Autor: da Redação

  • Lançamento do calendário dos 250 anos de Porto Alegre teve festejos e bate-boca

    Lançamento do calendário dos 250 anos de Porto Alegre teve festejos e bate-boca

    Nem só festas e apresentações marcaram o lançamento da agenda de atrações dos 250 anos de Porto Alegre, neste domingo no Parque da Redenção.

    A jornalista Rosane de Oliveira, relatou na Zero Hora,  o descontentamento do prefeito Sebastião Melo frente aos protestos de sindicalistas e outros movimentos de esquerda.

    Segundo o  Sul21, houve bate boca entre  apoiadores da vereadora Comandante Nádia (DEM) estudantes secundaristas e que também protestavam enquanto o prefeito discursava.  Uma acusação de agressão de um estudante foi feita contra  a vereadora.

    Na Tribuna da Câmara, Nádia deu a sua versão dos fatos. Disse que “pessoas que foram à Redenção fazer arruaça” e que foi provocada por um dos manifestantes que “se disse estudante”. “Quero ver se é estudante mesmo, se tem matrícula e assiduidade” indagou a parlamentar.

    Logo após os discursos das autoridades e em meio as  vaias dos manifestantes, iniciaram-se as apresentações musicais com Fernando Pratti no saxofone, Genésio da Redenção no bandolim, Hique Gomes e Victor Hugo, cantando músicas de Porto Alegre, e a apresentação da Escola de Samba da Restinga.

    Vídeos num telão mostraram os diversos pontos positivos da Capital e ressaltaram nossa diversidade cultural, gastronômica, turística, inovação, saúde, além do Centro Histórico. Foi apresentado também o selo comemorativo.

    Calendário terá mais de duzentas atrações

    A programação desenvolvida durante dois meses pela Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre conta com mais de 200 atrações, de 26 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2022.

    São eventos dos mais variados, produzidos pela prefeitura, organizações sem fins lucrativos e iniciativa privada.

    Esporte, lazer, cultura, turismo, educação, inovação e desenvolvimento social e econômico são os principais eixos da programação durante o período de comemoração.

    Segundo o secretário Rogério Beidacki, a programação quer envolver toda a comunidade e ajudar a fortalecer a relação dos porto-alegrenses com a cidade.

    “Temos eventos para todos os públicos, para todas as idades e todas as classes sociais. Nesses 250 anos, queremos aproximar ainda mais o cidadão da Capital e aumentar o orgulho pela nossa Porto Alegre”, disse.

     

  • Laçador: retirada da estátua para restauração pode indicar mudança definitiva do monumento para outro local

    Laçador: retirada da estátua para restauração pode indicar mudança definitiva do monumento para outro local

    Monumento Histórico desde 2001, a estátua do Sítio do Laçador será removido na próxima terça feira, dia 29, onde passará por uma restauração por no mínimo quatro meses.

    Depois desse período a estátua pode, inclusive, ser instalada em outro lugar. O debate interno entre autoridades já acontece. Publicamente o prefeito Sebastião Melo já defendeu a troca da estátua para outro local.

    A preparação para a remoção começou nesta quinta-feira com a preparação do canteiro de obras.

    Uma cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal ocorre na segunda-feira, 27, às 14h, com a presença do prefeito Sebastião Melo para marcar o início da revitalização.

    O projeto é realizado pelo Sinduscon, pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil e conta com a prefeitura como correalizadora. O custo total de realização da obra é de R$ 900 mil, sendo R$ 810 mil captados através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado, e R$ 90 mil de aporte da Prefeitura de Porto Alegre. A revitalização conta ainda com o patrocínio da Gerdau e Sulgás e apoio da JOG Andaimes, Elevato e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

  • Precatórios: Estado planeja pagar R$2,1 bi em 2022

    Precatórios: Estado planeja pagar R$2,1 bi em 2022

    O Governo do Estado anunciou na semana passada, durante a entrega do Plano de Pagamento dos Precatórios do Rio Grande do Sul para 2022, a estimativa de quitar R$ 21,bi em precatórios

    O governador Eduardo Leite se reuniu na tarde da sexta-feira, dia 24, no Palácio da Justiça, com o presidente do Tribunal de Justiça (TJRS), desembargador Voltaire de Lima Moraeso, para tratar sobre o  tema.

    A dívida do Estado em precatórios gira em torno dos R$ 16,5 bilhões.

    O valor para projetado para 2022 é maior que  2019 e 2020 juntos quando o governo quitou R$ 975 milhões e R$ 612,6 milhões respectivamente.

    “Assumimos o Estado com salários parcelados e atrasados, compromissos com hospitais, serviços de saúde e municípios em atraso, os quais não só colocamos em dia, como estamos pagando dívidas que havia nestas frentes, e não deixamos mais atrasar, graças às reformas e medidas que aprovamos. Agora, com as receitas extraordinárias que obtivemos com privatizações, estamos dando vazão a demandas reprimidas, em obras e serviços para a população. Porém, ainda temos de encarar duas grandes dívidas de longo prazo, que são a dívida com a União, para a qual estamos trabalhando no Regime de Recuperação Fiscal, e precatórios, que queremos encaminhar solução”, afirmou o governador.

     

  • Prefeitura inicia celebração dos 250 anos de Porto Alegre neste domingo na Redenção

    Prefeitura inicia celebração dos 250 anos de Porto Alegre neste domingo na Redenção

    Será lançado neste domingo, dia 26, o calendário oficial de eventos e o selo comemorativo dos 250 anos de Porto Alegre.

    O evento será na Redenção, às 11h, junto ao Monumento do Expedicionário  e  contará com a participação do prefeito, Sebastião Melo, de secretários municipais, autoridades locais e atrações musicais.

    Rogério Beidacki, o secretário extraordinário para os 250 anos, comentou à respeito da programação: “Temos eventos para todos os públicos, para todas as idades e todas as classes sociais. Nesses 250 anos queremos aproximar ainda mais o cidadão da Capital e aumentar o orgulho pela nossa Porto Alegre”.

    A agenda foi desenvolvida durante dois meses pela prefeitura, através da Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre, e conta com mais de 200 atrações que vão de 26 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2022. São eventos dos mais variados, produzidos pela prefeitura, organizações sem fins lucrativos e iniciativa privada. Todos terão o selo comemorativo e o apoio da prefeitura na realização. Esporte, lazer, cultura, turismo, educação, inovação e desenvolvimento social e econômico são os principais temas a serem abordados durante o período de comemoração.

    No domingo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promoverá ações educativas de trânsito e o Sesc vai oferecer brinquedos para as crianças aproveitarem durante a manhã no local. Entre as atrações, apresentação de capoeira, poesia com Liliana Cardoso e música com Fernando Pratti, Hique Gomes, Victor Hugo e Escola de Samba da Restinga.

    O selo comemorativo foi criado pelo design da prefeitura e pretende mostrar alegria e a proximidade com a programação e os eventos promovidos durante os 250 anos. Ele estará disponível em diversos materiais que serão distribuídos para entidades parceiras, comércio e população em geral.

    Monumento ao Expedicionário recebeu limpeza nesta sexta 

    Nesta sexta-feira, 24, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb)  e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciaram a limpeza do Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção. O trabalho foi realizado por oito funcionários com apoio de dois caminhões.

    * Com informações do site da Prefeitura

  • Morre o jornalista José Antônio Severo, em São Paulo

    Morre o jornalista José Antônio Severo, em São Paulo

    Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 24, em São Paulo, o jornalista e escritor José Antônio Severo, aos 79 anos.

    Gaúcho de Caçapava, teve atuação destacada nos principais veículos de comunicação do país, nos últimos 50 anos.

    Começou no Correio do Povo, em Porto Alegre, passou pelas revistas Veja, Realidade, Exame, jornais O Estado de São Paulo, Folha da Manhã, Gazeta Mercantil e Rede Globo, onde foi o criador e editor do Jornal da Globo, nos anos iniciais do programa.

    Como escritor publicou romances e ensaios históricos, destacando-se “Senhores da Guerra”, sobre a Revolução de 1923, no RS, que foi adaptado para o cinema, sob a direção de Tabajara Ruas, e o monumental “Osório”, obra de mais de mil páginas, sobre as guerras do Prata no século XIX.

    Seu último trabalho, foi o roteiro para uma série sobre os 200 anos da Independência do Brasil, que está sendo produzida pela TV Cultura de São Paulo, para exibição no ano que vem.

    Estava hospitalizado há três semanas, tratando de complicações decorrentes da Covid 19, que contraiu no início deste ano. D

  • Polícia do Rio faz operação contra milicias; 12 pessoas já foram presas

    Polícia do Rio faz operação contra milicias; 12 pessoas já foram presas

    A Polícia Civil faz hoje (23) uma ação contra suspeitos de envolvimento com uma milícia que atua nas comunidades de Rio das Pedras e Muzema, na zona oeste  do Rio de Janeiro.

    A operação Blood Money [dinheiro sujo] cumpre 23 mandados de prisão temporária e 63 de busca e apreensão. Até as 7h20 da manhã, 12 pessoas tinham sido presas.

    Entre os alvos, que são investigados por lavagem de dinheiro para o grupo paramilitar, estão envolvidos na construção e venda de imóveis que desabaram em abril de 2019, na Muzema, matando 24 pessoas.

    Segundo a Polícia Civil, investigações constataram movimentações financeiras de grandes volumes realizadas, em um curto período de tempo, por pessoas e empresas. Apenas dois dos investigados movimentaram R$ 8,5 milhões em pouco mais de um ano.

    “Essas movimentações não são compatíveis com o que os investigados afirmam ser. Um deles relatou trabalhar como encarregado de obras, recebendo R$ 4 mil  mensais”, informou nota da Polícia Civil.

    (Com informações da Agência Brasil)

  • Secretário admite flexibilização de protocolos para turismo e eventos em Porto Alegre

    Secretário admite flexibilização de protocolos para turismo e eventos em Porto Alegre

    A Câmara Municipal discutiu na manhã desta terça-feira (21/9), em reunião virtual, uma nova perspectiva para setor de turismo e eventos,  com a flexibilização dos protocolos adotados em função da pandemia.

    O secretário extraordinário de Enfrentamento ao CoronaVírus na Capital, César Sulzbach, admitiu que existe a necessidade de uma análise efetiva para que sejam abrandadas as regras de controle sanitário, devido ao avanço na vacinação.

    Sulzbach mencionou também flexibilização dos protocolos para eventos pequenos na Capital.

    “Acredito que a testagem é a melhor forma de se bloquear o vírus, permitindo que as escolas, o comércio e administração pública possam trabalhar e fazer com que a nossa economia possa girar.”

    Para o secretário do Turismo Luiz Armando Silva de Oliveira, é fundamental a participação da gestão pública nesse processo.

    “De 2019 para 2020, os processos, na nossa coordenação de eventos, caíram em 61%; para licenciados houve uma variação negativa de 80%. E agora, em 2021, já conseguimos liberar 630 eventos, ou seja, existe um crescimento na liberação e, consequentemente, das atividades econômicas ligadas ao setor de eventos”, informou.

    “A prefeitura se coloca como parceira das empresas privadas, da comunidade em geral e do Legislativo municipal para que se discutam essas questões para a nossa cidade.”

    A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre organizou a reunião.

    *Com informações da Câmara

  • Porto Alegre vai gastar R$ 21 milhões para limpar arroios, valas e canais

    Porto Alegre vai gastar R$ 21 milhões para limpar arroios, valas e canais

    A prefeitura de Porto Alegre anunciou investimentos que chegaram a R$ 21 milhões, para dragar e desassorear mais de 73,9 quilômetros de arroios, valas e canais em um ano no município.

    Através de pregões eletrônicos,  três empresas foram escolhidas para os serviços: Komak Máquinas e Euipamentos Ltda, Dratec Engenharia Ltda e Construtora Minosso Ltda.

    São três contratos que contemplam a Bacia do Arroio Dilúvio, as zonas Norte, Sul e Extremo Sul da Capital. Os serviços devem começar em novembro.

    Bacia do Arroio Dilúvio

    A Komal será responsável pela Bacia do Arroio Dilúvio  que compreende, além do Dilúvio, os arroios Cascata, Mato Grande, Moinho, Taquara e Mem de Sá, reservatórios e bacias de amortecimento localizados nas zonas Leste e Centro de Porto Alegre, abrangendo aproximadamente 450 mil habitantes. O valor da obra ficou em  R$ 8.999.999,99 (praticamente nove milhões de reais.)

    A previsão de remoção anual é de 250 mil metros cúbicos, o que equivale a 100 piscinas olímpicas com 2 milhões e 500 mil litros, em 10 quilômetros de arroios.

    O contrato também contempla o desassoreamento de 15 quilômetros de valas na Zona Leste, mais as bacias de detenção abertas no Parque Marinha do Brasil e Rossi 1 e 2. Só no Arroio Dilúvio, desde a avenida Antônio de Carvalho até a foz no Lago Guaíba, está prevista a dragagem em 6 mil dos 14 mil metros de extensão e remoção de um volume estimado em 199 mil metros cúbicos de resíduos.

    Dragagem na Zona Norte

    Na Zona Norte, que fará o serviço será feito pela Dratec Engenharia Ltda. Serão 143 mil metros cúbicos e mais de 32,2 quilômetros de extensão de arroios, canais e valas. Contempla os arroios Passo das Pedras (popularmente conhecido como Sarandi), Passo da Mangueira, Santo Agostinho e Vila Dique; os canais da Severo Dullius, Mena Barreto, Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (casas de bombas) de número 5 (na Voluntários da Pátria, junto à Vila Farrapos), 6 (na avenida dos Estados) e 10 (na Vila Nova Brasília, Sarandi). Também prevê o desassoreamento de valas e bacias de detenção abertas da Ecoville, Porto Seco A, B, C e Canal do Porto Seco.

    No arroio Passo das Pedras serão dragados ao menos 5,5 mil metros e removidos cerca de 46,6 mil metros cúbicos, da alameda General Raphael Zippin até a foz no Rio Gravataí. O  valor do pregão foi estimado em de R$ 6.850.000,00.

    Dragagem nas zonas Sul e Extremo Sul

    Para as zonas Sul e Extremo Sul estão previstas ações em 16,7 quilômetros de arroios nas bacias de detenção abertas do Loteamento Hípica Boulevard e da Moradas do Sul 1 e 2. A Construtora Minosso Ltda fará o serviço por R$ 5.249.500,00. No total, serão 87 mil metros cúbicos de resíduos removidos. Nestas regiões estão programados os arroios do Salso, Cavalhada e Cedro, Taquara, Sanga da Morte, Guarujá, Lami, Manecão e Guabiroba.

    No Arroio do Salso, 5 mil metros devem receber os serviços de dragagem com a retirada de 34,8 mil metros cúbicos. Esta extensão contempla trechos das avenidas Juca Batista, Dorival Castilho Machado e Serraria. Neste pregão eletrônico de número 258/2021, realizado no dia 15 de setembro, a vencedora foi a Construtora Minosso Ltda, com o valor de

    Os investimentos que totalizarão mais de R$ 21 milhões em um ano, poderão ter seus contratos prorrogados por até cinco anos. “Esses contratos para dragagem e desassoreamento de arroios, valas, canais e bacias abertas foram tratados como prioritários pela prefeitura e são fundamentais para evitar alagamentos em regiões críticas da cidade”, destaca o prefeito Sebastião Melo.

    As últimas ações de desassoreamento do Dilúvio ocorreram em 2018 e 2019, em três trechos. Destes pontos foram removidas 23 toneladas de resíduos, tais como lodo, areia, mas também pneus e lixo doméstico. Os trabalhos iniciados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) tiveram continuidade no Dmae – que incorporou os serviços pluviais em maio de 2019. O contrato com a FF Maraskin foi encerrado unilateralmente devido à má prestação do serviço no final de 2020.

    “A próxima fase da contratação é o envio da documentação pelas empresas interessadas. Após, ocorre a análise técnica, a publicação do resultado do julgamento e é aberto prazo para recursos e contrarrazões, que são analisados pelas áreas de licitações, jurídica e técnica e pelo Conselho Deliberativo e, finalmente, é publicado o resultado final e efetivada a contratação. A estimativa é que até o final do ano estes contratos estejam em execução”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

     

  • Pontal do Estaleiro: projeto do parque foi aprovado

    Pontal do Estaleiro: projeto do parque foi aprovado

    A Prefeitura aprovou nesta terça-feira, 21, o projeto do Parque Pontal,  na avenida Padre Cacique, junto ao Guaíba, na Zona Sul de Porto Alegre.

    É uma área pública de quase  3 hectares, entre o empreendimento Portal do Estaleiro e a margem do Guaiba, que será urbanizada e  mantida pela empresa, como contrapartida pelo impacto ambiental do mega-projeto imobiliário no qual estão sendo investidos R$ 350 milhões.

    O Pontal do Estaleiro é um complexo multiuso com 11,4 mil metros quadrados de área construída,  com shopping center, hotel, centro de eventos, uma torre comercial de 83 metros de altura.

    O complexo está sendo construído pelas empresas Engenhosul e Melnick.

    Com a entrega desta área ao público, prevista para 2022, a cidade passará a contar com dez parques urbanos.

    O local receberá playground com tema náutico e balanço com acessibilidade, área fitness, equipamentos de ginástica para idosos, estares integrados com equipamentos de descanso, cinco eixos de direcionamento visual para o Guaíba, iluminação, banheiros, mirante para apreciação da natureza, píer sobre o rio e plantio de árvores, além de transplante de árvores protegidas por legislação para local de destaque. A área contará ainda com duas trilhas interpretativas, sendo uma de resgate à história do antigo Estaleiro Só, onde se construíam e reparavam navios em Porto Alegre de 1850 a 1995, e outra com uma janela arqueológica para visualizar o pilar da antiga Estação do Asseio Público, que funcionava na área no século XIX para despejo de resíduos cloacais.

     

  • Porto Alegre ultrapassa 60% da população com vacinação completa

    Porto Alegre ultrapassa 60% da população com vacinação completa

    Porto Alegre atingiu nesse feriado de 20 setembro a marca 62,1% da população com o esquema vacinal completo.

    São 752.319 mil pessoas que se vacinaram das duas doses ou da dose única conforme os dados atualizados no vacinômetro, no site da Prefeitura.

    Com a primeira dose o percentual é ainda mais alto, de 91,1% o equivalente 1,1 milhão de pessoas. Desde o dia 15 de setembro a Prefeitura já aplica a dose de reforço em idosos maiores de 70 anos e que receberam a segunda dose até 11 de março.

    No dia 16 foi iniciada a vacinação para adolescentes com 15 anos ou mais. A Prefeitura diz ter 90 mil vacinas Pfizer em estoque, número considerado suficiente para atender a faixa etária atual.

    Capital gaúcha integrou pesquisa do Ministério da Saúde

    Equipes de laboratório contratado pelo Ministério da Saúde estiveram em Porto Alegre para realizar a pesquisa PrevCov, que analisa a prevalência de infeção por Covid-19 no Brasil.

    O estudo soroepidemiológico fornecerá informações que apoiam a tomada de decisão baseada em evidências para embasar respostas em saúde pública, mostrando a distribuição da Covid-19, a dinâmica de transmissão e a variação da doença de acordo com o cenário específico das populações afetadas nos diferentes recortes geográficos: grandes regiões, unidades federadas, regiões metropolitanas e municípios das capitais.

    Com pesquisas em 274 municípios brasileiros, o estudo vai gerar um mapa detalhado da transmissão e comportamento da Covid-19 no país e ajudará a aperfeiçoar as ações de combate e prevenção da doença e de outras possíveis ameaças virais. Em caso de dúvida, a orientação é ligar 136 – Disque Saúde ou acessar o site www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov.