O canto coral em projeto de inclusão social e cultural 

Vocal Live. Foto: Caroline Schafer/ Divulgação

Para encerrar o projeto “O canto como revigoramento coletivo, inclusão social e cultural” que foi aprovado na Lei Aldir Blanc e realizou oficinas em abril e maio de 2021, serão feitas dezenas de apresentações de Canto a Capella, neste mês de julho, em entidades vinculadas ao Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre. As transmissões acontecem de forma virtual entre os dias 15 a 30 de julho através do YouTube do projeto, com direção geral e regência de Bernardo Grings.

São três vídeos preparados para essas transmissões e os locais já agendados são o Asilo Padre Cacique, Associação de Cegos Louis Braille (ACELB), Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN), Lar Maria de Nazaré, Nosso Lar – Casa de Repouso, Ipanema Lar do Idoso, Associação Cultural Amigos para Sempre (ACAPS), Casa dos Amigos de Santo Antônio, Pequena Casa da Criança, entre outros.

O primeiro vídeo é resultado do Coro Virtual da FPE RS com a música Acredite, vai passar, que traz uma importante mensagem de esperança e otimismo perante este complexo período que vivenciamos. O segundo é uma apresentação do Vocal Live – um quarteto vocal a capella do estilo barbershop, com nove músicas e aproximadamente 30 minutos. O terceiro vídeo é a apresentação do Vocal5 grupo campeão do quadro A Capella do Domingão do Faustão, com oito músicas.

Canto a capella é quando as músicas são cantadas sem o acompanhamento de instrumentos musicais, sendo o foco do trabalho desenvolvido no projeto O canto como revigoramento coletivo, inclusão social e cultural”. As ações do projeto foram desenvolvidas em parceira com a Fundação de Proteção do Estado do RS (FPE RS) e o Conselho Municipal do Idoso (COMUI).

Técnica vocal 

Nos meses de abril e maio foram realizadas diariamente oficinas de técnica vocal e ensaios de canto para a comunidade da FPE RS, preparando um arranjo vocal da música Acredite, vai passar de Rick Sollo para a produção do Coro Virtual da FPE RS. O vídeo foi lançado no dia 28 de maio nas comemorações de 19 anos desta entidade, que tem como missão acolher e proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e contou com a participação do compositor que fez um depoimento destacando a qualidade da versão vocal a capella de sua música.

O projeto “O canto como revigoramento coletivo, inclusão social e cultural”é realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, contemplado no Edital Sedac nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas. Devido ao agravamento da pandemia de COVID-19 as atividades foram adaptadas para a versão virtual, através de oficinas e ensaios por videoconferências e gravações.

O Vocal Live foi criado em 2018 e, desde então, tem atuado majoritariamente em eventos privados. Executa um repertório de música popular nacional e internacional, sendo uma grande parte dos arranjos composta exclusivamente para o grupo. Integram o Vocal Live os cantores Bruno Mezzomo (baixo), Guilherme Roman Marangon (Barítono), Aramis Malinski Argenta (Lead) e Lucas Alves (Tenor).

O Vocal5 teve seu início em 1999 e desenvolve um repertório que vai da MPB ao pop internacional. Em 2005 gravou seu primeiro CD e realizou shows no Brasil, na Alemanha (2009), no Paraguai (2010, 2012) e Uruguai (2019). Representou a cultura do canto coral gaúcho no quadro competitivo A Capella 2016 do Domingão do Faustão, sendo o grupo campeão desta edição. É formado por Cintia de los Santos (Soprano), Karine Rodrigues (Mezzo Soprano), Bruno Cardoso (Tenor), Eduardo Alves (Tenor / Beatbox) e Guilherme Roman Marangon (Baixo).

O Maestro Bernardo Grings é Doutor e Mestre em Música, Bacharel em Regência e Licenciado em Canto pela UFRGS, onde obteve a Láurea Acadêmica – “pelo excelente desempenho acadêmico no Curso de Música”. Participou e ministrou dezenas de cursos, festivais e congressos na área de música no Brasil, Escócia, Estados Unidos, Alemanha, Grécia, Inglaterra, México, Argentina e Uruguai. Foi docente em cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação em Música, além de atuar como parecerista de artigos científicos para congressos como ANPPOM e ABEM. Desde 2011 atua como diretor-presidente da BG MAESTRO, quando passou a reger a Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) e Coral da Maçonaria Unida do RS (MURGS).

 

Links dos Vídeos:

 

Acredite, vai passar – Coro Virtual da FPE RS

https://www.youtube.com/watch?v=dPkWmgSQirc

 

Apresentação Vocal Live

https://www.youtube.com/watch?v=iwViOjmozVM

 

Apresentação Vocal5

https://www.youtube.com/watch?v=OjovtQXhQic

Realização:

BG MAESTRO – Cultura

Parcerias: Vocal Live, Vocal5, Fundação de Proteção Especial (FPE RS) e Conselho Municipal do Idoso (COMUI)

Financiamento: Edital Sedac nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas – Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Sedac.

 

Deixe uma resposta