Autor: da Redação

  • INSS anuncia retomada do atendimento presencial, mas usuários encontram agências fechadas

    INSS anuncia retomada do atendimento presencial, mas usuários encontram agências fechadas

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a reabertura de agências para atendimento presencial a partir desta segunda-feira (14) em todo o país.

    O anúncio provocou grande confusão na maioria das agências, que não ofereciam atendimento. O INSS advertiu que a retomada seria gradual,  mas a informação que circulou, mesmo na agência oficial do governo, gerou a confusão.

    Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados  seriam realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, em unidades específicas.

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as maiores 600 agências reabririam nesta segunda-feira, após mais de cinco meses de atendimento remoto.

    “As pessoas só devem ir às agências estando com agendamento prévio feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’. “Qualquer dúvida pode ser tirada pelo 135 ou pelo chat Helô, dentro do aplicativo”, afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim Guimarães, na última sexta-feira (11), ao anunciar a reabertura.

    O horário de funcionamento das agências será de 7h às 13h, de segunda a sexta.

     

  • Em ato conjunto, PT e PCdoB lançam Manuela d’Ávila como candidata a prefeita da Capital gaúcha

    Em ato conjunto, PT e PCdoB lançam Manuela d’Ávila como candidata a prefeita da Capital gaúcha

    Em uma assembleia virtual conjunta, no final da tarde deste sábado, 12/09, foi oficializada a candidatura de Manuela d’Ávila (PCdoB) prefeita e Miguel Rossetto (PT) vice em Porto Alegre.

    O encontro virtual contou, segundo os organizadores, com a participação de cerca de 600 pessoas diretamente via plataforma digital e teve depoimentos ao vivo de moradores da cidade, além de vídeos com apoios de personalidades e políticos, como os músicos Chico Buarque, Caetano Veloso; o cineasta Jorge Furtado; o ex-governador Olívio Dutra, entre outros.

    “Existem muitas coisas que nos unem: os profissionais ameaçados do Imesf e as comunidades que lutam pelo não fechamento dos postos de saúde; as professoras da nossa rede municipal e as mães que lutam por vagas nas creches e nas escolas de educação infantil. Existe algo que une as trabalhadoras que vivem a falta de água na Lomba do Pinheiro e as pessoas que vivem as cheias da região do Sarandi; que une o movimento antirracista e quem não suporta mais andar de ônibus lotado e caro; algo que une a turma da cultura, da arte, do carnaval, as trabalhadoras e trabalhadores municipários, as protetoras dos animais, a juventude LGBT”, disse Manuela ao abrir a convenção, enfatizando que sua futura gestão será de contínuo diálogo com a cidade e as comunidades, promete.

    Manuela ainda fez um apelo as candidaturas de centro-esquerda, como às de Fernanda Melchionna (PSOL) e Juliana Brizola (PDT): “não estamos todas juntas no primeiro turno, mas marchamos do mesmo lado. Construímos a unidade possível”.

    Entre as principais propostas da coligação estão a oferta de microcrédito para micro e pequenos empreendedores, visando retomada de crescimento após a pandemia do coronavírus; a abertura de escritórios de regularização fundiária na cidade; a redução do valor da tarifa de transporte coletivo urbano; e a retomada do Orçamento Participativo (OP). Além do fortalecimento da gestão pública de saúde e educação e valorização de servidores públicos.

    Os dois partidos juntos ainda indicam 87 nomes para concorrer a vagas no legislativo municipal.

  • Com uma chapa feminina, PDT lança Juliana Brizola como concorrente à prefeitura de Porto Alegre

    Com uma chapa feminina, PDT lança Juliana Brizola como concorrente à prefeitura de Porto Alegre

    Neste sábado, 12/09, também foi a vez do Partido Democrático Trabalhista (PDT) aprovar, em convenção virtual e por unanimidade, o nome de Juliana Brizola (PDT) e da professora Maria Luiza Loose (PSB) para disputar o pleito municipal de 2020 em Porto Alegre.

    Também foi aprovada, por unanimidade, a nominata completa de vereadores, 54 nomes que disputarão eleição à Câmara Municipal.

    Juliana Brizola afirmou que o principal foco da campanha será a educação. “Porto Alegre precisa de um abraço, de um carinho, como se fosse de uma mãe. Porto Alegre pede socorro. E nós, que somos mães, entendemos que Porto Alegre não acolhe as crianças como deveria. Tem de ser uma cidade para as crianças, porque, se não é uma cidade para crianças, é para quem? Nosso compromisso número 1 é com uma educação pública de qualidade, em tempo integral, com vagas nas creches que devem ser garantidas para as nossas mães trabalhadoras. Queremos trazer esse olhar feminino, esse olhar acolhedor. Queremos acolher cada porto-alegrense, que precisa voltar a ter orgulho dessa cidade”, elencou Brizola.

    A aliança entre PDT e PSB é estratégica para os partidos e visa fortalecer laços a uma candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao cargo de presidente em 2022. Ciro foi uma das lideranças nacionais que discursaram na convenção que confirmou Juliana Brizola candidata em Porto Alegre

  • Ex-prefeito Fortunati está na corrida ao executivo de Porto Alegre, agora no PTB

    Ex-prefeito Fortunati está na corrida ao executivo de Porto Alegre, agora no PTB

    Após comandar a Capital de 2010 até o final de 2016, o ex-prefeito José Fortunati foi oficializado como candidato a prefeito de Porto Alegre em convenção municipal do PTB, que foi realizada durante a manhã deste sábado, 12/09.

    “Agradeço a toda Porto Alegre a honra e a responsabilidade de ser oficializado pelo meu partido, o PTB, como candidato a prefeito. Este é o início de uma importante caminhada. Uma caminhada que faremos juntos, todos aqueles que querem uma cidade melhor”, declarou Fortunati, que pretende apostar no diálogo e conciliação – nem direita, nem esquerda, mas porto-alegrense, definiu sua candidatura.

    Os dois partidos que já integram a coligação majoritária também participaram do anúncio, representados por seus presidentes: Rubens Rebes do Patriota e Marco Vieira do Podemos. Como não foi ainda oficializado o vice da chapa, os partidos ainda estão na briga. Fortunati flertou com o PP para compor o vice, mas os Progressistas bancaram Gustavo Paim, em candidatura confirmada de última hora.

    Também foi oficializada pelo PTB a nominata para concorrer ao Legislativo. O partido lançará 49 nomes na disputa para a vereança.

    Fortunati quer a construção de uma cidade voltada ao cuidado com as pessoas, geração de oportunidades, emprego e renda para o enfrentamento da crise pós pandemia, focando em comércio, turismo e tecnologia de informação. E dando especial atenção à educação e à saúde. Ele também avisou que não pretende disputar a reeleição, caso seja eleito este ano.

  • PSD terá vereador Nagelstein na disputa pela prefeitura de Porto Alegre

    PSD terá vereador Nagelstein na disputa pela prefeitura de Porto Alegre

    Valter Nagelstein será o representante do PSD nas majoritárias de Porto Alegre, tendo como vice o delegado João Carlos da Luz Diogo, também do PSD.

    Vereador, Nagelstein pretende atrair um eleitor conservador e focar na retomada econômica e no apelo a segurança pública, fato que contribuiu para a nomeação de seu vice.

    O partido lançou em sua convenção virtual neste sábado, 12/09, 39 candidatos à Câmara de Vereadores

    As principais metas do partido são a retomada econômica, programas de assistência social e a criação de um escritório de regularização fundiária. Além de focar nas obras inacabadas da cidade.

    Apresetando-se como um crítico das gestões municipais, Nagelstein diz que pretende retomar obras e o crescimento da cidade. “Tenho certeza que todos nós compartilhamos uma insatisfação. E a certeza de que Porto Alegre pode ser muito melhor. Um prefeito serve para a zeladoria da cidade. O prefeito tem de se ocupar pessoalmente dessas coisas: tem de ver que a calçada está mal conservada, que a rua está cheia de buracos e usar a tecnologia por meio de softwares para permitir que cada cidadão seja um fiscal”, falou Nagelstein.

  • Republicanos confirma candidatura de João Derly para disputa em Porto Alegre

    Republicanos confirma candidatura de João Derly para disputa em Porto Alegre

    Na manhã deste sábado, 12/09, o diretório municipal de Porto Alegre do Republicanos confirmou em convenção a candidatura do ex-deputado federal e ex-vereador João Derly à Prefeitura da Capital gaúcha. O Delegado Fernando Soares integra a chapa com Derly.

    Em sua participação na convenção, Derly, ex-judoca, lembrou de um episódio de sua vida de atleta. “Estávamos em uma competição na Tunísia, no ano de 2000. Eu e o Moacir Mendes estávamos juntando moedinhas para comprarmos uma água mineral. Olhamos para o lado, e a equipe japonesa tinha massagista e toda uma estrutura. Olhamos para o outro lado, a equipe dos coreanos com suplementos e toda uma estrutura. Me tornei campeão e venci todos. Temos partidos estruturados, mas aqui tem muita vontade, seriedade e compromisso com as pessoas, além de diálogo e transparência. A conquista daquele mundial sub-20 mostra que o impossível não existe. Na eleição deste ano, aquela história pode se repetir”, disse Derly.

    Entre os pontos que Derly prioriza em seu plano de governo estão a geração de emprego e renda, saúde e foco no agora. “Quando uma mãe precisa de vaga em creche, ela precisa agora. Quando uma pessoa precisa de um leito de hospital, é agora. O tempo das respostas do poder público estão muito distantes da realidade e queremos mudar isso. Sabemos que não se pode resolver tudo de uma vez, mas há problemas que não podem esperar meses por uma solução. É com esse objetivo que vamos para a disputa”, acrescentou.

    Participaram da convenção, ainda, o presidente municipal do Republicanos e vereador, José Freitas; e o vereador Alvoni Medina. Os dois serão candidatos à reeleição em chapa que possui 52 candidatos ao legislativo.

  • Entre idas e vindas, PP confirma Gustavo Paim como candidato em Porto Alegre

    Entre idas e vindas, PP confirma Gustavo Paim como candidato em Porto Alegre

    Após vários dias de tensão, o Progressistas confirmou, em convenção realizada na manhã deste sábado, 12/09, que Gustavo Paim, vice-prefeito de Porto Alegre, vai disputar a vaga ao cargo máximo do executivo da capital gaúcha.

    “Porto Alegre precisa de uma representação posicionada de centro-direita. Um partido com a presença e estrutura do Progressistas tem de fortalecer um projeto de futuro, que passa pela conquista de Porto Alegre. Não vejo melhor nome para esse objetivo do que o Gustavo Paim”, defendeu o senador Luís Carlos Heinze, que articulou o retorno de Paim ai páreo e convenceu a cúpula nacional do partido a dar o apoio financeiro necessário para a disputa.

    Os últimos dias foram de expectativas se o PP bancaria a candidatura própria, ou entraria em uma parceira com o PTB de José Fortunati, partido que mais assediou o PP, mas não o único. O MDB, do candidato Sebastião Melo também queria o apoio do PP.

    Em tom de apelo, Heinze convocou Paim a retomar a sua candidatura — na sexta, a desistência havia sido anunciada em vídeo. “Paim, seja nosso candidato. Porto Alegre merece a tua capacidade de diálogo e de administração”, conclamou o senador.

    Em seu discurso, Gustavo Paim afirmou que está pronto para o desafio. “Eu não seria digno do Progressistas se não aceitasse essa convocação. Só existe um bem comum, o interesse de Porto Alegre e de todos os porto-alegrenses. Teremos uma candidatura de ideias, de princípios, de olhar para frente, que terá lado e posicionamento”, disse. Ele reiterou que o poder público precisa parar de atrapalhar quem quer empreender: “Só assim vamos superar o caos social e econômico que enfrentaremos no pós-pandemia”.

    O Progressistas pretende agora confirmar coligação com o Avante e o PRTB. Este último chegou a ter o coronel Mário Ikeda como pré-candidato ou como possível vice de Paim, mas Ikeda optou por concorrer a vereador.

    O encontro do PP confirmou ainda um nominata completa para vereadores, com 54 candidatos.

  • Uma proposta feminista na prefeitura, PSOL confirma Melchionna como candidata

    Uma proposta feminista na prefeitura, PSOL confirma Melchionna como candidata

    Confirmada oficialmente na noite de quinta-feira, 10/09, em encontro virtual, a candidatura do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para a prefeitura de Porto Alegre na eleição de 2020. A chapa é encabeçada pela Deputada Federal Fernanda Melchionna, com o vice sendo o ex-árbitro de futebol Márcio Chagas.

    A convenção também oficializou o apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da Unidade Popular pelo Socialismo (UP) à candidatura do PSOL.
    Segundo o partido, as principais metas para discutir com o eleitor são uma proposta de renda básica permanente, que pode ser de R$ 600, fortalecimento de políticas públicas de saúde e educação e participação popular.

    “Porto Alegre precisa de uma prefeita feminista, que coloque as mulheres no centro da construção das políticas públicas desde a pré-campanha até a hora de governar. Queremos uma Prefeitura que não fique em cima do muro e seja parte da resistência nacional a Bolsonaro e que faça frente a política neoliberal de retirada de direitos da classe trabalhadora”, aponta Fernanda Melchionna.

    Se eleita, Melchionna pretende interromper o processo da atual gestão de concessões e privatizações e cortar até 70% dos cargos em comissão.

    O PSOL ainda apresentou 34 candidatos(as) a vereadores, encabeçados por Roberto Robaina, Pedro Ruas, Prof. Alex Fraga, e Karen Santos.

    A campanha tem início no próximo dia 27 de setembro.

  • Rio Grande faz o maior embarque de gado vivo: 26 mil cabeças para Turquia e Líbano

    Rio Grande faz o maior embarque de gado vivo: 26 mil cabeças para Turquia e Líbano

    Uma mega operação de embarque está em andamento no Porto de Rio Grande, desde quarta-feira: são 26 mil bois em pé (vivos) que se destinam aos mercados da Turquia e do Líbano.

    A operação acontece no cais do Estaleiro Rio Grande, que precisou ser adaptado, e só será concluída na próxima segunda-feira, 14.

    É o maior carregamento de “carga viva” da história do terminal, segundo a superintendência  do Porto de Rio Grande.  Em março deste ano, um navio levou 20 mil cabeças de gado em pé até a Jordânia, país do Oriente Médio, um importante parceiro comercial no Brasil.

    Mais de 100 caminhões transportam os animais de três fazendas da região até o navio.

    Fiscais do Ministério da Agricultura acompanham a operação.

    Com esse carregamento, o Porto de Rio Grande atinge 70 mil animais exportados desde o início do ano.

    O embarque dos animais é feito aos poucos, respeitando os protocolos da Vigilância Sanitária.

    “O Porto de Rio Grande quer se consolidar como um dos principais portos para embarque de gado. É um desejo antigo. O abastecimento é importante tanto para o Brasil quanto para o exterior nesse tipo de proteína”, diz o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima.

    Segundo informações da Secretaria da Agricultura, o Rio Grande do Sul é o segundo maior exportador de boi vivo do Brasil. São mais de 140 mil animais por ano.

    O embarque de gado vivo, mesmo seguindo os protocolos, é alvo de protestos dos movimentos ambientalistas e de defesa animal.

     

     

  • Liminar aponta que divisão de recursos entre brancos e negros vale para eleições de 2020

    Partidos políticos terão que dividir recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e o tempo de rádio e televisão entre candidatos brancos e negros nas eleições municipais deste ano. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski que atendeu a pedido de liminar feito pelo Psol.

    No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a divisão, mas entendeu que a medida só poderia ser aplicada nas eleições de 2022.

    Ao analisar o caso, Lewandowski entendeu que a nova regra não vai trazer prejuízos para os partidos.

    “Segundo o calendário eleitoral, ainda se está no período das convenções partidárias, qual seja, de 31/8 a 16/9, em que as legendas escolhem os candidatos, cujo registro deve ser feito até o dia 26/9. Tal cronograma evidencia que a implementação dos incentivos propostos pelo TSE não causará nenhum prejuízo às agremiações políticas, sobretudo porque a propaganda eleitoral ainda não começou, iniciando-se apenas em 27/9”, decidiu o ministro.

    Decisão do TSE

    No dia 25 de agosto, o TSE decidiu que os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) devem ser distribuídos pelos partidos de forma proporcional entre as candidaturas de brancos e negros. Pela decisão, o critério de distribuição também deverá ser observado na divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A decisão foi motivada por uma consulta apresentada pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

    O entendimento da maioria foi formado a partir do voto do relator e presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Segundo o ministro, embora as cotas para candidatos negros não estejam previstas em lei, a Constituição definiu que a promoção da igualdade é dever de todos.

    “Há momentos na vida em que cada um precisa escolher de que lado da história deseja estar. Hoje, afirmamos que estamos do lado dos que combatem o racismo. Estamos do lado dos que querem escrever a história do Brasil com tintas de todas as cores”, afirmou Barroso.

    Com informações da Agência Brasil