Reforma do Viaduto Otávio Rocha vai sair do papel, 15 anos depois

Projeto do arquiteto Allan Furlan ficou pronto em 2014. Foto: Divulgação

A reforma do Viaduto Otávio Rocha, o principal monumento de Porto Alegre, é prometida pelo menos desde 2005, quando chegou a ser aprovado um Fundo Pró-Viaduto, que não saiu do papel.

Nesta terça feira, em reunião com os representantes dos permissionários das lojas do Viaduto o secretário Cezar Schirmer, que coordena o projeto de revitalização do Centro Histórico informou que os recursos já éstão garantidos..

A reforma está orçada em R$ 16 milhões e será viabilizada no pacote de financiamentos que a Prefeitura tem com a CAF, banco de fomento latinoamericano.

O Viaduto Otávio Rocha, quando ficou pronto, em 1932

“Foi animador por um lado, mas foi frustrante por outro”, disse ao JÁ o presidente da Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto, Idacir Flores.

“Animador”, explicou, “porque a associação luta há 15 anos pelo projeto”. Frustrante “porque o secretário disse que vão fazer e não fez menção a uma participação nossa”..

O projeto da reforma demandou três anos e está pronto desde 2014. Foi feito pela pela Engeplus Engenharia e Consultoria, ganhadora da licitação.

Uma equipe coordenada pelo Arquiteto e Urbanista Alan Furlan, desenvolveu a proposta, que provavelmente sofrerá adaptações.

“Passaram sete anos, o estado do viaduto se agravou, um novo estudo terá que ser feito”, diz o advogado Felisberto Seabra Luisi,  que assessora a associação dos permissionários.  Ele lembra que a reforma do Viaduto já teve até verba votada no Orçamento Participativo. “Foi uma iniciativa da associação, que agora está reivindicando participação nesse processo porque a questão do viaduto não é interesse só do governo”.

 

.

2 comentários em “Reforma do Viaduto Otávio Rocha vai sair do papel, 15 anos depois”

Deixe uma resposta