O "melhor mel de 2019" foi escolhido em concurso estadual na Festimel

Encerrou no domingo em Balneário Pinhal, o 5º Festimel – Feira do Mel e do Doce, um dos maiores eventos do Estado envolvendo produtores e consumidores de mel.
Milhares de pessoas de diversas regiões do estado, autoridades gaúchas e catarinenses visitaram os pavilhões do evento temático durante os dez dias.
Na feira, dezenas de expositores de mel, doces típicos, artesanato e comércio em geral, além de desfile temático, shows musicais com apresentação de grupos nacionais e talentos locais.
Uma exposição de Meliponicultura, abelha sem ferrão, foi uma das atrações, onde os visitantes puderam ver de perto e com segurança o mundo encantado das abelhas, as colmeias e provar o mel direto da fonte.
O Seminário de Apicultura, realizada paralelamente ao Festimel reuniu mais de 300 apicultores com trabalhos técnicos e exposição de equipamentos apícolas, a 21ª ExpoApis.

O melhor mel do estado de 2019 também foi conhecido durante o Festimel, no 22º Concurso Estadual da Qualidade do Mel.
Na categoria Mel Claro os vencedores foram:
1º lugar –  Vanderlei Kraef de Panambi
2º lugar – Tchê Mel da Associação dos Apicultores do vale do Caí
3º lugar – Marcos Land de Dois Irmãos.
Na categoria Mel Escuro os vencedores foram:
1º lugar – Suzana Bavermann de Novo Hamburgo
2º lugar – Renato Schneider de Ivoti
3º lugar – Júlio Cézar Carvalho de Santa Maria
A escolha do melhor mel do estado foi feita em duas etapas. Na primeira, foi analisada a acidez e umidade, julgada pela equipe da UFSM -Universidade Federal de Santa Maria.
Na segunda etapa, realizada durante o seminário de apicultura de Balneário Pinhal, cinco pessoas foram escolhidas aleatoriamente para a análise sensorial de cor, aroma e sabor.
O presidente da comissão julgadora, professor Silvio Lengler, da UFSM, explicou que os vencedores ganharam o direito de exibir o selo de “Melhor Mel 2019” no rótulo do produto.

Deixe uma resposta