O prefeito Sebastião Melo aproveitou a presença do presidente Jair Bolsonaro em Porto Alegre, no sábado, 10 para entregar um pedido assinado por todos os prefeitos da Região Metropolitana para enfrentar a crise no transporte coletivo: retirada dos impostos federais sobre diesel, gasolina e outros insumos que pesam na tarifa de ônibus e criação de um fundo nacional para financiar as isenções
Em outro documento, Melo apresentou uma reivindicação específica de Porto Alegre: a doação do prédio da Usina do Gasômetro, que de propriedade da Eletrobrás. cedido ao município.
Acompanhado do vice-prefeito Ricardo Gomes e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, o prefeito encontrou com o presidente no final desta manhã, na Casa NTX. “Foi um encontro bastante produtivo e tenho expectativa que teremos resultados positivos”, diz Melo.
O documento que trata do transporte público foi elaborado pelos gestores que integram a Granpal e ressalta a necessidade urgente de uma união de esforços no enfrentamento à crise do transporte urbano.
Além da retirada dos impostos, os prefeitos pedem a criação de um fundo federal para financiar as tarifas dos idosos acima de 65 anos. Hoje, os tributos federais que incidem sobre o transporte público têm impacto de 8,09% sobre os insumos. No Estado, o peso dos impostos é de 5,77%.
“A mobilidade humana é um dos grandes desafios dos prefeitos. Entendemos que para baratear a passagem é preciso atitudes do governo federal, como a desoneração de impostos ou a criação de um fundo nacional para financiar aqueles que têm isenções constitucionais” – Prefeito Sebastião Melo.
Usina do Gasômetro
Melo também entregou um segundo ofício solicitando a doação do prédio da Usina do Gasômetro ao Município de Porto Alegre.
O imóvel foi cedido por tempo indeterminado ao município pela Eletrobras em 1982.
Um dos cartões postais da Capital, o espaço está em obras e o projeto é transformá-lo em um “novo marco de inovação e desenvolvimento da cidade”.