Depois do lançamento simbólico, há duas semanas, o calendário dos festejos dos 250 anos de Porto Alegre está ganhando forma, já são mais de 200 eventos programados.
Já em novembro acontecem as primeiras atividades, mas é no Natal que efetivamente será deflagrada a série de eventos que vão marcar o aniversário de 250 de Porto Alegre ao longo de 2022.
À frente da Secretaria Extraordinária dos 250 anos , o jornalista Rogério Beidacki , é responsável pela coordenação e a busca de parcerias para viabilizar as atividades. Sem orçamento próprio e com apenas quatro servidores, a secretaria tem uma atuação transversal, articulando as atividades nas diversas secretarias.
O calendário inclui melhoria de serviços. Em novembro, por exemplo, a Prefeitura vai inaugurar a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social no local do antigo Cine Avenida.
Ali será um centro de prestação de serviços, de atendimentos à mulher, idoso, povo negro, indígenas, lgbt, refugiados e imigrantes. Além disso será realizado serviço de Direitos Humanos e atendimento aos conselhos municipais.
Para dezembro já está organizando o natal na orla.
“Porto Alegre terá um natal que a cidade nunca teve” diz Beidacki. Serão atividades, a partir do dia 4 de dezembro, e eventos por quatro finais de semana na Orla junto ao Gasômetro e no dia 25, dia do natal um grande concerto com a presença de quatro orquestras.
Para 2022 já há mais de 200 eventos esportivos, culturais daqui do Rio Grande do Sul e a nível nacional que levarão o selo comemorativo dos 250 anos da cidade. Toda semana a Secretaria é procurada para aderir mais um evento ao projeto. São parcerias, via lei de incentivo, lei Rouanet e a Prefeitura entra com serviços de infra estrutura.
Para março está marcada a reabertura do segundo piso do Mercado Público. Será retomado o baile da cidade na redenção e terá uma novidade: um “debut” de 250 meninas. “Será uma parceria com o Colégio Militar” adianta o secretário.
E além das atividades na Orla e no centro da cidade o secretário reitera que a Prefeitura irá atuar em todos bairros de Porto Alegre:
“A Prefeitura está apenas organizando, recebemos isso do prefeito para contemplar os 93 bairros da cidade da forma mais abrangente possível, vamos trabalhar muito nas periferias, levar ações de cultura, educação, inovação e saúde porque eles fazem a cidade. vai ter muita coisa no entorno.
Até o fim do ano já estão marcados pelo menos 18 atividades e que podem ser acrescidas.
O secretário destaca que o objetivo principal é que o calendário oficial não seja apenas uma coisa deste ano e que seja permanente com a intenção de aumentar a economia e atrair turistas para a cidade de Porto Alegre. ‘Que a gente consiga implementar um calendário de eventos global da cidade.”