Rio Grande faz o maior embarque de gado vivo: 26 mil cabeças para Turquia e Líbano

Embarque só será concluído na segunda-feira /Foto: Reprodução TV

Uma mega operação de embarque está em andamento no Porto de Rio Grande, desde quarta-feira: são 26 mil bois em pé (vivos) que se destinam aos mercados da Turquia e do Líbano.

A operação acontece no cais do Estaleiro Rio Grande, que precisou ser adaptado, e só será concluída na próxima segunda-feira, 14.

É o maior carregamento de “carga viva” da história do terminal, segundo a superintendência  do Porto de Rio Grande.  Em março deste ano, um navio levou 20 mil cabeças de gado em pé até a Jordânia, país do Oriente Médio, um importante parceiro comercial no Brasil.

Mais de 100 caminhões transportam os animais de três fazendas da região até o navio.

Fiscais do Ministério da Agricultura acompanham a operação.

Com esse carregamento, o Porto de Rio Grande atinge 70 mil animais exportados desde o início do ano.

O embarque dos animais é feito aos poucos, respeitando os protocolos da Vigilância Sanitária.

“O Porto de Rio Grande quer se consolidar como um dos principais portos para embarque de gado. É um desejo antigo. O abastecimento é importante tanto para o Brasil quanto para o exterior nesse tipo de proteína”, diz o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima.

Segundo informações da Secretaria da Agricultura, o Rio Grande do Sul é o segundo maior exportador de boi vivo do Brasil. São mais de 140 mil animais por ano.

O embarque de gado vivo, mesmo seguindo os protocolos, é alvo de protestos dos movimentos ambientalistas e de defesa animal.

 

 

Deixe uma resposta