O projeto de arte urbana em mosaico que ressignifica a icônica figura, refletindo a diversidade e a riqueza das experiências cotidianas, tem lançamento na Casa Musgo e na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Em novembro, as Monalisas da artista visual Silvia Marcon ganham livro e exposição. Monalisas – Releituras Urbanas celebra os dez anos do trabalho da mosaicista em sua linguagem contemporânea e urbana, de intervenções em grandes metrópoles com centenas de releituras de Monalisas, em mosaicos hipercoloridos.
A partir de uma profunda conexão com a arte de rua, Silvia recriou a figura emblemática da Mona Lisa, cada uma delas representando diferentes facetas do feminino, das lutas sociais e da identidade urbana. Com o tempo, as “Monas” se multiplicaram ainda mais em Porto Alegre e ganharam o mundo: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Paris, Nova York, Málaga, entre outras cidades.
O livro, editado pela Libretos e com curadoria literária de Roger Lerina, reúne 180 releituras da célebre obra de Leonardo da Vinci em 172 páginas. A publicação em capa dura, bilíngue, colorida, é mais do que uma coletânea de arte. Ela é um manifesto. Além das fotografias de intervenções urbanas realizadas em cidades ao redor do mundo, traz reflexões da própria artista sobre o processo criativo e as questões sociais que inspiraram cada obra.
“Minha missão é levar a arte para o cotidiano das pessoas, quebrando as barreiras que tradicionalmente limitam o acesso à cultura. Acredito que a arte deve ser parte integrante do tecido urbano, contribuindo para a vitalidade e a riqueza cultural das cidades”, ressalta a artista.
A exposição – que apresenta uma série de fotografias selecionadas – tem abertura no dia 07 de novembro (quinta-feira), às 18h, na Casa Musgo (Rua Vieira de Castro, 80 – Porto Alegre/RS) e segue até o dia 10 (domingo). Na ocasião, acontece também o lançamento do livro. As fotografias, de autoria da artista, estarão disponíveis para aquisição.
Durante a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, o livro será lançado no dia 10 de novembro (domingo). Às 17h, haverá um encontro com a autora Silvia Marcon e o jornalista Roger Lerina na Sala O Retrato – Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223. Logo após, às 18h, acontece a sessão de autógrafos.
Silvia Marcon é mosaicista e uma artista urbana. Sua trajetória profissional e acadêmica passou por diversas áreas, mas, desde 2012, dedica-se integralmente ao mosaico. Com um ateliê próprio em Porto Alegre, sua cidade natal, começou a criar obras em espaços públicos da capital gaúcha.
Em 2014, surgiu a figura da Mona Lisa, um ícone reconhecido mundialmente que se tornou uma base rica para explorar diversos temas e conceitos por meio de releituras em mosaico. Sua versatilidade permite uma rica exploração da diversidade e das experiências cotidianas, facilitando a identificação do público e trazendo a obra do Louvre para o contexto urbano.
Utilizando técnicas de mosaico aprendidas no Brasil e na Itália, criou releituras únicas, cada uma com sua própria identidade e mensagem, espalhadas por várias cidades do Brasil e do exterior. A arte, para ela, é uma forma de militância, capaz de inspirar mudanças e promover justiça social. Cada instalação representa uma oportunidade de abordar temas frequentemente ignorados.
Seu trabalho pode ser acompanhado pelas redes Facebook: Monalisando e Instagram: @_sil_sil_.
Eventos
Exposição Monalisas – Releituras urbanas e lançamento do livro
Dia 07 de novembro (quinta-feira), às 18h, na Casa Musgo (Rua Vieira de Castro, 80 – Porto Alegre/RS). A mostra segue até o dia 10 (domingo). Horários de visitação: quarta à sexta, das 14h às 18h e sábado e domingo, das 10h às 18h.
lançamento do livro Monalisas – Releituras urbanas (Libretos Editora, Capa dura, 172 páginas, 4 cores, bilíngue, R$190. Na Feira: R$150) na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Dia 10 de novembro (domingo). Às 17h, Silvia Marcon e Roger Lerina participam do painel Vitrine de Lançamento, na Sala O Retrato – Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223. Logo após, às 18h, acontece a sessão de autógrafos.