O humor da resistência, pelos cartunistas da Grafar, na Galeria Ecarta

Cartum de Eugênio Neves/ Divulgação
“Grafar na luta pela cultura” é a nova exposição da Galeria Ecarta que inaugura neste sábado, 20/11, às 10 horas e segue até 19 de dezembro. A coletânea reúne cerca de 100 trabalhos de 22 cartunistas segmentada nas temáticas livros, educação e Paulo Freire. “São desenhos traçados com o fino fio do humor e o peso das ideias”, resume o curador Eugênio Neves.
Cartum de Santiago/ Divulgação_
Integram a mostra os cartunistas Alisson Afonso, Augusto Bier, Celso Schröder, Edgar Vasques, Eugênio Neves, Fernando Uberti,  Leandro Hals, Jô Xavier, Francisco Juska, Luciano Kayser, Lancast, Lu Vieira, Máucio, Moacir Gutterrez, Paulo Vilanova , Rafael Correa, Rafael Sica, Rodrigo Rosa, Ruben Castillo, Santiago, Vicente Marques e Anibal Bendati (in memorian).
Para o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon, o olhar dos cartunistas é um instrumento infalível de crítica e humor, com precisão inigualável quanto à contemporaneidade. “No meio desse amálgama visual, em que dezenas de desenhos povoam e elevam as paredes da galeria Ecarta, é uma honra nossa participar com a Grafar dessa sensível homenagem àquilo que nos inspira: os livros, a educação e Paulo Freire — esse inolvidável educador, cuja existência enriqueceu tanto a humanidade”.
Cartum de Moa/Divulgação
Resistência humorada
O desenho de humor congrega o cartum, a charge, a caricatura e as histórias em quadrinhos numa linguagem que provoca a reflexão, ironiza situações, evidencia a crítica e possibilita a leitura mais apurada da realidade, entendida num contexto moderno como uma obra de arte com graça.
Cartum de Bier/ Divulgação
Para o curador e cartunista Eugênio Neves, o desenho de humor marcou sua relevância nos momentos mais severos de ameaça à democracia e de gravidade social geradas pela desigualdade e injustiça. “E segue na sua inerente vocação de denunciar os retrocessos que o país atravessa e apontando o quanto a cultura e a educação têm papel crucial para compreender e superar esse período”, registra o grafariano.
Uma das últimas exposições coletivas da Grafar teve grande repercussão nacional, em 2019, por ter sido censurada na Câmara Municipal de Porto Alegre após sua inauguração por conter fortes críticas ao presidente do Brasil, numa mostra batizada de “Independência em risco”, alusiva a 7 de Setembro. Após reações e manifestações públicas da comunidade, a exposição cumpriu o período previsto no legislativo.
Organização e formação
A Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) foi fundada em 1987 como núcleo de referência para as sucessivas gerações de grafistas. Nestes 34 anos transmite e aprofunda o conhecimento nas áreas do cartum, da charge, da caricatura, dos quadrinhos e da ilustração.
Através de publicações, cursos, oficinas, palestras, mostras individuais e coletivas, atua decisivamente na formação, produção e divulgação do grafismo gaúcho tanto no Rio Grande do Sul, como no Brasil e exterior. A Grafar tem sido um espaço para o questionamento e o debate sobre esse importante setor da produção cultural do estado.
Cartum de Edgar_Vasquez/ Divulgação
Os trabalhos foram impressos em papel, formato A3 e estarão fixados diretamente na parede da Galeria, na concepção de suporte despojado. A mostra pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 18h com entrada franca e protocolos sanitários.
O RS é reconhecido por gerar grande número de cartunistas talentosos de expressão nacional e internacional. Boa parte dos integrantes da mostra acumulam premiações em vários países.
Os trabalhos da mostra foram impressos em papel, formato A3 e estarão fixados diretamente na parede da Galeria, na concepção de suporte despojado. A mostra pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 18h com entrada franca e protocolos sanitários.
SERVIÇO
O QUÊ: Exposição da Grafar na Galeria Ecarta
DATA:  20 de novembro a 19 de dezembro de 2021, de terças a domingos, das 10h às 18h
LOCAL: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943

Deixe uma resposta