Privatização da Carris: funcionários pedem tempo para mostrar que empresa é viável

| Foto: Ramiro Furquim/@outroangulofoto/Jornal Já

Servidores da Carris Portoalegrense promoveram  manifestação na manhã desta quarta-feira em frente ao Paço Municipal. contra a desestatização da companhia, a mais antiga estatal de transporte do país.

O ato foi breve e resultou na reunião de um pequeno grupo com o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo e  com o diretor-presidente da Carris , Maurício Cunha.

O grupo de servidores pediu que fosse retirado o projeto de extinção da Carris, para que durante um período, pós pandemia, a empresa pudesse  voltar a ser financeiramente lucrativa, o que não ocorre desde 2012.

“Pedimos um tempo, para mostrar que a Carris é viável” contou o representante da Comissão em defesa da Carris, Marcelo Weber.

O segundo pedido foi do repasse de R$ 41 milhões que uma auditoria, feita em 2019 constatou, que não foram repassados da ATP para a estatal.

A deputada estadual Sofia Cavedon que estava no ato falou que é intenção dos servidores tornar a Carris novamente com lucro, aceitando inclusive um desafio do prefeito Melo:

“O prefeito desafiou os funcionários, ah eles querem governar a Carris eu aceito. Fez uma bravata, os funcionários querem estar na gestão da Carris, aceitam o desafio porque o que está em crise é o sistema e não é a Carris.” avaliou a parlamentar.

Para ela tornar a Carris privada é ampliar o problema de gestão, já que a Carris é parâmetro de qualidade e tem o melhor índice de quilometro por passageiro.

Os servidores também reclamam da atual distribuição dos recursos feitos pela ATP.  Segundo eles a Câmara de compensação, hoje sobre gestão da ATP, não é transparente o que acaba acarretando em prejuízos não somente para a Carris mas como para todo o transporte publico da cidade que hoje é considerada pelo próprio prefeito como um modelo falido.

O governo diz que vai seguir com o projeto em tramitação na Câmara Municipal. Uma audiência para discutir a desestatização da Carris entre outros projetos do transporte público está na pauta do legislativo depois do recesso.

Uma reunião para tratar sobre dados apresentados pela comissão irá acontecer na próxima semana dias com a presença da diretoria e da associação de funcionários da Carris, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).

Enquanto a reunião o corria outros servidores faziam panfletagem junto a população em frente ao mercado Público.

| Foto: Ramiro Furquim/@outroangulofoto/Jornal Já
| Foto: Ramiro Furquim/@outroangulofoto/Jornal Já
 protesto contra privatização da Cia Carris Porto Alegrense, no Paço Municipal.
| Foto: Ramiro Furquim/@outroangulofoto/Jornal Já

 

 

Um comentário em “Privatização da Carris: funcionários pedem tempo para mostrar que empresa é viável”

  1. É óbvio que os funcionários não querem perder sua estabilidade em seus empregos. Empresas estatais são cabides de empregos para amigos e parentes de sindicalistas e de políticos populistas. Funcionar recorrendo ao dinheiro dos contribuintes para pagar seus prejuízos é fato corriqueiro. Todo empregado público bem como todo idiota que pensa que os outros são burros , levantam bandeiras como “O petróleo é nosso”, “A Carris é nossa”, “A Eletrobras é nossa” e por aí vai. “Nossa” de quem? Só se for dos pelegos e dos corruptos.

Deixe uma resposta