Bairros periféricos tem maioria dos “não vacinados” em Porto Alegre

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou  um estudo  que mostra onde está a população  que ainda não tomou a primeira dose ou dose única contra a Covid-19.

São 57.638 pessoas que ainda não receberam nem a primeira dose.

Dos dez bairros, sete estão situados nas periferias de Porto Alegre.

São eles: Restinga (9%), Lomba do Pinheiro (6,2%), Santana (5,2%), Sarandi (5%), Santa Tereza  (4,6%), Santa Rosa de Lima (4,1%), Mário Quintana (3,4%), Bom Jesus (3,3%), Patenon (2,8%) e Morro Santana (2,8%).

Estes bairros concentram 47% dos não vacinados.

A equipe da prefeitura cruzou os dados da vacinação com o Cadastro Único (CadÚnico) e identificou que 66% da população vacinável não imunizada está registrada no sistema de programas sociais.

Para completar vacinação na Capital a partir desta quinta-feira, 16 dez ações que serão adotadas pela prefeitura.

São elas:

Ampliação da rede com vacinas D1, D2 e D3. Aumento de 11 para 57 locais de vacinação, entre elas: 25 unidades, 19 farmácias e dois drive thrus, iniciando nesta quinta-feira, 16.

Ampliação do terceiro turno de vacinação: de quatro para 30 unidades, tendo pelo menos uma unidade em cada bairro prioritário.

Nova unidade Mercado Público, no Largo Glênio Peres. Funcionamento nesta quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, das 9h às 17h. A partir de semana que vem das 13h às 19h.

Parceria com os aplicativos de transporte. R$ 300 mil em vouchers de viagem com distribuição pelas entidades de assistência social, a partir da próxima semana.

Unidade móvel nos bairros: os locais serão divulgados no portal oficial e redes sociais da prefeitura, pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156.

Dia Nacional da Multivacinação – previsto para o dia 2 de outubro uma ação especial nos bairros prioritários com linhas circulares de ônibus gratuito que irão levar os moradores aos pontos de vacinação.

Redução no intervalo da Pfizer de dez para oito semanas (em andamento).

Vacinação de adolescentes, baixando para 15 anos a partir de quinta-feira, 16.

Dose 3 para 70 anos ou mais com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses (em andamento).

Retomada dos drive-thrus: Barra Shopping Sul e Bourbon Wallig, das 9h às 17h.

Deixe uma resposta