Projeto que substitui filosofia por religião no currículo das escolas de Porto Alegre é alvo de protestos na Câmara

Professores protestaram no plenário Otávio Rocha. Foto: Felipe Uhr/ Jornal JÁ

A secretária de Educação, Janaína Audino, foi pessoalmente à Camara defender a nova proposta para o ensino municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira, dia 18,

Em discussão desde julho, o projeto tem gerado polêmica por conta da retirada da cadeira de filosofia, que seria substituida por religião no curriculo das escolas municipais .

Janaína destacou que um dos objetivos das alterações é melhorar a posição de Porto Alegre no IDEB(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), hoje em 25º colocado nos anos iniciais e 21º nos anos finais entre as capitais brasileiras.

As cadeiras de geografia e história terão menos períodos.

Para a cadeira de filosofia, será constituído um espaço filosófico “atuando de maneira transversal” no ambiente escolar. A secretária não soube explicar ao vereadores claramente como se dará esse processo.

Vereadores da oposição e da base se alternaram na Tribuna criticando e defendendo a proposta respectivamente.

Segundo Janaína, a nova proposta resulta de discussões  entre governo e professores e que se formou um consenso sobre o tema.

Os professores presentes no plenário contestaram, disseram que não houve uma construção verdadeira. Durante alguns momentos a fala da secretária foi interrompida por vaias.

Secretária falou para vereadores. Foto: Felipe Uhr/Jornal JÁ

“Não houve uma construção, até porque eles não colocaram nada do que foi sugerido pelos professores, apenas mudaram algumas questões da proposta inicial que na essência continua a mesma” alegou o diretor da Associação dos Professores em Educação (Atempa), Marcus Vianna.

A Atempa inclusive entrou com uma denúncia no Ministério Público alegando que não houve a participação devida do Conselho Municipal de Educação. A alteração na grade curricular exigiria um congresso com a participação da comunidade escolar, segundo a associação.

Segundo eles o governo não está cumprindo . artigo 8 da Lei 8198, que trata das atribuições da Secretaria que devem observar as deliberações do Congresso Municipal de Educação

Procurada nesta terça, dia 19,  a assessoria da Secretaria de Educação disse que a secretária Janaina e demais membros da pasta estão em viagem à Sobral no Ceará e que mais ninguém poderia falar sobre o tema.

A assessoria ainda completou dizendo a que a definição das alterações da nova grade curricular ocorrerão até  a semana que vem e que as comunidades serão chamadas posteriormente para construir a sua própria grade curricular.

Deixe uma resposta