Porto Alegre lidera vacinação entre as capitais há sete semanas

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Há sete semanas Porto Alegre mantém  a liderança entre as capitais brasileiras que proporcionalmente mais aplicaram a imunização completa contra a Covid-19.

A capita gaúcha tem 32,83% da população vacinada com duas doses ou dose única, segundo o Ministério da Saúde. São 488.564 pessoas.

Comparando com capitais da Região Sul, Curitiba tem 18,66%, ocupando a 9ª posição, e Florianópolis, tem 14,45% de vacinados, ficando em 20º lugar entre as 27 capitais. Entre as maiores cidades do Brasil, Rio de Janeiro está na quarta posição, com 22,53%; São Paulo, 7ª, com 20,69%, e Brasília ocupa a 21ª posição, com 14,22%.

Vacinação continua para pessoas com 31 anos ou mais neste fim de semana

A vacinação contra a Covid-19 será mantida para todos os porto-alegrenses com 31 anos ou mais neste fim de semana. No sábado, 24, e domingo, 25, pessoas com as faixas etárias já contempladas também podem buscar os locais de vacinação para receber a primeira e segunda dose do imunizante.

Não ocorrerá vacinação para adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas. Este grupo será retomado na segunda-feira, 26. Haverá esquema especial de vacinação no sábado em dois locais, todos operando das 9h às 17h. O Ginásio Tesourinha voltará a ser disponibilizado para aplicação do imunizante.

A imunização continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Para o grupo das comorbidades e deficiências, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down).

Segunda dose – Segue disponível a segunda dose para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas. Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de 10 semanas.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Serviço do final de semana:

Sábado

Drive-thru do Shopping Bourbon Wallig (avenida Grécia, 1.500 – Cristo Redentor), híbrido, atendendo pedestres e veículos

– Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, s/nº, bairro Menino Deus)

Domingo

Unidade Móvel de Saúde irá levar a vacinação até a comunidade do bairro Passo das Pedras. O serviço estará instalado na UniRitter Campus FAPA – (avenida Manoel Elias, 2001 – Passo das Pedras), das 9h às 13h.

Deixe uma resposta