nacional.

    Restam pouco mais de cinco meses para a festa, em março de 2022.

    O prédio original do Mercado Central, de 1869. Foto: Reprodução.Atingido por um incêndio em julho de 2013,  o prédio, um dos mais antigos da cidade,  não voltou ao normal desde então: o segundo andar está fechado e parte das bancas transferidas para o térreo do Mercado, espremidas entre os outros comerciantes.

    O custo da reforma,  aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham): R$ 19 mlhões à época.  Uma parte, R$ 9 milhões, chegou a ser liberada mas os R$ 10 milhões  restantes nunca apareceram.

    A audiência pública na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, foi uma iniciativa da deputada Sofia Cavedon (PT) e mostrou que “não existe ainda uma luz no fim do túnel depois de quase uma década de indefinições”.

    O retrospecto feito pela  presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Adriana Kauer, mostrou que as indefinições remontam a 2005, quando se rompeu uma parceria para a administração do local, entre o poder público e os permissionários.

    Naquele ano, conforme Adriana, a prefeitura teria rompido essa parceria sem realizar os últimos aportes que lhe cabiam, o que teria resultado em dívidas trabalhistas com os funcionários.

    “Naquela época, o piso era encerado todos os dias”, contou, explicando que a Associação contratava os funcionários e os próprios mercadeiros controlavam se os serviços estavam sendo bem feitos.

    O secretário Cezar Schirmer, responsável pela revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre, tem garantido que até março, quando a cidade completa  os 250 anos, o Mercado Público estará recuperado.

    A prefeitura, segundo ele, vai restabelecer a parceria com os permissionários para administrar o mercado, mas vai contratar uma empresa especializada para gerir o contrato.

    O secretário-adjunto da Secretaria de Parcerias de Porto Alegre, Jorge Murgas, disse na audiência que a restauração do Mercado Público é uma prioridade do prefeito Sebastião Melo (MDB).

    A intenção é estar com o mercado que é um dos ícones da cidade em pleno funcionamento em março de 2022, data dos 250 anos.

    Mas ainda não há um cronograma: um chamamento público para doação de tintas e materiais para restauro e recuperação da fachada externa não teve nenhum retorno.

    (LEIA MAIS: https://www.jornalja.com.br/economics/segundo-andar-do-mercado-publico-continua-fechado-quase-uma-decada-depois-do-incendio/)

     

     

  • Presidente do Banco Central alerta para importância do controle fiscal

    O Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem toda a razão de andar preocupado com o peso do aumento dos preços administrados e do endividamento público na execução da política monetária.

    O aumento generalizado dos preços subtrai o poder de compra da moeda e o descontrole fiscal reduz o efeito do aumento das taxas de juros na busca de uma inflação dentro da meta.

    Roberto Campos Neto tem usado muitos argumentos nos últimos dias, em vários eventos públicos, alertando para a importância do controle fiscal, que depende do ministro da Economia, Paulo Guedes, e, igualmente, para as limitações que ele (o BC) tem no comando da política monetária.

    “A credibilidade é super importante. Eu sempre dizia que o Banco Central não era o piloto, que o fiscal era o piloto. O fiscal é muito importante no momento para ganhar credibilidade e poder aumentar a transmissão da política monetária”, disse Campos Neto.

    O presidente do BC diz ainda que se a instituição agir com credibilidade, mesmo em ambiente de juros altos, pode proporcionar melhoras nas condições de financiamento dos bancos para a população e as empresas.

    “Às vezes sobe os juros curtos, mas num movimento de muita credibilidade o que acontece é que juros longos caem”, disse, ao mencionar que, se a política fiscal também for confiável, isso ajuda a manter os juros de longo prazo sob controle. (Ivanir José Bortot)

     

  • Porto Alegre vai sediar feira internacional de inovação em 2022

    Porto Alegre vai sediar feira internacional de inovação em 2022

    Era o começo da manhã quando Porto Alegre foi anunciada como sede de uma das maiores feiras de inovação da Europa, a South Summit.

    Ao lado do governador Eduardo Leite e do prefeito Sebastião Melo, a presidente e fundadora do evento,  María Benjumea, confirmou a escolha da capital gaúcha.

    A comitiva tinha isso como um dos principais objetivos.

    A feira reúne empreendedores, investidores, startups e corporações do mundo todo.

    A expectativa é que isso  reverta bilhões em negócios para Porto Alegre e para o Estado. A edição neste ano estima que cerca de US$ 130 bilhões sejam movimentados entre investimentos e acordos.

    RS no cenário da inovação – Com mais de 1 mil startups e 15 parques tecnológicos, o Rio Grande do Sul é um dos líderes da transição para a economia digital na América do Sul. Os 11 milhões de habitantes vivem em uma região com os melhores IDHs e rendas per capita do país.

    Em Porto Alegre, florescem hubs como o Instituto Caldeira, fundado por 39 grandes corporações da região. O movimento “Pacto Alegre” reúne os setores público, privado, sociedade civil e universidades em uma articulação para promover a inovação e o empreendimento. Se destacam scaleups como a Zenvia (com recente IPO na bolsa Nasdaq), as fintechs Nelogica, Warren e Getnet, o primeiro unicórnio brasileiro, vendido para o Santander em 2014.

    O estado conta ainda com a Aliança para Inovação, que compreende as universidades UFRGS, PUC, Unisinos e seus respectivos parques tecnológicos, reconhecidos nacionalmente, sede de unidades de várias tech companies internacionais, além da 4all, uma das maiores venture builders da América Latina. O RS também é conhecido por ter sediado grandes eventos internacionais, como o Fórum Social Mundial, o Fórum Internacional Software Livre e a Copa do Mundo 2014.

    Comitiva – Além do prefeito, integram a comitiva os secretários municipais do Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Comunicação, Luiz Otávio Prates e o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann. O coordenador do Pacto Alegre e futuro secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva, também participa da missão.