Eleição no Simers: polícia começa a investigar denúncia de fraude em pleito on line

O médico Edson Machado presta depoimento nesta terça-feira na 15a. Delegacia de Porto Alegre, no inquérito que apura denúncia de fraude na eleição on-line do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, o Simers.

A eleição ocorreu dia 25 de outubro e elegeu a chapa liderada por Marcos Rovinski, para dirigir o sindicato de 2022 a 2024.

Dos 15 mil associados à entidade médica, 13.277 mil estavam habilitados. Votaram 4.589 médicos associados:  3.201 na chapa 1, da situação e liderada por Rovinski e 1.196, na Chapa 2, de oposição, encabeçada por Edson Machado . Os demais foram 106 votos em branco e 86, nulos. “Fazer o certo. Seguir mudando”, era o lema da situação, “Muda Simers” o da oposição.

Uma nota à imprensa informou:

“O pleito eleitoral observou todas as regras estabelecidas pela Comissão Eleitoral, composta pelo presidente do Conselho Regional de Medicina (CREMERS), Carlos Isaia Filho, pelo presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira Júnior, e pela Conselheira pelo Rio Grande do Sul do Conselho Federal de Medicina (CFM), Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina.

As informações protocolares sobre a Eleição Simers 2021 foram disponibilizadas nas redes sociais e nos meios de comunicação do Simers. O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre a participação dos associados no processo de escolha”.

Quando saiu o relatório da Webvoto, a empresa que organizou o pleito on line, detalhando os votos por faixa etária dos associados, Edso Machado, pediatra de 66 anos, com larga experiência em gestão de saúde, suspeitou de um número: os 535 votos atribuídos a faixa de associados entre 18 e 24 anos. Representavam 11,66% dos votos totais.

“Sei por experiência que são poucos os médicos que se formam nessa faixa de idade, eu mesmo me formei aos 25 anos. Além disso,  entre os médicos mais jovens em início de carreira são poucos os que se associam ao sindicato”.

Para checar, ele pediu ao Conselho Regional de Medicina, o Cremers, o número de médicos nessa faixa de idade registrados no Estado.  O Cremers informou que são 266 os médicos entre 18 e 24 anos, menos da metade dos 535 votos apurados.

Na sexta-feira, 27, Machado foi até a 15a. Delegacia de Porto Alegre e registrou uma “Ocorrência Policial” pedindo que sejam apurados os indícios de fraude na eleição de 25 de outubro. Seu depoimento, nesta terça é o primeiro movimento do inquérito policial.

Nesta terça espera-se também uma decisão da Justiça sobre a liminar em que a oposição pede a anulação do resultado e a convocação de um novo pleito.

 

Deixe uma resposta