Passou quase em branco a bombástica declaração do presidente do PL no Rio Grande do Sul, deputado federal Giovani Cherini, na Convenção do MDB, que formalizou a candidatura do prefeito Sebastião Melo, com o apoio do partido de Jair Bolsonaro.
Apenas a colunista Taline Opitz, do Correio do Povo, registrou um trecho do discurso negacionista radical de Cherini, de 64 anos, que segundo a colunista, “constrangeu os presentes”.
Cherini disse que “em breve, será provado que esse discurso da esquerda de aquecimento global é o mesmo discurso mentiroso de usar máscara, fazer vacina e tudo isso será desmascarado ali na frente.
Giovani Cherini, natural de Soledade, tem suas origens políticas no trabalhismo (cinco mandatos estaduais, dois mandatos federais pelo PDT).
Foi expulso do PDT por votar a favor do impeachment da presidente Dilma, contrariando a orientação do Partido. Foi para o PR e, em 2022, ganhou novo mandato de deputado federal já pelo PL, que fez a convenção conjunta com o MDB, neste sábado, 27, indicando para vice na chapa de Melo a tenente-coronel Betina Worm.