Auditoria sobre situação da Carris está pronta; debate na Câmara já começou

Foto: Leonardo Contursi/ CMPA

Nos próximos dias deve ser divulgada a situação e o real valor da mais longeva empresa de transporte  a Companhia Carris Portoalegrense.

A consultoria Valor & Foco, contratada para para fazer avaliação dos ativos e passivos da Carris, praticamente finalizou o trabalho, segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia.

Faltavam alguns, detalhes e segundo o titular da pasta que cuida do transporte público mostra com clareza a situação da Carris. “Isso vai pro prefeito, ele que vai fazer… acredito que nas audiências públicas e na discussão com a sociedade isso vá ser divulgado”, disse Záchia ao JÀ.

Há nove dias da Audiência Pública, o debate na Câmara 

A audiência pública que debaterá a extinção da estatal será no dia 12 de agosto. Hoje mais uma vez foi  o assunto foi discutido pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), no legislativo.

Representando o governo Municipal a secretária de Parcerias Ana Pellini mais uma vez apontou o déficit que a empresa tem desde 2012 para justificar a proposta do Executivo: “Serão necessários R$ 60 milhões para 2021 de aporte para cobrir as despesas” Pellini ainda apresentou dados de 2019, quando a Carris teve um gasto anual de R$ 177,4 milhões e arrecadou R$154,3 milhões.

Para  Mauricio Gomes da Cunha, presidente da Carris, a empresa vive junto ao setor de transporte uma grande crise “mas um pouco pior’ segundo ele.

Para Cunha, o passivo trabalhista, a folha mensal muito grande e o alto absenteísmo são as principais causas do problema financeiro. Ele disse que todo o mês tem  que ter um aporte da prefeitura, de R$ 5 a 6 milhões, para pagar os salários.

Contrários à privatização da empresa também expuseram seus pontos de vista.

Para a vereadora Karen Santos (PSOL) o motivo da privatização não se sustenta:

“O baixo padrão de qualidade que as empresas privadas oferecem para a população está sendo oneroso, para a população, infelizmente, não faz diferença. Nosso papel é sermos balizadores da qualidade para o usuário e também para os trabalhadores.” ponderou.

O representante dos trabalhadores da Carris, Marcelo Weber, disse que estão trabalhando para ter uma redução significativa nas questões de faltas e afastamentos para a Carris se sustentar. “Tem um consumo maior de diesel pela qualidade da frota, que tem 90% com ar condicionado, e também tem linhas transversais, que são mais longas, com consumo mais alto.”

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