Mega evento de arte contemporânea reune 180 obras de 86 autores em Brasilia

Obra de Paula Krause. Foto de Vicente de Mello.

Três representantes da arte contemporânea no Rio Grande do Sul participam da exposição Espelho Labirinto que reúne 180 obras de 86 artistas brasileiros no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, a partir de 19 de janeiro..

São Regina Silveira, André Severo e Paula Krause.

Artista multimídia, além de gravadora, pintora e professora, Regina Silveira rodou o mundo estudando arte e lecionando com expertise ímpar. Sua formação acadêmica em pintura foi no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS), em 1959. Em 1967, foi bolsista do Instituto de Cultura Hispânica. Em seguida, foi convidada para ser professora na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Porto Rico. De volta ao Brasil em 1973,  passou a integrar o corpo docente na área de gravura da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). No ano seguinte, consolidou sua carreira como professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Lá, faz mestrado e doutorado. Depois dessa jornada acadêmica, Regina partiu para Nova York, onde morou por três anos e regressou ao Brasil. Algumas de suas obras apresentam ampla relação com a arquitetura, como Vértice (1994) ou Escada Inexplicável II (1999), nas quais oferece ao espectador a ilusão de profundidade.

André Severo e Paula Krause têm carreiras individuais consolidadas e muitas vezes trabalham juntos. Ambos são referência na arte contemporânea do Rio Grande do Sul. Severo, que foi curador da 30ª Bienal de São Paulo e da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza, produziu mais de uma dezena de filmes. Krause, que apresentou sua obra na Rendez-Vous 13, mostra paralela à Bienal de Lyon, em 2013, desenvolve seu trabalho plástico por meio da fotografia, do audiovisual e da performance. Companheiros na vida e na arte, sempre colaboraram nos trabalhos individuais de um e de outro.

As obras expostas fazem parte da coleção Sérgio Carvalho e estão organizadas em três ambientes do Centro Cultural, proporcionando que o visitante passeie entre as inúmeras instalações dos jardins do amplo espaço aberto e ainda aprecie uma das mais belas vistas de Brasília, como a Ponte JK e o Lago Paranoá.

O artista e a obra

Além do trio de gaúchos, entre os 86 artistas da mostra, destacamos alguns para que o leitor e o visitante de Espelho Labirinto conheçam um pouco mais sobre o autor e os trabalhos expostos.

Christus Nóbrega

O artista plástico Christus Nóbrega utiliza várias técnicas e explora a imagem por meio da excepcionalidade, utilizando elementos da transição entre fotografia, foto-objeto, vídeo e arte computacional. Em 2015 foi convidado pelo Itamaraty para realizar residência artística na China. Possui obras em acervos de coleções privadas e institucionais como a Fondation Cartier pour L’art Contemporaine (França), Central Academy of Fine Arte (China) e Museu de Arte do Rio (MAR), no

Brasil.

Luiza Baldan

Ela se apropria de áreas urbanas transfiguradas por construções arquitetônicas para realizar o seu trabalho, é assim a obra de Luiza Baldan. Seu objetivo não é documentar a experiência e sim produzir ficção a partir dos fatos cotidianos. Entre residências, mudanças, errâncias e cidades, Baldan se habituou ao trânsito e ao transitório, e seu olhar vem acompanhando o percurso, ora cinematográfico, ora pictórico, mas sempre fotográfico. O cinema, a pintura e a literatura atravessam suas imagens, sempre marcadas pela convivência com o espaço construído.

Laerte Ramos

Nome de destaque no cenário da arte contemporânea brasileira, especialmente pela produção em cerâmica e gravuras. Na exposição Espelho Labirinto, Laerte Ramos traz o trabalho “50% off”, um grande painel contendo 300 pés direitos de tênis formando um bloco que lembra uma vitrine de lojas de calçados. As esculturas são feitas em cerâmica. Ramos também trabalha com vídeo, instalação, performance e a ação urbana. As pesquisas que realiza têm como principal eixo condutor os meios reprodutivos da imagem, as seriações em diferentes suportes e a relação com as cidades.

Sandra Cinto

A obra da desenhista, pintora, escultora e gravadora Sandra Cinto tem no desenho o fio condutor de seu trabalho. Em muitas de suas obras, os espectadores experimentam espaços que estimulam a reflexão sobre o ambiente ao redor e como ele é ocupado. A provocação de Sandra pode ser vista, por exemplo, em nuvens pintadas em suportes de pequeno e médio porte e que são substituídas por grandes céus noturnos e mares agitados, feitos com caneta esferográfica.

Flávio Cerqueira

Narrar uma história é a especialidade do artista plástico Flávio Cerqueira. Ele cria vigorosas esculturas de bronze figurativas, focadas na construção de narrativas e representação de ações. Ele retrata seus personagens em situações cotidianas comuns e universais, como em momentos de introspecção, reflexão, concentração e ação.

Tres Pe

O grupo Três Pe é um coletivo de artistas formado em Brasília. O grupo busca por meio da produção poética e da pesquisa o aprofundamento das questões que surgem da relação do corpo com os objetos para produzir ação e surpreender com performances. Nazareno

Em sua obra Nazareno trabalha com situações lúdicas, que abarcam os receios e os encantamentos das relações humanas. Desenhista, escultor e artista multimídia, Nazareno vive em Brasília.

Sofia Borges

A artista plástica Sofia Borges utiliza em seu trabalho a fotografia, a performance e o teatro. O objetivo é investigar noções filosóficas sobre a representação e a relação da linguagem com a existência e o significado.

Os curadores e o colecionador

O fotógrafo, ensaísta e curador Vicente de Mello é formado em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e especializou-se em História da Arte e Arquitetura no Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ.

Aldones Nino é Curador Adjunto de Collegium (Arévalo, Espanha) e Assessor de Educação e Formação do Instituto Inclusartiz (Rio de Janeiro, Brasil). Doutorando em Historia y Arte pela Universidade de Granada em cotutela com o programa de

Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sérgio Carvalho, advogado, é guardião de mais de 2.300 obras de 180 artistas brasileiros contemporâneos. O conjunto é considerado um dos maiores de obras contemporâneas do Brasil.

Todos os artistas

Os 86 artistas de Espelho Labirinto, que transformam a exposição em uma experiência lúdica, têm em comum a inovação e a provocação. Eles fazem arte contemporânea e desafiam as certezas do espectador propondo uma nova forma de pensar e ver o mundo. Suas obras e abordagens artísticas podem dialogar tanto com questões amplas da sociedade como com aspectos íntimos e histórias pessoais. Nesta mostra, o visitante terá a oportunidade de conhecer cada um dos artistas e as conexões existentes entre seus trabalhos.

Confira a lista completa dos artistas que participam de Espelho Labirinto:

Albano Afonso; Alice Lara; Amanda Melo da Mota; Ana Elisa Egreja; Ana Prata; Ananda Giuliani; André Severo; André Terayama; Bárbara Mangueira; Bento Ben Leite; Bruno Vilela; Carolina Ponte; Christus Nóbrega; Dalton Paula; Dirceu Maués; Éder Roolt; Eduardo Frota; Efrain Almeida; Elder Rocha; Emmanuel Nassar;

Evandro Carlos Jardim; Farnese de Andrade; Fernanda Azou; Fernando Aquino;

Flávio Cerqueira; Gil Vicente; Gisele Camargo; Helô Sanvoy; Hildebrando de Castro; Iago Gouvêa; Isabela Carneiro; James Kudo; Janaína Mello Landini; Joana Traub Cseko; João Angelini; José Roberto Bassul; José Rufino; Julia Milward; Juliana Kase; Jurandy Valença; Kátia Fiera; Kátia Maciel; Laerte Ramos; Laura Gorski; Leandro Aragão; Levi Orthof; Lucia Koch; Luciana Paiva; Ludmila Alves; Luiza Baldan; Manoel Veiga; Marcela Cantuária; Marcelo Silveira; Marco Túlio Resende; Marcos Chaves; Maria Laet; Marlene Stamm; Martinho Patrício; Mauro Piva; Mauro Restiffe; Milton Marques; Nazareno; Nino Cais; Pamela Anderson; Paula Krause;

Pedro David; Pedro Ivo Verçosa; Poliana Dalla Barba; Polyanna Morgana; Ralph Ghere; Raquel Nava; Regina Silveira; Rodrigo Bivar; Rodrigo Braga; Rodrigo Cass; Rodrigo Zeferino; Sandra Cinto; Sofia Borges; Thaïs Helt; Três Pe; Valéria Pena-Costa; Véio; Wagner Barja; Waléria Américo; Yana Tamayo e Zé Crente.

Serviço

Exposição Espelho Labirinto

CCBB Brasília, de 19 de janeiro a 13 de março/2022

De terça-feira a domingo das 09h às 20h30

Localização: SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF

Fone: 61-31087600

Deixe uma resposta