Itamaraty censura filme sobre Chico Buarque no Uruguai

A JBM Producciones do Uruguai comunicou ao diretor Miguel Faria Junior que seu filme “Chico: Artista Brasileiro”, 2015, sobre o grande músico brasileiro, foi censurado pela Embaixada brasileira em Montevideo.
A Embaixada, uma das patrocinadoras do Festival Cine de Brasil 2019, a ser realizada em outubro, avisou aos produtores do evento que o filme, que narra a trajetória musical de Chico nos últimos 50 anos, estava proibido de integrar a mostra. Leia abaixo a carta enviada pela produtora ao diretor Miguel Faria: ”
“Querido Miguel
Quiero informar cómo van las cosas camino al estreno, finalmente, de CHICO en Uruguay. Junto a nuestra asociada ENEC quien además de distribuidores son exhibidores, habíamos planificado estrenar el filme en el Festival de Cine de Brasil 2019 que se lleva a cabo en octubre y entre otros es auspiciado por la Embajada de Brasil en Montevideo. Esta mañana recibo un sorpresivo mensaje del exhibidor diciéndome que los llamaron de la embajada para “pedirles” que NO se exhiba el filme de CHICO en ese festival. Si bien es lógico debido a la situación política de Brasil, en Uruguay es muy grave que se censure la exhibición de una película siendo que en este caso JMB Filmes de Uruguay es el distribuidor y este acto afecta nuestros intereses. Adjunto mas abajo copia del mensaje oficial de ENEC (dueños socios de la sala ALFA/BETA) comunicándomelo y un archivo adjunto de audio de la llamada de una señora, suponemos desde Brasil, que avisa a la sala de la desición de la embajda de Brasil en Uruguay.”
(Com informações do O Globo)

9 comentários em “Itamaraty censura filme sobre Chico Buarque no Uruguai”

  1. Vivemos uma ditadura pior que a de 64, pq agora tem aval de parte da população, pelo voto!!! E nós, que sempre lutamos noutra trincheira, estamos vendo, envergonhados, essa destruição do país. ..

  2. o pior é pensar que a maioria da nossa população pediu isso…através do voto demonstram o que queriam e não pidem dizer que fora enganados…sabiam quem estavam escolhendo…É lamentável ver o Brasil retroceder assim e uma boa parte da nossa população aplaudindo…parece lavagem cerebral…INACREDITÁVEL

  3. Lamentável, única coisa a dizer. Se não tomarmos cuidados vamos voltar a ditadura de uma forma mais atroz do que a que vivemos no passado.

  4. Péssima notícia. Lamentavelmente estamos debaixo de uma censura que impede o desenvolvimento da arte no cinema e principaĺmente de vivenciar a história.

  5. A pergunta que não quer calar é, o que fazer diante desse quadro de retrocesso que o nosso país está passando, com esse governo a ditadura retorna com força e acaba com toda e qualquer forma de livre expressão que contrarie seus intentos. Muita tristeza!!!!!!

  6. Terrível, estamos sendo perseguidos por sermos brasileiros e artistas que tem o que mostrar para o mundo, os nazistas detestam demonstração que no Brasil temos Arte e cultura

Deixe uma resposta