Melo frustra expectativa na Câmara e adia para novembro o projeto do transporte público

Foto: Alex Rocha/ PMPA

O projeto para o transporte público em Porto Alegre, que o prefeito Sebastião Melo levou na bagagem em sua recente viagem à Espanha, não vai mais ser entregue à Câmara de Vereadores antes do fim de outubro, como estava previsto.

“Queríamos enviar ao legislativo hoje mas a complexidade do projeto não nos permitiu. Vamos fazer um seminário interno na próxima semana para definir pontos do projeto e depois apresentar novamente para os vereadores antes de mandar para Câmara” explicou no fim da tarde desta segunda-feira 18, o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo sempre presente no plenário Otávio Rocha na Câmara Municipal.

Na prefeitura, pela manhã, o prefeito chegou a reunir-se com vereadores da base e  independentes para apresentar o projeto, porém o mesmo foi considerado insuficiente pelos parlamentares.

Sem dar detalhes, o secretário de Governança,  indicou que o projeto deve chegar na Câmara em novembro. O município tem até o dia 12 abril para aprovar o plano de mobilidade na Câmara  conforme a lei Lei nº 12.587/2012 de Política Nacional de Mobilidade Urbana, sob risco de não receber recursos federais nessa área.

O complicador do plano é a parte que se refere ao transporte coletivo, operado por uma empresa estatal em vias de privatização e quatro consórcios privados em situação de insolvência.

O próprio prefeito, que já autorizou o repasse de mais de 50 milhões para o sistema este ano, afirma que ele “esta em colapso”.

Segundo o secretário dos Transportes, Fernando Zacchia, quatro alternativas resultaram de intensas negociações entre os interessados e foram apresentadas a Melo, para decisão.

Desde a campanha, o prefeito fala em “repactuação” dos contratos que regulam o transporte coletivo em Porto Alegre, sem dar maiores detalhes.

Deixe uma resposta