Autor: da Redação

  • Programa contra a fome no mundo ganha Nobel da Paz

    Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) conquistou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (9) por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições para a paz em áreas atingidas por conflitos.

    A entidade, sediada em Roma, afirma que ajuda 97 milhões de pessoas em cerca de 88 países todos os anos, e que uma em cada nove pessoas no mundo ainda não tem o suficiente para comer.

    “A necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais notável do que nunca”, disse a presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, em entrevista coletiva.

    O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,1 milhão, e será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.

    PMA
    O diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos, David Beasley, disse que a entidade está “profundamente honrada” com a conquista do prêmio deste ano.

    “Este é um reconhecimento incrível da dedicação da família do PMA, trabalhando todos os dias para acabar com a fome em mais de 80 países”, escreveu Beasley no Twitter.

    (Com Agência Brasil)

  • Marcas mais lembradas recebem prêmio em evento virtual

    Será divulgado nesta quinta, 8, o ranking das marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos, conforme a pesquisa anual do Top of Mind, da Revista Amanhã.

    Pela primeira vez em 30 anos o evento de entrega dos prêmios será virtual, por conta da pandemia.

    Começa às 19h30, no canal da Amanhã no You Tube. (youtube.com/amanhatv)

  • Moradia, saneamento, ambiente: Jornal JÁ Debate nesta quinta-feira, 18h30

    Moradia, saneamento, ambiente: Jornal JÁ Debate nesta quinta-feira, 18h30

    Jornal JÁ Debate – Sempre às quintas, às 18h30

    ELEIÇÕES 2020

    O que a cidade pode esperar dos eleitos?

    Em vez de perguntar aos candidatos o que eles prometem fazer pela cidade, vamos perguntar à cidade o que ela espera dos que se elegerem.

    Como perguntar para a Cidade é impossível, convidamos pessoas que se destacam em setores essenciais e que têm uma visão abrangente da questão urbana para nos ajudarem nesse exercício de esclarecimento.

    Nesta quinta-feira, dia 8/10, a pauta da live do aborda habitação,  saneamento e ambiente.

    Convidados:

    – Nanci Walter, engenheira ambiental, presidente eleita do CREA-RS;

    – Cláudia Fávaro, arquiteta e urbanista, assessora técnica da Cuthab na Câmara Municipal, acompanha movimentos sociais por moradia;

    – Paulo Franqueira, jornalista, integra o Fórum das Entidades e Gestores do Programa Minha Casa Minha Vida no RS.

    Participação do jornalista Sérgio Lagranha, que mantém a coluna Economics no Jornal JÁ.

    Mediação do editor Elmar Bones.

    Clique aqui para ativar a notificação da transmissão no YouTube.

     

  • UNE e UBES lançam plataforma para eleições municipais

    A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a União Nacional dos Estudantes apresentam reivindicações aos candidatos nas eleições municipais, pedindo prioridade para a educação. 

    O objetivo é que o documento final contribua com as entidades regionais e o debate eleitoral.

    São diversos pontos divididos em 12 eixos, como Educação, Mobilidade Urbana, Esporte e Saúde, Meio Ambiente.

    Clique aqui para ter acesso à plataforma.

  • Promotora dá 60 dias para governo apresentar contrato com o Cais Embarcadero

    Promotora dá 60 dias para governo apresentar contrato com o Cais Embarcadero

    Em reunião de 30 de setembro, a promotora Ana Maria Marchesan deu 60 dias para o governo do Estado do Rio Grande do Sul apresentar uma minuta do contrato que pretende firmar com os empreendedores que estão montando o projeto Embarcadero, num trecho do Cais Mauá.

    Na reunião virtual em que tomou a decisão, a promotora “externou sua preocupação com o impacto gerado pela colocação de contêineres defronte ao pavilhão A-7 do Cais Mauá, já que aquela área está inserida na poligonal de entorno dos bens tombados pelo IPHAN”.

    Declarou que “é importante que exista um contrato com o ERGS definindo como prazo máximo de permanência dessa operação 4 anos, a fim de não protrair (prolongar) os danos paisagísticos associados à colocação daqueles contêineres”.

    Integra da Ata:

    Aos 30 de setembro de 2020, a partir das 16h, na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, presente Ana Maria Moreira Marchesan, 2a Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, realizou-se audiência virtual com os secretários de Estado Beatriz Araújo e Carlos Gastal, o Superintendente do Porto, Dr. Paulo Fernando Estima, Dr. Tiago Bona, da Assjur e da Secretaria de Gestão, e com representantes da PGE.

    A Dra. Ana Maria Moreira Marchesan, Promotora de Justiça, nos autos do IC 93-2009, externou sua preocupação com o impacto gerado pela colocação de contêineres defronte ao pavilhão A-7 do Cais Mauá, já que aquela área está inserida na poligonal de entorno dos bens tombados pelo IPHAN.

    Sustentou que é importante que exista um contrato com o ERGS definindo como prazo máximo de permanência dessa operação 4 anos, a fim de não protrair (prolongar) os danos paisagísticos associados à colocação daqueles contêineres.

    Pelos representantes do Porto e pelo Secretário Gastal foi dito que na concepção do empreendimento pelo ERGS está claro que deva ser uma estrutura temporária.

    Foi informado que as obras do empreendimento seguem, embora bastante lentas. Ainda não lograram obter a retomada da poligonal do porto.

    Ficou acertado que, no prazo de  60 dias, deverá o ERGS encaminhar uma minuta do contrato que irá celebrar com as empresas que pretendem operar o Embarcadero. Nada mais tendo para constar, foi encerrada presente Ata.

    Porto Alegre, 30 de setembro de 2020.

    Ana Maria Moreira Marchesan,

    Promotora de Justiça.

    Leia Mais: https://www.jornalja.com.br/geral/cais-maua-projeto-embarcadero-pode-ficar-para-2021/

  • Cais Mauá: projeto Embarcadero pode ficar para 2021

    Cais Mauá: projeto Embarcadero pode ficar para 2021

    “Pandemia, chuva e demora em liberações de órgãos oficiais” – são as razões para mais um adiamento do Cais Embarcadero, centro de lazer e serviços que vai ocupar o trecho final do Cais Mauá, junto à Usina do Gasômetro.

    No ano passado, quando começaram as obras, foi anunciado para a Semana de Porto Alegre, em março de 2020. Ficou para outubro e agora “os empreendedores projetam a abertura para o público na segunda quinzena de dezembro e começo de janeiro de 2021”, conforme publicado por reportagem do Jornal do Comércio, nesta terça-feira (06/10).

    O projeto tem parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado dentro da nova situação do Cais Mauá, depois que foi rompido o contrato de concessão com empreendedores privados. Um pré-contrato foi assinado  com a Superintendência de Rio Grande, que responde pela área do cais.

    Mas o empreendimento ainda enfrenta questionamentos de ordem jurídica.

    O Ministério Público de Contas abriu um expediente para que se analise  a legalidade do contrato de arrendamento de um trecho do cais, sem licitação.

    A Associação dos Amigos do Cais (Amacais), por sua vez, recorreu ao Ministério Público com uma representação para que se esclareça a situação daquela área pública.

    Nenhuma das duas demandas teve decisão ainda.

    O Cais Embarcadero ocupará 19 mil metros quadrados, com opções de alimentação, conveniência, serviços, esportes e passeios à beira do Guaíba. Os empreendedores informam um investimento de R$ 6 milhões.

    O diretor da empresa DC Set,  Eugênio Corrêa disse ao JC que as obras continuam. “O que temos é que 90% dos empreendedores estão com 90% dos projetos complementares encaminhados”, disse Corrêa.

    A obra já sofreu uma intervenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN), que exigiu um recuo dos containers já instalados para assegurar a visibilidade do conjunto dos antigos armazéns.

  • ELEIÇÕES 2020: Ibope mostra Manuela na frente, Fortunati em segundo, e Marchezan em 4º lugar

    ELEIÇÕES 2020: Ibope mostra Manuela na frente, Fortunati em segundo, e Marchezan em 4º lugar

    O IBOPE realizou entre os dias 3 e 5 de outubro a primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre. E a candidata pelo PCdoB, Manuela D’Ávila lidera a disputa com 24% das intenções de voto.

    Em seguida aparecem o ex-prefeito José Fortunati (PTB) com 14%, seguido de Sebastião Melo (MDB) com 11%, e do atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) com 9%, todos os três tecnicamente empatados, considerando que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

    Juliana Brizola, do PDT, aparece com 5% das menções e encontra-se tecnicamente empatada com o atual prefeito e com Melo, sendo que com este último o empate técnico ocorre no limite da margem de erro.

    O candidato pelo Republicanos, João Derly é citado por 4% do eleitorado de Porto Alegre, enquanto Fernanda Melchionna, do PSOL, e Valter, do PSD, recebem 3% das menções cada.

    Gustavo Paim (PP) e Julio Flores (PSTU) aparecem cada um com 1% das intenções de voto, já Luiz Delvair (PCO), Montserrat Martins (PV) e Rodrigo Maroni (PROS) não alcançam 1% das respostas.

    Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 13% e os que não sabem ou não respondem 11%.

    A pesquisa foi realizada a pedido do Grupo RBS e está registrada no TRE.

    Este é o segundo levantamento com a opinião dos eleitores que indicam a liderança de Manuela, em 23 de setembro, poucos dias antes do começo da campanha, uma pesquisa do instituto RealTime Big Data apontava que Manuela D’Ávila também liderava com 21% das intenções de votos.

    Rejeição
    
    A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:
    
    Nelson Marchezan Júnior: 37%
    Manuela D'Ávila: 28%
    José Fortunati: 15%
    Julio Flores: 8%
    João Derly: 7%
    Sebastião Melo: 7%
    Gustavo Paim: 6%
    Rodrigo Maroni: 6%
    Juliana Brizola: 5%
    Valter Nagelstein: 5%
    Fernanda Melchionna: 4%
    Luiz Delvair: 3%
    Montserrat Martins: 2%
    Poderiam votar em todos: 3%
    Não sabem ou preferem não opinar: 14%

     

  • Contag alerta para a desvalorização do Salário Mínimo

    A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) está começando uma campanha em defesa da Política de Valorização do Salário Mínimo, que vem sendo abandonada desde 2016.

    “Temer não seguiu as regras e o atual governo vai pelo mesmo caminho”, diz o presidente da Contag, Aristides Santos.

    Segundo ele, com essa postura o governo abandona “uma política fundamental na redução da desigualdade social, da miséria e que garante uma vida melhor para a maioria da sociedade brasileira”.

    O aumento do poder aquisitivo dos salários e do poder de compra da classe trabalhadora e dos aposentados e aposentadas foi real 2016. Após isso, Temer e o atual governo passaram a não seguir as regras”, explicou o Santos.

    Para 2021, o governo está prevendo um salário mínimo de R$ 1.067,00, o que significa um aumento de 2,1% contra uma previsão do mercado de inflação de 2,05%, em 2020, para o IPCA, segundo o Relatório Focus do Banco Central de 25/09/2021.

    Se a previsão se confirmar, o aumento real seria de 0,05%. Segundo levantamento do DIEESE, o aumento da inflação pode corroer o salário mínimo logo no primeiro mês do ano deixando o SM real negativo ao longo de 2021, uma vez que o governo espera uma inflação de 3,2% no próximo ano. Se isso se efetivar, voltaremos aos patamares praticados no fim do governo FHC.

    “Nesse sentido, a CONTAG vai fortalecer a sua luta pela valorização do salário mínimo a partir de diálogo com os(as) parlamentares no Congresso Nacional. Pesquisas já mostram uma grande possibilidade de o Brasil retornar ao Mapa da Fome e essa questão do salário mínimo está totalmente relacionada”, alerta o presidente da CONTAG.

    (Com informações da Assessoria de Imprensa)

  • Marchezan, Melo e Manuela lideram tempo no rádio e na TV

    Marchezan, Melo e Manuela lideram tempo no rádio e na TV

    A Propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio pode fazer a diferença nesta campanha eleitoral em tempos de pandemia, com regras de distanciamento social ainda em vigor.

    Desde domingo, dia 27, os candidatos já estão nas ruas e nas redes pedindo votos, mas a campanha no rádio e TV só inicia nesse 9 de outubro e vai até 12 de novembro.

    E os onze candidatos à Prefeitura de Porto Alegre que tem espaço na propaganda devem colocar bons recursos para a TV na hora de escolher onde gastar o dinheiro reservado para o pleito.

    Candidato à reeleição em uma coligação com PSDB, PSL e PL, o prefeito Nelson Marchezan Júnior terá 21% do tempo de propaganda eleitoral de TV e rádio, o que equivale a dois minutos e nove segundos.

    Em seguida vem Sebastião Melo, com 1min36s, que tem a maior coligação (Cidadania, DEM, MDB, Solidariedade).

    Depois, Manuela D’Ávila, que mesmo sendo de um partido sem grande representatividade na Câmara Federal (PCdoB), se beneficia da aliança com o PT, ficando com 1min14s.

    Em seguida, Juliana Brizola, com 1min10s, Gustavo Paim, 54s, e José Fortunati, 53s.

    Há ainda, Valter Nagelstein, 43s, João Derly, 37s, Fernanda Melchionna, 16s, Rodrigo Maroni, 14s, e Montserrat Martins, 9s.

    Dois candidatos não tem tempo na propaganda gratuita. São Júlio Flores (PSTU) e Luiz Delvair (PCO), pois não possuem representantes eleitos na Câmara Federal, critério básico para o direito a propaganda desde 2017.

    Apesar do aumento do uso das redes sociais como plataformas de campanha, principalmente depois de 2018, com a pandemia houve um crescimento do tempo médio que o brasileiro passa na televisão.

    Segundo dados do Ibope, o brasileiro aumentou em 34 minutos o tempo que fica na frente da TV, neste ano. Na média são 6h17min diários, mais que a média mundial, de 2h55min.

    O consultor político Carlos Manhanelli lembra que a TV e rádio ainda tem grande penetração na população, em alguns setores mais do que a internet. “Em virtude da pandemia, foi constatado que um quarto dos estudantes não tem acesso à internet ou computador em casa. Isso se traduz em 25% das famílias. Transportando para a eleição, é uma fatia que decide qualquer campanha majoritária”, analisa.

    Ele cita o exemplo das eleições presidenciais de 2018, em que Jair Bolsonaro venceu a disputa com apenas 8 segundos de tempo de TV, mas coloca que não houve pouca exposição do candidato. “Fiz a minutagem e posso dizer que o Bolsonaro teve mais tempo de TV que o segundo colocado Fernando Haddad, do PT. E isso ocorreu porque os outros programas, principalmente o do Haddad, falavam mais do Bolsonaro que deles mesmos”, discorre. “A internet serve como estratégia de retenção do eleitorado. Mas a TV serve de ampliação”, conclui.

    “Essa é uma eleição municipal, diferente da eleição presidencial, que parece ter diminuído o valor do rádio e da TV. Mas, agora, com pandemia e distanciamento, a internet, as redes sociais, e o fator TV e rádio tende a ter enorme importância”, coloca Rafael Bandeira, um dos responsáveis pela campanha do prefeito Marchezan Júnior.

    Os partidos devem procurar investir de maneira igual nas duas formas de comunicação – TV e internet.

    De acordo com integrantes das equipes dos candidatos, a estrutura de comunicação, que inclui a TV como principal plataforma, consome entre 60% e 70% do orçamento de campanha. A maior parte está sendo gasta na produção de programas para o horário político gratuito. E em todos os casos, os partidos ainda dizem que não há grandes verbas para impulsionamento de mensagens nas redes sociais.

    A diferença é que os programas tendem a maior integração, com vídeos sendo produzidos para TV e internet, e um “puxando” o outro.

    “A TV, com a internet e mídias sociais podem ser o principal fator desta campanha. Com peso até maior que nas outras, porque, com a pandemia, o corpo a corpo vai ser limitado”, analisa Isara Marques, consultora de comunicação da campanha de Sebastião Melo.

    Partidos de esquerda, como o PCdoB, de Manuela D’Ávila, e o PSOL de Fernanda Melchionna, acreditam que a interação entre TV e internet pode dar bom resultado. “A TV é importante, mas não essencialmente fundamental. Temos uma vantagem que é a forte presença nas redes”, lembra Marina Lopes, coordenadora das redes sociais da candidata do PCdoB.

    E de fato, tanto Manuela (com 1,9 milhão de seguidores só no Instagram) quanto Melchionna (79 mil no Instagram) estão entre as que possuem mais seguidores nas redes sociais. Mas, ao menos no caso de Manuela, houve forte exposição quando ela foi vice de Fernando Haddad em 2018, e muito dos seus seguidores não são da cidade.

    Os tempos de TV foram divulgados na sexta-feira, 02/10, pela 161ª Zona Eleitoral de Porto Alegre, que coordena a eleição na Capital gaúcha. O evento aconteceu por meio de videoconferência e foi conduzido pelo juiz Leandro Martins Figueira, responsável pelos trabalhos no pleito municipal deste ano.

    Os tempos na TV e Rádio em Porto Alegre

    Para o primeiro turno, o horário eleitoral gratuito em bloco ocupará 20 minutos por dia, de segunda a sábado. Também haverá 70 minutos diários em inserções, inclusive aos domingos.

    Rádio – das 7 h às 7h10 e das 12 h às 12h10;

    TV – das 13 h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

    Também haverá inserções, ou seja, comerciais, de 30 segundos ou 1 minuto cada. As emissoras de rádio e televisão destinarão 70 minutos diários.

    Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, das 05:00 as 24:00 horas, e serão divididos na proporção de sessenta por cento para prefeito e de quarenta por cento para vereador.

    Apenas os candidatos a prefeito terão direito à propaganda nos blocos de 20 minutos, ou seja, vereador apenas as inserções.

    CandidatosColigação/PartidoTempos de TV e rádio
    Nelson Marchezan Júnior (Coligação Mais Porto Alegre – PL, PSDB, PSL)2min9s
    Sebastião Melo (Estamos Juntos Porto Alegre – Cidadania, DEM, MDB, Solidariedade) 1min36s
    Manuela D’Ávila (Movimento muda Porto Alegre – PCdoB, PT) 1min14s
    Juliana Brizola(Porto, Alegre de novo – PDT, PSB)1min10s
    Gustavo Paim (Porto Alegre pra ti – Avante, PP)54s
    Fortunati (Porto Alegre somos todos nós – Patriota, Pode, PSC, PTB)53s
    Valter Nagelstein (Partido Social Democrático – PSD)43s
    João Derly(Republicanos)37s
    Fernanda Melchionna(Porto Alegre pede coragem – PSOL)16s
    Rodrigo Maroni(PROS)14s
    Montserrat Martins (PV)9s
    Como é o cálculo do tempo de TV e Rádio
    
    A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) prevê que a divisão do tempo da propaganda no rádio e na TV seja da seguinte forma: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem.
    
    Os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente.
    
    Somente os partidos que nas Eleições 2018 atingiram a cláusula de desempenho instituída pela emenda Constitucional nº 97/2017 terão acesso ao horário eleitoral gratuito. Desta forma, para 2020 os partidos PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP ficarão sem o acesso.
    
    Fonte TSE

  • Saúde atualiza lista de medicamentos essenciais

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), que reúne informações e locais onde os medicamentos estão disponíveis para acesso das pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde em Porto Alegre.

    Na lista constam 165 medicamentos, dos quais 77 básicos, 19 antibióticos e 23 medicamentos controlados.

    Consulte aqui: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sms/usu_doc/remume2020.pdf

    Para ter acesso aos medicamentos que constam na Remume, o cidadão deverá residir no município, apresentar documento de identificação com foto, receita médica válida em duas vias e preferencialmente Cartão SUS. Podem ser retirados na unidade de saúde ou na farmácia distrital, conforme a disponibilidade de cada medicamento. A pessoa também pode consultar o site na sessão Onde está seu medicamento antes de sair de casa. https://prefeitura.poa.br/sms/servicos/onde-esta-seu-medicamento

    A atualização da Remume está entre as atribuições da Comissão de Farmácia e Terapêutica. De caráter permanente, consultivo e deliberativo, é responsável por revisar e atualizar a relação, além de promover o uso racional de medicamentos. A comissão é composta por equipe multi e interdisciplinar, abrangendo farmacêuticos, médicos, enfermeiro e cirurgiã-dentista.

    (Informações da Assessoria de Imprensa)